Vídeo mostra como a Groenlândia está derretendo


A Groenlândia se derrete…visivelmente. A maior ilha do mundo está perdendo seu gelo a um ritmo alarmante. Uma equipe de cientistas está trabalhando em um projeto cujos resultados poderiam fornecer informações revolucionárias sobre o quão rápido a massa de gelo está derretendo.

A Groenlândia está se aquecendo duas vezes mais rápido do que a Antártica, e este rápido derretimento está elevando o nível global do mar a um ritmo alarmante, ainda mais rápido do que o esperado. Em agosto, pesquisadores, entre eles Brandon Overstreet, assistiram ao movimento do gelo Jakobshavn e ao derretimento mais rápido do mundo, pelo qual poderíamos ter perdido o maior “pedaço de gelo” da história.

No entanto, de acordo com a equipe, a maior parte da pesquisa atual é feita através de análise de imagens de satélite e de modelos que simulam a dissolução do gelo. Faltam informações a partir da Terra, muito importantes para prever o quão rápido o nível do mar irá subir.

Sendo assim, seis pesquisadores liderados por Overstreet foram à Groenlândia para realizar as primeiras medições detalhadas sobre a taxa de derretimento do gelo marinho. Os cientistas planejam usar os dados, que serão publicados nos próximos meses, para ver se os modelos climáticos atuais são precisos. Os dados científicos recolhidos poderiam fornecer informações sobre a taxa de derretimento da calota de gelo da Groenlândia, uma das maiores e de mais rápido derretimento na Terra, e que irá conduzir os níveis do mar nas próximas décadas.

O derretimento completo da camada de gelo da Groenlândia elevaria o nível do mar em cerca de 6 metros.

Enquanto isso, no entanto, os pesquisadores fizeram este vídeo pungente, mostrando as geleiras da Groenlândia em tristes processos de derretimento.

Ainda há quem desconfie dos efeitos da mudança climática? Esta é apenas mais uma confirmação para os “grandes da Terra”, que se reunirão neste dezembro em Paris.

Talvez te interesse ler também:




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...