O garoto que plantou 1 milhão de árvores para salvar o nosso Planeta do aquecimento global


Felix Finkbeiner iniciou uma linda missão quando ele tinha 9 anos de idade, quando decidiu diminuir os efeitos nocivos da poluição e as consequência drásticas das mudanças climáticas, plantando 1 milhão de árvores.

Esta iniciativa surgiu quando Felix estava no ensino fundamental e ao fazer uma pesquisa sobre mudanças climáticas, descobriu que o aumento da temperatura da terra estava colocando em risco a vida dos ursos-polares, animais que ele tanto gosta.

Conheçam mais detalhes dessa história que conta sobre como a pequena atitude de um garoto, se tornou grandiosa.

Acompanhem o que vem a seguir:

{index}

Como tudo começou

Felix desde cedo achava que os adultos falavam de mudanças climáticas mas, não faziam nada de efetivo para reverter a situação. Então ele resolveu fazer algo útil para o planeta e foi plantar árvores.

Para levar a cabo sua ideia ele criou a campanha Plant for the Planet em 2007 na Alemanha, sua terra natal. Nessa ocasião ele tinha de nove anos de idade.

O que o levou a ter essa ideia e a inspiração para esse projeto foi um trabalho escolar que a professora dele pediu para realizar sobre a questão da mudança climática. Ao fazer a pesquisa sobre o tema ele encontrou a história de Wangari Maathai, Prêmio Nobel da Paz do Quênia e fundador do Green Belt Movement que realizou uma campanha para plantar mais de 30 milhões de árvores em toda a África, desenvolvendo o “Movimento Cinturão Verde”.

Ao apresentar o trabalho escolar sobre esse tema, Felix lançou a ideia de que as crianças do mundo inteiro poderiam plantar 1 milhão de árvores.

No dia 28 de março de 2007, foi plantada a primeira árvore na escola dele, se tornando o marco do lançamento oficial do Plant for the Planet.

Estudantes em outras partes da Alemanha se envolveram no projeto e deram continuidade ao plantio de árvores.

Após um ano, 150.000 árvores foram plantadas e, em 2008, Felix Finkbeiner alcançou uma repercussão maior ao ser eleito para o conselho de crianças do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), durante a Conferência Internacional das Crianças do PNUMA na Noruega.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 2006 havia iniciado a Campanha 1 Bilhão de Árvores (Billion Tree Campaign), inspirada na ideia da campanha de Wangari Maathai, como uma resposta ao problema do aquecimento global, além de realizar uma gama de ações para desafios de sustentabilidade, como o abastecimento de água até a perda da biodiversidade.

O objetivo inicial da campanha 1 bilhão de árvores era o plantio de um bilhão de árvores em 2007, alcançado em novembro do mesmo ano.

Um ano depois, em 2008, o objetivo da campanha foi aumentado para 7 bilhões de árvores, meta estipulada pela conferência sobre mudança climática que foi realizada em Copenhague, na Dinamarca.em dezembro de 2009.

Três meses antes da conferência, a meta de 7 bilhões de árvores plantadas havia sido concretizada.

Em dezembro de 2011, após mais de 12 bilhões de árvores terem sido plantadas, o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA) formalizou a entrega da gestão do programa à Fundação Plant for the Planet, sem fins lucrativos, criada por Felix Finkbeiner e com sede em Tutzing, na Alemanha.

plant planet

A partir de 2016, a Fundação Plant for the Planet contribuiu para que 14,2 bilhões de árvores fossem plantadas.

Atualmente, Felix Finkbeiner está com 21 anos e continua atuando neste projeto em prol da vida em nosso planeta.

Desenvolvimento da Campanha

Desde a sua criação em 2007, a Fundação Plant for the Planet virou um movimento mundial.

Em agosto de 2009, Felix Finkbeiner falou na Conferência de Crianças e Juventude da UNEP -Tunza em Daejeon, Coréia do Sul, promovendo a sua fundação e conclamando crianças do mundo inteiro para plantarem 1 milhão de árvores.

A fundação Plant for the Planet promove e divulga a visão de que cada árvore é uma contribuição e de vital importância para o meio ambiente e a proteção climática, além do que a plantação de árvores é uma ação de justiça social.

A organização difunde que os países em desenvolvimento são os que mais sofrem com os efeitos da mudança climática, apesar de serem o que menos contribuem para isso.

No início de 2011, haviam crianças de mais de 93 países participando da campanha para alcançar o objetivo de plantar mais 1 milhão de árvores em todo o mundo.

Organização da Fundação

plant for planet

Os membros da Fundação são em sua maioria jovens, sendo membros ou embaixadores.

Para um membro vir a ser um embaixador precisa participar da Academia, que é uma conferência de um dia.

A partir de 2016, membros e embaixadores passaram a votar online para eleger um Conselho Global, formado por 14 crianças, de 8-14 anos de idade, e 14 jovens, de 15-21 anos e 1 adulto representando o Secretariado do Plant for the Planet.

Em uma segunda votação, dois jovens são eleitos, como Presidente Global e Vice-Presidente Global.

O objetivo do Conselho Global é desenvolver foco, organização para a tomada de decisões em toda na organização.

Através da Plant For The Planet e do projeto da ONU para a Campanha Billion Tree (1 Milhaõ de árvores), 14 bilhões de árvores já foram plantadas em 130 países.

Participaram deste Projeto de Felix, 50.000 embaixadores do clima em todo o mundo, com idades entre 9 e 12 anos.

Como ajudar no Projeto

immagine

Quer apoiar esta grande iniciativa e fazer parte colaborando com este projeto, saiba mais através do site Plant For The Planet.

Existem várias formas de colaborar para a preservação de nosso planeta, seja apoiando nesta iniciativa ou criando novas iniciativas, sejam de caráter individual ou coletivo, de plantar e promover o plantio de árvores.

Afinal, se respiramos, estamos vivos e ainda temos possibilidades de minimizar as consequência do aquecimento global é graças a existência das árvores!

Bora plantar, minha gente!

Leia sobre outros projetos similares a este:

ANTONIO VICENTE, O HOMEM QUE PLANTOU 50 MIL ÁRVORES PARA SALVAR NOSSA FLORESTA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...