Conhecendo as principais dietas: crudivorismo

crudivorismo

O crudivorismo e também conhecido como alimentação viva, é um tipo de dieta em que consiste em comer apenas alimentos crus - como frutas frescas ou secas, vegetais, grãos germinados ou brotos e algas - ou com pequeno aquecimento (abaixo de 45°C).

A dieta crudívora segue o preceito de que cozinhar os alimentos podem diminuir seu valor nutricional e promover a formação de compostos potencialmente nocivos à saúde humana. Os alimentos crus são ricos em enzimas, que ao serem aquecidas são destruídas. A dieta crudívora apresenta menos gorduras trans e gorduras saturadas do que a dieta convencional, apresenta também menor concentração de sódio, açúcar e são ricas em magnésio, folato, fibras, vitamina A e antioxidantes.

Desta forma, a ingestão dos alimentos crus torna a dieta mais rica em enzimas facilitando a digestão e evitando o envelhecimento e morte precoce das células, reduzindo o risco de doença cardíaca, diabetes e câncer.

Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq – USP mostrou, também, que a dieta crudívora é capaz de fornecer as concentrações necessárias de macro e micronutrientes referentes a uma refeição diária se a dieta for bem planejada e enriquecida com grãos germinados.

Há diferentes formas de seguir o crudivorismo, a maioria das pessoas que segue essa dieta é vegetariana estrita, excluindo todo alimento de origem animal. Mas existem aqueles que consomem produtos de origem animal e até mesmo a carne crua, para esses é necessário redobrar a atenção na hora da higienização e armazenamento dos alimentos, pois a carne pode ser contaminada por vírus, fungos e bactérias se não forem refrigerados e higienizados, o que pode causar uma intoxicação alimentar, diarreia e até doenças do trato intestinal. Outra variedade da dieta é a ingestão de 70% de alimentos crus.

E você sabia que há muita gente crudívora, a atriz Penélope Cruz é adepta a dieta desde 2001, além dela há o ator Brad Pit, Richard Gere, Rodrigo Santoro e a cantora Alanis Morissete e a lista nem acaba por aqui.

Porém é importante lembrar que independente da variação da dieta, o planejamento nutricional é essencial para que sejam supridas todas as necessidades vitamínicas e enzimáticas que o corpo demanda. Sendo assim, o auxílio de um nutricionista é indispensável para uma boa saúde.

Fonte foto: freeimages.com