21 de Março: Dia Internacional das Florestas e da Árvore


No hemisfério norte inicia-se hoje a primavera, as plantas estão brotando, tirando a cabeça da neve e se preparando-se para a reprodução. Por esta razão, comemora-se hoje o Dia Internacional das Florestas e da Árvore.

Essa comemoração tem como objetivo a conscientização das pessoas sobre a importância dos biomas florestais para a sustentabilidade real da vida em todo o planeta. Com esse fim, organizações não governamentais e instituições diversas aproveitam a data de hoje para eventos com abertura de novos “espaços verdes”.

A importância das florestas

Florestas ocupam cerca de 30% da superfície da Terra e participam, ativamente, do processo fotossintético que é um dos principais a gerar oxigênio para a atmosfera – não estou falando aqui só de florestas terrestres pois que, as florestas de algas aquáticas também têm um papel muito importante no caso.

A floresta de todos nós: BANHO DE FLORESTA – UMA PRÁTICA CURATIVA ADOTADA PELOS JAPONESES

E por essa função, de melhorar a respiração do planeta, que as florestas são consideradas “o pulmão da Terra” já que, sem ar de qualidade, a vida terrestre se torna muito difícil e, no extremo, até impossível. O processo de fotossíntese, pelo qual a planta gera energia para sua vida pela absorção de luz solar, também ocorre a captura de CO2 atmosférico que, para as plantas, é um alimento constituinte celular. Este é um processo constante e equilibrado, básico para a vida no planeta.

Como começou essa comemoração

Em 1872, Julius Sterling Morton instituiu, no Nebraska, EUA, o Arbor Day, um feriado que tinha como objetivo o de se incentivar o plantio de árvores. Cem anos após esse fato, a ONU consagrou a data como evento internacional – o feriado não existe mas a lembrança de se plantar prevalece.

No hemisfério Sul a comemoração foi deslocada para se manter no equinócio de primavera, em 21 de Setembro.

dia florestas

Talvez te interesse ler também:

30% de cobertura de árvores nas cidades reduziria calor extremo e mortes

Árvores armazenam muito mais carbono do que se pensava antes

O desabrochar das flores no Atacama, o deserto mais seco do mundo

5 de setembro, Dia da A Amazônia: o coração pulsante da Terra

Salve a maior árvore da Amazônia: conheça a campanha #ProtejaAsÁrvoresGigantes

Abraçar árvores diferentes produz curas específicas




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...