Petição contra reabertura de usinas nucleares na Bélgica


A energia nuclear pode ser necessária, e pode até ser boa, razoavelmente limpa e segura mas, para que tudo isso seja verdade as usinas nucleares não podem estar rachadas, em risco de explosão, sobre falhas tectônicas ou em outras situações que aumentem as possibilidade de ocorrerem acidentes. E os acidentes nucleares, mesmo quando de pequena monta, são sempre graves.

A petição do Avaaz, que já reúne quase 1 milhão de assinaturas, trata disso: de bloquear mais uma potencial calamidade nuclear e essa, bem no miolo da Europa.

Desta vez trata-se da reativação, pela Bélgica, de duas antigas usinas nucleares que já deram problemas no passado recente – uma dessas usinas tem, nada mais nada menos do que 16 mil rachaduras, diz o comunicado do Avaaz, e a outra, bem, o seu reator nuclear sofreu uma “pequena” explosão no ano passado. A explosão ocorreu em novembro passado na Usina Nuclear de Doel que é a mais antiga da Europa, tendo sido construída em 1974.

Este abaixo assinado já está bem perto de coletar 1 milhão de assinaturas e, com isso, ganha força suficiente para exigir que a ONU se envolva na questão.

O que se exige é que uma avaliação completa seja feita nas usinas, que sejam constatados os danos anteriores, que seja dada garantia à população de que as mesmas só irão funcionar quando estiverem em completa segurança.

A Bélgica pretendia iniciar um programa progressivo de abandono da energia nuclear, que estava programado para ocorrer entre 2016 e 2025 e, quando aconteceu a explosão na Usina de Doel, pensou-se que este programa seria inclusive antecipado mas, não é o que se vê agora.

A energia atômica é responsável por 50% da matriz energética belga e, com certeza essa realidade torna bastante difícil a decisão política que empurra a reativação de usinas deterioradas. Mas, maior do que todos os interesses de um país, tem que estar a saúde de sua população.

Assine aqui o abaixo assinado do Avaaz.org e divulgue. Quem sabe viramos esse 1 milhão de assinaturas e conseguimos que as coisas comecem a andar como devem ser.

Talvez te interesse ler também:

A CIDADE APOCALÍPTICA DE CHERNOBYL COMO VOCÊ NUNCA VIU

ABAIXO-ASSINADO EXIGE O FIM DE MAUS TRATOS A ANIMAIS EM BELO HORIZONTE

Fonte foto: https://img.rt.com/files/2015.11/original/5635d59ec36188182d8b45c0.jpg




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...