Trump cancela grande parte de dois parques nacionais: tribos indígenas em perigo


Donald Trump cancela grande parte do Bears Ears National Monument, uma área protegida em Utah e ordena a redução de aproximadamente 46% da Grand Staircase-Escalante. Uma decisão que, de fato, aboliu limites e restrições de exploração em terras de nativos norte-americanos.

Com uma única assinatura, o presidente dos EUA, Donald Trump, proclamou uma redução de dois monumentos nacionais sobre os quais haviam antes limitações estabelecidas pelos seus antecessores Obama e Clinton.

Especificamente, o Bears Ears National Monument foi declarado um monumento nacional por Barack Obama em 2016 e agora será reduzido em 85%, enquanto o Grand Staircase-Escalante National Monument, criado por Bill Clinton em 1996, será reduzido em aproximadamente 46%.

Em suma, isso significa que essas áreas não serão mais sujeitas à proteção ambiental e podem ser exploradas e desmatadas em detrimento das cinco tribos indígenas (dos Navajo aos Hopi) que vivem na região.

Trump definiu seu movimento como uma “decisão histórica” ​​e na verdade o é, porque ninguém desde que foi instituído o Antiquities Act em 1906 (que confere ao presidente o poder de declarar áreas protegidas), teria, ao contrário, abolido uma.

De acordo com o presidente norte-americano, sua escolha foi obrigatória e seu objetivo é “devolver o território ao povo, sem deixá-lo para um pequeno grupo”.

Na realidade, esses territórios poderiam ser agora terras exploradas para a extração de petróleo e do gás, mas também para atividades mineradoras e comerciais relacionadas ao turismo. Os ambientalistas, que prometem iniciar uma batalha legal contra este fato, estão convencidos disso.

Na verdade, a decisão é uma vitória para as multinacionais dos combustíveis fósseis que agora poderão colocar as mãos sobre territórios anteriormente protegidos.

De acordo com os nativos, a área também hospedaria cerca de mil sites arqueológicos e contém os túmulos de muitos guerreiros indígenas que morreram para defender seus direitos.

O que acontecerá agora com as tribos que vivem ali?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...