Sopas para um inverno saudável

Sopas invernal

O inverno chegou? Melhor se preparar para gripes e resfriados comendo bem e mantendo o corpo quentinho. Nada melhor do que comer uma sopa bela e nutritiva, não é verdade?Veja aqui 3 receitas de sopas para curtir o friozinho com muito sabor e saúde.

Sopa de beterraba e gengibre

fonte foto: sainsburys.co.uk

Para 2 pessoas:

150 gramas de beterraba

1 cenoura

1 cebola

1 fatia de gengibre fresco

750 ml de caldo de legumes (* veja a receita abaixo para fazer o dado "knorr" caseiro. Coloque dois dados em 750 ml de água fervendo para esta receita)

½ pote de iogurte de soja ou 100 ml de creme de leite

1 colher de sopa de farinha de trigo

sal

e salsinha picada.

Corte e cozinhe os legumes e o gengibre em pedaços pequenos no caldo de legumes até que fiquem bem macios (cerca de 1 hora). Em seguida, bata tudo no mixer ou liquidificador para obter uma sopa cremosa e sirva com um fio de azeite extra virgem de oliva.

Decore cada prato com salsinha picada, iogurte ou creme vegetal.

Para uma preparação mais rápida, você pode usar beterrabas já cozidas.

Sopa de abóboras e cebolas

fonte foto: buonissimo.org

Para preparar a sopa de abóboras e cebolas para 2 pessoas você vai precisar de:

200 gramas de abóbora crua

200 g de batatas

2 cebolas brancas e

½ litro de caldo de legumes (*veja a receita abaixo para fazer o dado "knorr" caseiro. Coloque um dado em 500 ml de água fervendo para esta receita)

sal

Corte os ingredientes e cozinhe-os no caldo de legumes até que fiquem bem macios. Bata tudo no mixer ou liquidificador e tempere com orégano e alecrim picados e sirva com um fio de azeite extra virgem de oliva.

Sopa de batatas e alho-poró

fonte foto: russellhobbs.com

Para preparar uma sopa cremosa, aveludada de batatas e alho-poró, para 2 pessoas você vai precisar de:

2 batatas grandes e picadas

metade da parte branca de 1 alho-poró

Cozinhe os legumes em 500 ml de caldo de legumes preparado em casa (*veja a receita abaixo para fazer o dado "knorr" caseiro. Coloque um dado em 500 ml de água fervendo para esta receita)

Adicione à água de cozimento: meia colher de chá de açafrão, sal, pimenta do reino e uma colher de chá de tomilho picado.

Quando os legumes estiverem cozidos, bata tudo com um mixer e adicione uma colher de sopa de azeite de oliva, misture tudo e sirva a sopa com fatias de pão caseiro para acompanhar.

Receita de caldo "knorr" caseiro

O segredo da preparação do caldo "knorr" é que os legumes e ervas são os da sua preferência. Após escolhidos, lave-os bem. Em uma panela grande, refogue no azeite o alho e o sal, coloque os pedaços dos legumes e vegetais (cenoura, mandioquinha, beterraba, brócolis, rúcula, entre outros) e ervas (salsão, louro, erva doce, orégano, etc.) para dar um breve tempero. Acrescente 2 litros de água e cozinhe tudo junto até criar um caldo encorpado ou até que o volume inicial se reduza a 50%. Bata no liquidificador e reserve em forminhas de gelo ou potinhos, espere esfriar e coloque para congelar, após congelado guarde em um saquinho ou caixinha no congelador e use quando necessário.

Leia também: 5 dicas para sempre comer bem