O segredo para não engordar: coma um punhado de nozes e frutas secas por dia


As frutas secas são boas, fazem bem para a saúde e nem é verdade que engordam. De fato, comê-las com moderação pode ser o segredo para não engordar, diz uma nova pesquisa.

Já falamos várias vezes sobre os efeitos benéficos das frutas secas, um ótimo lanche que enriquece nosso corpo com vitaminas, minerais e gorduras boas. Muitas pessoas, no entanto, evitam-nas por engano, pensando que podem engordar.

Na realidade, se apreciadas com moderação, têm exatamente o efeito oposto. De acordo com uma nova pesquisa, publicada na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health, uma pequena quantidade de frutas secas consumidas todos os dias (especificamente 14 gramas) é capaz de impedir o ganho de peso.

O estudo

A pesquisa baseou-se em três grupos como amostra: 51.529 homens com idades entre 40 e 75 anos, 121.700 mulheres com idades entre 35 e 55 anos e 116.686 mulheres com idade entre 24 e 44 anos. Todas as pessoas foram monitoradas por 20 anos, registrando-se em particular seu estado de saúde, peso e dieta, que foram reavaliadas e atualizadas a cada quatro anos.

Assim, observou-se que aqueles que ingeriam 14 gramas de frutas secas todos os dias tinham um risco menor de aumentar o peso em dois ou mais quilos nos quatro anos seguintes. E isso era verdade sobretudo se as frutas secas tivessem substituído outros tipos de lanches que eram decididamente menos saudáveis, como batatas fritas, carnes processadas, cereais refinados ou sobremesas.

Vale ressaltar que os adultos, em média, tendem engordar 500 gramas a cada ano. Mas o fato de simplesmente cultivar o bom hábito de comer regularmente frutas secas pode ajudar a evitar esse ganho de peso gradual e crônico, evitando problemas como sobrepeso e obesidade.

As nozes foram apontadas como particularmente úteis como prevenção ao ganho de peso. Um punhado delas por dia reduz em 15% o risco de obesidade.

Embora este seja um estudo observacional e os pesquisadores não consigam estabelecer a causalidade entre o consumo de nozes e a manutenção do peso, eles indicam alguns mecanismos potenciais que podem explicar os resultados obtidos. Entre as vantagens de comer frutas secas, além da riqueza em nutrientes, há a capacidade de aumentar a sensação de saciedade.

Além disso, os frutos secos são ricos em gorduras insaturadas que, segundo alguns estudos, aumentam a oxidação e a termogênese das gorduras, ajudando a transformar calorias em energia a uma taxa mais rápida.

Talvez te interesse ler também:

FRUTAS SECAS: POR QUE VOCÊ DEVERIA COMEÇAR AGORA O HÁBITO DE COMÊ-LAS SEMPRE

SOBREMESA LIGHT? FRUTAS AO FORNO: SAUDÁVEIS, NUTRITIVAS E ATÉ PODEM EMAGRECER!

COMO AS NOZES REDUZEM O CÂNCER DE MAMA. NOVO ESTUDO CONFIRMA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...