E171: Mars, Lindt e Haribo dizem basta para o uso de corante provavelmente cancerígeno

  • atualizado: 
E171

Mars, Lindt e Haribo, assim como outras marcas de confeitaria, deixarão de usar o E171 em seus produtos. A promessa pública foi feita à Foodwatch depois que a autoridade holandesa para a segurança alimentar e dos produtos (NVWA) concluiu que existe uma possível relação entre o consumo deste corante branco, dióxido de titânio (E171), e um risco mais elevado de câncer de cólon.

Depois que uma petição foi lançada para pedir à Dr. Oetker para eliminar a substância de seus produtos, a Foodwatch da Alemanha acaba de anunciar o posicionamento dessas marcas de doces.

No mês passado, a ONG escreveu diretamente aos produtores que ainda usam o E171 em nanopartículas. Na segunda-feira (30) veio a resposta de muitas empresas que se comprometeram a não usar mais o ingrediente em seus produtos.

O controverso corante E171 com nanopartículas

O E171 é constituído por nanopartículas cuja função permanece bastante controversa, pois até o momento não há conhecimento suficiente de como elas se comportam no corpo humano e se podem, por exemplo, atravessar a parede intestinal. Em vários estudos, a substância esteve associada a um risco maior de câncer de cólon quando consumida, mas a questão ainda divide opiniões. Os danos ao fígado também são temidos, enquanto que, se inalada, a substância pode ser cancerígena.

De acordo com o parecer da Autoridade Francesa para a Segurança dos Alimentos (ANSES), a segurança do aditivo não pode ser atestada atualmente. Portanto, na França, a adição da substância aos alimentos será proibida a partir de 2020. O governo francês aplica corretamente o princípio de precaução europeu: produtos e substâncias só podem ser permitidos no mercado europeu se forem comprovadamente seguros.

Talvez te interesse ler também:

CORANTES SÃO UM VENENO. VAMOS ELIMINÁ-LOS DA NOSSA MESA?

COCHONILHA: PORQUE DEIXAR DE CONSUMIR PRODUTOS QUE UTILIZAM O CORANTE EXTRAÍDO DELA

CORANTES NATURAIS: FAÇA VOCÊ MESMO UTILIZANDO INGREDIENTES COMUNS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!