ONGs apresentarão aos candidatos propostas para um desenvolvimento sustentável


Na última quarta-feira (25), em São Paulo, vinte e cinco organizações não governamentais apresentaram sete temas estratégicos que serão propostos aos candidatos para as eleições deste ano, como parte de uma Agenda Nacional para o Desenvolvimento Sustentável.

A agenda tem o objetivo de promover o comprometimento público dos candidatos com as questões propostas durante a campanha eleitoral e a inclusão destas nos planos de governo, para o meio ambiente, questões sociais, transparência pública, economia sustentável, reforma política, valorização do trabalho e gestão pública.

Pela primeira vez um grupo de organizações constrói uma plataforma unificada com demandas originárias da sociedade civil. De acordo com Gláucia Barros, diretora da Fundación Avina, o objetivo é chamar a atenção, tanto dos candidatos como dos cidadãos, para a necessidade de um debate programático.

Para o meio ambiente, por exemplo, a agenda propõe uma economia de baixo carbono, redução das emissões de poluentes, conservação da sociobiodiversidade marinha e florestal, uso e gestão sustentável dos recursos hídricos e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O eixo que trata da desigualdade de renda destaca a necessidade de políticas de reforma agrária, ampliação e melhoria dos sistemas públicos de saúde e de educação, democratização da comunicação, direito à mobilidade urbana e rural, entre outros pontos.

Uma lei anticorrupção empresarial e a elaboração de um plano nacional de transparência e controle social compõem o tema integridade e transparência. A expectativa do grupo de trabalho é que as coligações partidárias acabem aderindo a agenda, apresentando metas e planos de trabalho no objetivo de cumprimento das propostas.

As organizações também estão atentas à necessidade de monitoramento dessas propostas após as eleições. Nesse sentido, será criada uma plataforma digital chamada “De Olho nas Promessas”. O site da Agenda Brasil Sustentável vai informar as adesões dos candidatos, assim como as metas traçadas por eles. Além da adesão de presidenciáveis e candidatos ao executivo estadual, as propostas estão disponíveis para senadores e deputados.

Outras organizações e pessoas físicas que se sintam contempladas pelos compromissos também podem aderir à agenda pelo e-mail ([email protected]). A íntegra do documento pode ser acessada na página Facebook.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...