Como usar a farinha de rosca nas tuas receitas?


Utilizada no preparo de alimentos empanados, a farinha de rosca, ou farinha de pão, é uma ótima opção também para engrossar caldos ou dar aquela “liga” em algumas misturas. Temperada ou não, a farinha de rosca também serve como ingrediente principal de alguns pratos saborosos da nossa culinária. Vamos aprender quais são?

Antes, vamos aprender do que é feita a farinha de rosca, sobre a opção caseira que nunca pode faltar, a melhor maneira de conservar e, o melhor,… as receitas! Aproveite este conteúdo!

{index}

O que é a farinha de rosca?

A farinha de rosca nada mais é do que aquele pãozinho amanhecido, duro que ninguém quer… e que, para ser transformado em farinha, pode ser ralado ou moído num pilão ou liquidificador.

Mas… Por que “rosca”? De onde surgiu esse termo?

Segundo algumas histórias, na Europa aproveitava-se aqueles pães trançados e roscas amanhecidas que ficavam duras, moendo em pilões de madeira. Dessa forma era mais fácil utilizar a farinha ao invés do pão duro amanhecido!

Farinha de rosca caseira – como fazer

A farinha de rosca comum pode ser preparada com qualquer tipo de pão, ou até mesmo pode ser comprada pronta. Mas, que tal preparar uma farinha de rosca caseira de uma forma mais saborosa? Para isso basta utilizar as sobras de pães caseiros… Isso mesmo!

Se você já gosta de preparar seus próprios pães, também pode aproveitá-los para preparar a sua própria farinha de rosca. Alguns sites de receitas ensinam tanto a fazer o pão caseiro como também aproveitá-lo para fazer a farinha dele quando estiver duro.

Ingredientes:

8 fatias de pão caseiro amanhecido.

Modo de preparo:

1. Pré aqueça o forno a 200ºC (temperatura média).

2. Corte as fatias de pão em quadrados do mesmo tamanho e transfira para uma assadeira média.

3. Leve-os para assar por 30 minutos até ficarem sequinhos.

4. Retire do forno e deixe esfriar.

5. Coloque os pedaços aos poucos num liquidificador e vá batendo na função “pulsar” até que esteja no ponto de farinha.

6. Coloque num pote de vidro e armazene fechado na geladeira por até 3 meses.

Quanto tempo dura a farinha de rosca? Como conservá-la?

Uma vez que ela já é feita com pães que já passaram um pouco do ponto de serem consumidos, é necessário tomar cuidado com o armazenamento da farinha preparada com eles. Muitas já vem prontas em saquinhos, mas ao se preparar em casa, é possível armazená-la em potes de vidro hermeticamente fechados e na geladeira.

Caso queira armazenar dessa forma as farinhas de rosca compradas, é só passar o conteúdo dos saquinhos para os potes de vidro e colocar uma etiqueta no pote com a data de validade que constava na embalagem. Dessa maneira fica mais fácil controlar o prazo de validade. Mas, e quando a farinha de rosca é feita em casa?

É óbvio que não tem como saber quanto tempo dura a farinha de rosca feita com o pão amanhecido, pois não se sabe ao certo a validade deste, mas estipula-se que ele tenha durado uns três dias até endurecer e ser transformado em farinha. A partir deste momento o ideal é utilizar a farinha imediatamente ou então conservar no pote de vidro na geladeira por no máximo 5 dias.

Esse prazo pode variar de acordo com as condições do pão, por isso é importante observar a coloração da farinha para ver se não irá aparecer fungos.

É possível até conservar no congelador, fazendo com que dure um pouco mais, até 3 meses por exemplo. Só não pode esquecer de usar!

Como usar a farinha de rosca (dicas e receitas)

Normalmente, a farinha de rosca é utilizada para empanar de tudo, hamburguer, bolinhos, almôndegas, legumes, mas o melhor é que não só para este tipo de receitas serve a farinha de rosca! Até doce da pra fazer com ela.

É possível preparar bolos, tortas, fazer farofa, pudim de pão, rabanada, etc.

Existem diversas possibilidades de utilizar este ingrediente em tuas receitas. Basta usar a criatividade!

A farinha de rosca pode ser usada até como substituto do queijo ralado quando salpicada sobre massas de todos os tipos e, sobre qualquer tipo de legumes feitos ao forno, deixará tudo crocante e com ainda mais sabor se usada com alho, salsinha e cebolinha picados, sal e pimenta do reino a gosto. Experimente! Por exemplo, tente levar ao forno para grelhar, cebolas, alcachofras, pimentões, tomates, berinjelas

Para fazer batatas assadas, douradas e crocantes, use farinha de rosca!

Que tal preparar pimentões com alcaparras? Veja aqui a receita.

Todas as palavras acima grifadas em verde são links que levam às receitas.

Veja algumas outras sugestões:

PUDIM DE FARINHA DE ROSCA

Esta receita super simples leva poucos ingredientes. Confira:

ANEIS DE CEBOLA

E que tal fazer aneis de cebola? Este petisco realmente agrada a todos. Confira a receita no video:

ABOBRINHA CROCANTE

Essa receita também vai dar o que falar. Vamos tentar? Confira tudo no video e…bom apetite 🙂




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...