Bem-vindo 2016! Os alimentos da estação para o mês de janeiro


Mais um ano se anuncia e vamos que vamos sempre tentando fazer bem à Terra. Comecemos a mudar em nós mesmos os hábitos danosos ao planeta antes de criticarmos os outros e principalmente os governos.

Quem não viu o lixo deixado nas praias de todo o país depois das festas de réveillon? É fácil criticar os governos pela falta de lixeiras nas cidades, ou pela falta de garis, mas é difícil criticar nós mesmos pela nossa falta de educação, certo? Afinal todos quiseram deixar suas oferendas a Iemanjá.

foto

foto: ODia

E janeiro, o primeiro mês do ano, vem aí com toda a força da mudança que precisamos para construir um mundo melhor.

Vamos começar pela mesa, comprando preferivelmente alimentos a quilômetro zero, ou seja, dos produtores locais; os alimentos da estação; não desperdiçando nada (lembrando que desperdiçar comida significa desperdiçar também a água usada na produção de alimentos, o que não é pouco!); e preferindo alimentos orgânicos que são produzidos com responsabilidade ambiental.

Frutas de janeiro

foto

Maracujá

Fonte de vitaminas A, C e do complexo B, também apresenta significativas quantidades de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). O maracujá tem propriedades medicinais conhecidas desde a antiguidade.

Leia também:

MARACUJÁ: BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS E REMÉDIO NATURAL

Abacaxi

Considerada uma boa fonte de vitaminas A, C e B1, essa fruta símbolo dos países tropicais pode ser usada em sucos deliciosos e saudáveis. É hora de aproveitar o seu máximo!

Leia também:

SUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER

10 RECEITAS DE ÁGUA AROMATIZADA

Melancia

Uma verdadeira maravilha para o coração e para o bem-estar da saúde em geral, a melancia é a fruta do verão: refresca, hidrata e tem tantas propriedades medicinais.

Talvez te interesse ler também:

TODOS OS BENEFÍCIOS DA AMADA MELANCIA

10 RAZÕES PARA COMER MELANCIA DIARIAMENTE

MELANCIA CONTRA O COLESTEROL E DOENÇAS CARDÍACAS

Verduras de Janeiro

foto

Pimentões amarelo, vermelho e verde

O verão é mesmo a estação das cores e com pimentões existem tantas receitas a se fazer que será possível desfrutar desse alimento durante os meses estivos. Ficam uma delícia feitos em frigideira regados com azeite de oliva e temperados com alcaparras, azeitonas pretas e farinha de rosca ao final.

Tomate e pepino

Uma dupla da estação e que combinam ao 100% em todas as saladas possíveis e imaginárias que você pode inventar. Junte alface e cebolinha, também de estação, e bom apetite!

Fonte foto capa: shutterstock.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...