“Carne” à base de plantas impressa em 3D: o futuro é vegano e high tech

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Uma empresa israelense chamada Redefine Meat, criou uma carne, à base de plantas, usando a tecnologia de impressão 3D.

No site oficial da empresa eles explicam o processo:

“nossa tecnologia combina modelagem 3D de carne, tecnologia de formulação e impressão de alimentos para entregar uma nova categoria de “carne” de matriz complexa com um custo mais econômico. Redefine Meat causa 95% menos impacto ambiental, não possui colesterol e é mais barato do que carne animal.”

A explicação para usar a tecnologia de impressão 3D é porque ela consegue imitar a estrutura do músculo do animal, deixando o alimento com uma textura parecida com a carne bovina.

O experimento está em fase de testes, mas a empresa acredita ser possível produzir, em escala industrial, a partir de 2021.

Menos carne é mais

A produção de carne para consumo humano é uma das principais tragédias para o planeta. Em altíssima escala, afeta rigorosamente o meio ambiente, os sistemas produtivos, forma grandes monopólios, e promove exploração e crueldade.

A forma de consumo dos alimentos é pautada, principalmente pela cultura e pelo poder aquisitivo dos povos, e a quantidade está imediatamente relacionada à oferta e procura, pela lei maior do capitalismo.

Mas a fome existe, e pior, afeta milhões de pessoas no mundo ao mesmo tempo que a obesidade também mata devido a má alimentação.

Portanto, comida é um problema mundial que deve ser pensado em rede e não isoladamente. 

O consumo de carne também está diretamente ligado ao surgimento das pandemias (as últimas pandemias que tivemos, todas, são zoonoses) além do surgimento das superbactérias resistentes aos antibióticos.

Muitas tecnologias, invenções, pesquisas e soluções vêm sendo propostas por vários cientistas e pesquisadores, tentando encontrar formas de alimentar bilhões de pessoas, em processos de produção que afetem menos possível o meio ambiente.

Inclusive a empresa israelense não é a primeira a pensar na tecnologia 3D para produção de carne vegetal. Na Espanha, a empresa Nova Meat, também oferece esse tipo de produto que simula a carne, inclusive de porco, à base de plantas.

É a alta tecnologia à serviço da vida e da natureza. O planeta agradece.

Talvez te interesse ler também:

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
Juliane Isler, advogada, especialista em Gestão Ambiental, palestrante e atuante na Defesa dos Direitos da Mulher
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook