Lista do supermercado do mês de abril. Como e o que comprar

Lista do supermercado do mês de abril

Alimentos de época que não podem faltar na lista de compras deste mês. Abril se inicia e, que tal adotarmos uma alimentação mais saudável e adicionar alimentos da estação na lista do supermercado?

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, hoje é possível encontrar alimentos fora de sua época ou estação, mas vale lembrar que do ponto de vista nutricional eles são inferiores. Os alimentos de estação garantem concentrações maiores de minerais e vitaminas e o uso de agrotóxicos é reduzido devido ao seu crescimento ocorrer no tempo certo, sem precisar de hormônios e outros aditivos químicos.

Além de preservar a saúde você preserva o bolso, seu custo é mais barato devido à grande oferta.

Conheça quatro alimentos que não podem faltar em sua lista de compras este mês:

- Abacate: Rico em fibras e gorduras monoinsaturadas, mas não tenha medo de engordar, pois além de nutritivo, o abacate aumenta a sensação de saciedade. Contém ácido fólico, que auxilia na prevenção de defeitos congênitos e potássio, é indicado para inchaços, fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames. Além de ser uma importante fonte de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos. O abacate é uma proposta saudável que não só ajuda a emagrecer mas também traz benefícios ao corpo.

- Caqui: Rico em vitaminas E e C - que auxiliam na defesa e manutenção do organismo – e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio. A fruta é rica em betacaroteno, componente fundamental para manter a saúde, atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce. Devido às fibras, o caqui contribui para o bom funcionamento do intestino. O ideal é consumi-lo in natura, na hora da compra deve-se dar preferência a caquis sem rachaduras, firmes e de cor uniforme. O seu ponto negativo é que são altamente perecíveis, portanto devem ser guardados em geladeira ou lugar fresco onde se conservam por até cinco dias.

- Berinjela: Um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos, e merecedora do pódio. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais – preserva o organismo de doenças crônicas não transmissíveis, poderoso antioxidante, reduz o colesterol e dores articulares, entre vários outros benefícios. Por conter baixa caloria é uma ótima opção para quem quer eliminar peso. Rica em água, vitaminas e minerais, favorece as reações químicas do corpo, possui uma significativa porcentagem de fibras que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal. Na hora de comprar escolha sempre as mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante.

- Abóbora Japonesa: Rica em vitaminas A e C, além do betacaroteno, que diminui o risco de câncer, derrame, catarata e doenças cardíacas. As fibras e a água ajudam a eliminar gorduras e a regular o intestino, enquanto as sementes são fonte de ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio. A abóbora ajuda a combater a hipertensão arterial, as lesões digestivas e do estômago, as lesões oculares, a prisão de ventre, as lesões coronárias e ajuda na prevenção do câncer e da arteriosclerose. Para saber se a abóbora japonesa está madura, na hora de comprar, repare na casca e compre a que estiver sem brilho. Esta abóbora é muito saborosa, tem uma cor mais forte que os outros tipos de abóbora e sua casca é verde escura. É ideal para fazer purês porque sua polpa não é filamentosa. Também fica maravilhosa em risotos e caldos e as crianças a adoram pois é docinha, ideal para papinhas de bebês.

Agora com essas informações, que tal introduzir esses alimentos de época em seu cardápio e aproveitar ao máximo tudo o que eles nos oferecem?

Fonte foto: Stock.Xchng