Receitas para uma feliz páscoa 100% cruelty free

páscoa 100% cruelty free

Semana santa, família reunida e aquele almoço recheado de peixe. E agora? Green.Me dá dicas para você aproveitar a data sem deixar teus hábitos alimentares de lado. Separamos algumas receitas que vão deixar qualquer um, especialmente os carnívoros! com água na boca.

Escolha uma delas, aproveite e Feliz Páscoa:

1.Torta vegana

Ingredientes:

4 batatas médias

2 cenouras médias

1 pimentão verde

1 pimentão vermelho

3 tomates

2 cebolas

4 dentes de alho

Azeitonas pretas, pimenta do reino, azeite de oliva, salsinha, cebolinha e sal, a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas e as cenouras. Quando começarem a ficarem no ponto (não pode ficar mole demais), descasque tudo e corte em rodelas grossas. Reserve.

Em uma frigideira funda, coloque as cebolas cortadas em rodelas e leve para refogar no azeite, junte o alho amassado, os pimentões vermelho e verde cortados em rodelas e as azeitonas também, refogue mais um pouquinho, acerte o sal e a pimenta do reino. Misture tudo, apague o fogo e reserve.

Em uma assadeira média e funda coloque uma camada de tomates em rodelas, uma camada de batatas com cenouras, uma camada da mistura do refogado, e repita as camadas mais uma vez. Regue com bastante azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos. Quando tirar do forno enfeite como quiser e sirva.

2. Arroz com cenoura e passas

Ingredientes:

Para o arroz:

1 e 1/2 xícara de arroz branco cru

5 xícaras de água fervente

1 colher (chá) de sal

Para as cenouras e passas:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

6 cenouras médias limpas e raladas

1/2 xícara de uva-passa branca

4 ramos de salsa picados

1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Arroz: Em uma panela média, coloque a água e o sal. Leve ao fogo alto até que a água comece a ferver, abaixe um pouco e jogue o arroz. Experimente o cozimento e quando estiver al dente, escorra a água excedente, como se faz com o macarrão.

Cenouras e passas: Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cenoura em fogo alto por 2 minutos até ela ficar levemente crocante. Acrescente as uvas-passas, a salsa, o sal e apague o fogo.

Junte o refogado de cenoura ao arroz já cozido, e deixe-o pegar o sabor por alguns minutos (por isso o cozimento deve ser al dente) misture bem e sirva a seguir.

3. Salada de feijão

Ingredientes:

1/2 kg de feijão branco

1 abobrinha

1 cenoura

1/2 cebola média

1 dente de alho

1/2 pimentão vermelho

1/2 pimentão amarelo

4 colheres (sopa) de shoyo

2 colheres (sopa) de azeite

Folhas de manjericão, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhe o feijão na panela de pressão por cerca de 40 minutos ou conforme as instruções da embalagem. Corte todos os vegetais em cubinhos e reserve.

Em uma frigideira com o óleo refogue a cebola e o alho, em seguida acrescente a cenoura e os pimentões. Adicione o Shoyo, dê uma mexida e por último a abobrinha que se cozinha mais rapidamente. Acerte o sal e a pimenta e reserve. Assim que o feijão estiver pronto escorra a água e misture aos vegetais salteados ao feijão. Salpique pela salada algumas folhas de manjericão e outros condimentos da sua preferência, regue com um pouco de azeite e sirva.

E por último e não menos importante:

4. Ovo de páscoa

Ingredientes:

1 Kg de chocolate amargo (sem leite)

200 gramas de creme de leite de soja

2 colheres (de sopa) de glucose (xarope de milho)

6 gotas de essência de amêndoas para chocolate

Modo de Preparo:

Corte em pedaços pequenos 500 gramas de chocolate amargo e derreta em banho-maria até amolecer.

Passe com o auxílio de uma colher ou pincel, o chocolate na forma de ovo e preencha todos os espaços.

Coloque-o na geladeira por 5 minutos, retire e faça outra camada. Retorne à geladeira e retire após, novos 5 minutos.

Faça a última camada e coloque no freezer. Enquanto o ovo estiver no freezer, prepare a trufa: derreta os outros 500 gramas de chocolate na mesma vasilha e acrescente 200 gramas de creme de leite de soja. Misture bem, adicione duas colheres de sopa de glucose e 6 gotas de essência de amêndoas para chocolate. Misture novamente e deixe descansar na geladeira por 3 horas. Retire o ovo cuidadosamente da forma e recheie com a trufa ou, se preferir recheie com mousse de maracujá (Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado de soja, 1 caixinha de creme de leite de soja com o suco de um maracujá médio)

Decore como preferir e está pronto!

Dica: Há marcas de chocolates sem leite e com preços acessíveis que podem ser encontradas com maior facilidade nos mercados brasileiros como a Garoto Chocolate Meio Amargo para cobertura e o Talento Intense; Cacau show linha Zero Lactose e Glúten; Choco Soy Olvebra.

O site "sem lactose" listou várias marcas e linhas orgânicas e sem lactose, vale a pena conferir.

LEIA MAIS:

5 SUPER IDEIAS PARA COZINHAR PIMENTÃO

15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA