Hora do lanche, mas por que apenas salgadinhos?

Hora do lanche

E mais uma vez, voltamos ao tema: já parou para pensar no que você anda comendo? Mas estamos perguntando, justamente naqueles períodos de intervalos durante o dia, não nas grandes refeições... mais difícil lembrar e se policiar, não é mesmo?

Como anda a qualidade da alimentação na hora lanche? Bem, segundo pesquisas recentes, entre 2013 e 2014, foram apuradas as bebidas e alimentos mais consumidos na hora do famosolanchinho”, ou “snacking”, como é conhecido em vários países.

Nas redes sociais, por exemplo, é possível traçar um interessante panorama sobre esses lanches rápidos. Segundo essas fontes, os momentos de lanche são vistos como pausas de lazer, ou seja, o que quer dizer que o consumo de salgadinhos industrializados – ou snacks – são a imensa maioria dos casos – até quando as pessoas postam fotos em seus perfis, para provocar os amigos e/ou seguidores. Não à toa, são as refeições mais divulgadas em redes sociais, diferentemente de café da manhã, almoço ou jantar.

O gosto do público

Salgadinhos são associados, sobretudo ao sabor para 37% das pessoas; prazer – na opinião de 25%; e boa forma – embora todos os 16% que partilham dessa vertente, saibam no fundo, que mesmo as opções lights, não são boas para a saúde.

Ranking do lanche

O top 10 dos lanches preferidos, seria, então:

1. salgadinho (20%);

2. iogurtes (16%);

3. lanches completos (14%);

4. chocolates (11%);

5. bolachas/biscoitos (8%);

6. sorvetes (6%);

7. pizza (5%);

8. bolos, frutas e pipoca (4% cada);

9. chips e similares e batata frita (3% cada);

10. brigadeiros, balas e chicletes e cereais/aveias (3% cada).

Em relação às bebidas:

1. refrigerantes (48%);

2. iogurtes (18%);

3. café (11%);

4. chá e sucos (6% cada);

5. milk shake e leite (3% cada);

6. achocolatados (2%).

Curiosamente, mesmo que a preocupação com a vida saudável e a alimentação esteja presente em grande parte das opiniões, isso parece excluir a hora do lanche. Nas redes sociais, o que faz sucesso é justamente o que é mais calórico, e algo que possa compensar uma falta ou desejo.

Para quem come algo um pouco mais saudável como frutas e iogurtes, o faz sempre misturando com leite condensado, achocolatado e outros.

Sugestões de lanches

No GreenMe Brasil, em vários momentos já indicamos a importância de lanches saudáveis. Uma das opções mais queridas da galera é a famosa pipoca, que é nutritiva e repleta de antioxidantes – previnem o envelhecimento precoce do organismo – ou ainda as sementes oleaginosas, que contêm as gorduras do bem, protetoras do coração, como ômegas 3, 9 e selênio, sem esquecer das frutas, especialmente as de estação.

É preciso que todos tenham atenção à qualidade da rotina alimentar, para que todos tenhamos uma vida mais saudável e protegida de doenças como a obesidade. No caso de crianças, o cuidado deve ser ainda maior.

Leia também: 10 alimentos que deveríamos comer todos os dias

Fonte foto: freeimages.com