Comer carne de rato junto com a carne de vaca...é quase normal!

comer carne de rato junto com a carne de vaca

Todos nós sabemos que nas grandes metrópoles há, geralmente, uma grande concentração de roedores. Até dizem que em Londres não é possível ficar a mais de dois metros de distância de um rato, ou que para cada habitantes há três roedores. Porém, ao saber que a comida que você vai comer já foi compartilhada com eles, a história muda de figura.

O açougue de luxo, Barbacoa, do Chef televisivo Jamie Oliver, em Londres teve suas portas fechadas por 24 hs no final do ano passado, após a visita de fiscais sanitários. Na época, não foram divulgados os motivos do fechamento e no dia seguinte, o restaurante voltou a receber clientes. Cinco meses após o incidente, vieram à tona os motivos pelos quais o estabelecimento, que se localiza embaixo do restaurante, também pertencente a Oliver, tinha sido fechado. O local havia sido flagrado em péssimas condições de higiene.

O relatório ao qual o jornal britânico The Times teve acesso, descreve a descoberta de carne mofada, instrumentos sujos e carnes com as datas de validade expiradas. A higiene do local também deixava a desejar: as portas dos frigoríficos estavam sujas, o chão se encontrava em mau estado além da grande quantidade de excremento de roedores.

Essas desagradáveis surpresas vinham embutidas no preço cobrado: comer no restaurante Barbecoa pode custar 120 euros por pessoa.

Segundo a porta-voz de Oliver, o mofo é um processo natural e não torna a carne impropria para o consumo humano. A Nota emitida pela empresa do famoso Chef britânico assegura que os problemas são pouco frequentes e que os problemas apresentados foram rapidamente sanados. Porém, não é o "dizem" que os fatos. Recentemente um de seus restaurantes italianos em Londres, Jamie’s Italian, recebeu má nota em higiene. Em outro estabelecimento londrino, serviam comida expirada; em um de Edimburgo, foram encontrados ratos agonizando em armadilhas perto das mesas e, a filial de Portsmouth foi multada por apresentar pobres condições sanitárias.

É verdade que sempre que tem um escândalo envolvendo restaurantes e suas más condições de higiene; ou então produtos alimentícios que usam ingredientes duvidosos em suas composições, sem falar em vacas loucas e outras loucuras; a carne está sempre envolvida na história?

Ao menos, com isso os vegetarianos não precisam esquentar a cabeça!

Fonte foto: Jamie autografando um de seus muitos livros: wikipedia.org