A dieta vegana em nível olímpico

dieta vegana em nível olímpico

Meagan Duhamel, a canadense de 28 anos, medalha de prata na patinação nas Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014 juntamente com Eric Radford, é vegana desde 2008, uma confirmação de que a dieta que exclui carnes, leites, ovos, seja absolutamente compatível com a prática de esportes, inclusive os de níveis olímpicos. Qualquer coisa que digam são estereótipos e lugares comuns.

"Muita gente me diz que não poderiam nunca tornar-se veganas. Eu gostaria apenas que as pessoas entendessem e percebessem que não é tão difícil assim; é uma escolha que podemos fazer. Penso que todo mundo seja capaz de tomar a decisão de mudar o estilo de vida adotando uma dieta vegan. Uma das minhas conquistas de que sou mais orgulhosa é a de ter me tornado vegana", disse Meagan em uma entrevista.

Na preparação para os jogos de Sochi 2014, Meagan disse que levou em sua mala, juntamente com seus patins, leite de amêndoas, pão feito em casa e talmente tantas nozes e sementes que poderia alimentar uma família inteira de esquilos. A sua dieta, disse, é a base da sua saúde e da forma física que lhe consente de ser patinadora profissional.

O motivo pelo qual Meagan decidiu ser vegana foi ter lido o livro "Skinny Beach", um guia irreverente sobre como emagrecer e ficar em forma comendo apenas verduras, que traz uma panorâmica sobre o horror e o sofrimento animal em criações e matadouros. O livro a convenceu de modos que de um dia para o outro Meagan eliminou de sua cozinha tudo que fosse de origem animal.

"A sugestão que o livro dá é ir mudando lentamente a dieta, mas eu sou muito 8 ou 80. Acho que sou uma pessoa bastante sensível e ao ouvir falar do sofrimento animal uma coisa dentro de mim me disse: eu tenho que tentar", contou a atleta acrescentando que se sente com muito mais energia desde que mudou a alimentação.

{youtube}XZdFJ4zXCLU{/youtube}

"Tudo o que interfere nas minhas atitudes, tudo na minha vida, tornou-se muito mais calmo. Tudo que como é saudável, genuíno e orgânico e, às vezes, o modo em que vivo a minha vida começou a seguir esta estrada."

Duhamel voa leve sobre o gelo como uma borboleta, mas tem a estrutura muscular de um levantador de pesos. E no mais...é vegana! Em sua conta Twitter Meagan se define: "Olympian, Vegan, Yogi and Nutritionist". Claramente!

fonte foto: Wikimedia