E171: Mars, Lindt e Haribo dizem basta para o uso de corante provavelmente cancerígeno


Mars, Lindt e Haribo, assim como outras marcas de confeitaria, deixarão de usar o E171 em seus produtos. A promessa pública foi feita à Foodwatch depois que a autoridade holandesa para a segurança alimentar e dos produtos (NVWA) concluiu que existe uma possível relação entre o consumo deste corante branco, dióxido de titânio (E171), e um risco mais elevado de câncer de cólon.

Depois que uma petição foi lançada para pedir à Dr. Oetker para eliminar a substância de seus produtos, a Foodwatch da Alemanha acaba de anunciar o posicionamento dessas marcas de doces.

No mês passado, a ONG escreveu diretamente aos produtores que ainda usam o E171 em nanopartículas. Na segunda-feira (30) veio a resposta de muitas empresas que se comprometeram a não usar mais o ingrediente em seus produtos.

O controverso corante E171 com nanopartículas

O E171 é constituído por nanopartículas cuja função permanece bastante controversa, pois até o momento não há conhecimento suficiente de como elas se comportam no corpo humano e se podem, por exemplo, atravessar a parede intestinal. Em vários estudos, a substância esteve associada a um risco maior de câncer de cólon quando consumida, mas a questão ainda divide opiniões. Os danos ao fígado também são temidos, enquanto que, se inalada, a substância pode ser cancerígena.

De acordo com o parecer da Autoridade Francesa para a Segurança dos Alimentos (ANSES), a segurança do aditivo não pode ser atestada atualmente. Portanto, na França, a adição da substância aos alimentos será proibida a partir de 2020. O governo francês aplica corretamente o princípio de precaução europeu: produtos e substâncias só podem ser permitidos no mercado europeu se forem comprovadamente seguros.

Talvez te interesse ler também:

CORANTES SÃO UM VENENO. VAMOS ELIMINÁ-LOS DA NOSSA MESA?

COCHONILHA: PORQUE DEIXAR DE CONSUMIR PRODUTOS QUE UTILIZAM O CORANTE EXTRAÍDO DELA

CORANTES NATURAIS: FAÇA VOCÊ MESMO UTILIZANDO INGREDIENTES COMUNS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...