Do mar nascemos nós, os humanos, sabiam?


8 de junho – Dia Nacional dos Oceanos – foi anteontem. Mas, é todos os dias. Afinal, o mar, os mares, todos os oceanos do mundo, todas as águas da Terra são o nosso berço originário. Nós também nascemos do mar.

Sempre podemos ser bons para outras formas de vida. Sempre, devemos ser bons para outras formas de vida. Afinal, a vida é uma só, a nossa, a deles, a de nós todos, seres vivos no planeta Terra (e fora dele, se e onde houver).

Vida é isso, vida! Um ser (SER) que faz trocas energéticas, biológicas, físicas, ultra-físicas, visíveis ou não aos nossos olhos é um ser vivo. Mesmo que a gente não entenda como é isso, esse SER é um ser vivo. Não importa o corpo, o invólucro que contêm a vida. Pode ser um bichinho minúsculo, ou um molengão, como a minhoca, um golfinho de Benguela

foto

ou um tubarão encalhado na areia

foto

ou esta foquinha que te seguiu no caiaque

foto

Também é vida estas tartarugas marinhas se alimentando da medusa, que é seu verdadeiro alimento

foto

E também é vida, merece respeito e cuidados esta tartaruga aqui tentando se alimentar e só encontra nosso lixo humano ou esta, na Espanha, que foi salva, que sorte, enfim, e nós continuamos a sujar o planeta. O mar, na superfície, pode até parecer limpo mas, lá no fundo estão nossos resíduos, como mostra esta foto aqui

foto

Não se pensa todo o lixo humano que jogamos no mundo marinho vai afetar a saúde das águas, dos animais que lá vivem e, no final das contas, a nossa também.

Não lembramos que, apesar de sermos os “Homo sapiens” nada mais somos do que um mero elo da cadeia de seres vivos que compõe o ecossistema terrestre. Não lembramos que o mar, os oceanos, são mais deles, dos bichos do mar, do que nossos.

Acontece que o mar, nenhum mar, é depósito de lixo, nem as praias, nem as ruas, nem os rios, nem as ribanceiras pois, todas as águas, no final das contas, vão dar ao mar, todos sabem.

E nós, humanos, e toda a vida na Terra, precisamos dos oceanos. Não acredita? Então, dê uma estudada aqui. Sem oceanos vivos, saudáveis, nós, vida, não sobreviveremos por muito tempo.

É por isso quê, mesmo hoje já sendo dia 10 eu ainda estou “para aqui” falando no 8 de junho, no DIA MUNDIAL DOS OCEANOS.

E afirmando que os oceanos, todas a águas, são a minha casa, a tua, a de todos os seres vivos deste planeta Terra.

E também para, uma vez mais, te recordar que, se cada um de nós fizer o que lhe está no alcance, se cada um de nós “atirar uma estrela do mar de volta para a água”, se cada um de nós recolher lixo das praias quando sai para caminhar, se cada um de nós reciclar o máximo que puder dos resíduos que gera, se cada um de nós evitar, ao máximo, o desperdício alimentar, se cada um de nós cuidar da vida que o rodeia, então, realmente, estaremos fazendo bem à Terra!

foto

Talvez te interesse ler também:

COMO RECICLAR O LIXO PLÁSTICO DOS OCEANOS?‏

PHARRELL WILLIAMS DESAFIA SALVAR OS OCEANOS ATRAVÉS DE UM GAME

OS CUSTOS NATURAIS E ECONÔMICOS DA ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

Fonte foto de capa: Superpágina




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...