Alimentos e suplementos que ajudam a combater a prisão de ventre

  • atualizado: 
salada de frutas

A prisão de ventre, nome popular da constipação intestinal, é causada principalmente por hábitos alimentares ruins: ingerir poucas fibras e poucos líquidos e comer muita carne e alimentos industrializados. Mas se a dieta mal planejada causa a prisão de ventre, é preciso saber que vários alimentos e suplementos conseguem controlar a doença. Outro fator causador é o sedentarismo, então é sempre importante aliar as dicas de alimentos que daremos com uma rotina de exercícios leves.

Alimentos para prisão de ventre

Caso a prisão de ventre seja constante, é preciso reformular os hábitos alimentares. Alimentos como pães, massas e bolachas tem pouquíssima fibra e por isso se acumulam no intestino. Troque-os por alimentos naturais, principalmente frutas e legumes. A casca das frutas é uma rica fonte de fibras, então comer as frutas inteiras é muito bom para aliviar a constipação.

Nem todas as frutas são indicadas para quem sofre com prisão de ventre, pois existem dois tipos de fibra: a solúvel, que pode gerar constipação e está presente na banana prata, no limão, no caju e na goiaba, e a insolúvel, que ajuda a fazer o intestino funcionar e é recomendada para o caso. As frutas mais ricas em fibras insolúveis são:

  • Ameixa
  • Mamão
  • Kiwi
  • Laranja
  • Mexerica
  • Abacate
  • Jaca
  • Figo
  • Amora

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e couve também são ótimos alimentos para melhorar a prisão de ventre. Outros alimentos indicados para aliviar os sintomas são os grãos integrais, feijão, batata-doce, pipoca, amêndoas, castanhas e sementes como linhaça e gergelim.

Alimentos probióticos

Em nosso corpo existem algumas bactérias que vivem alojadas no intestino e o ajudam a funcionar melhor, controlando o trânsito intestinal e ajudando a absorver os nutrientes: o conjunto desses micro-organismos é conhecido como flora intestinal. Os alimentos probióticos são alimentos que contêm essas bactérias.

Em alguns casos, nosso organismo fica deficiente delas, e isso pode causar a prisão de ventre, então os alimentos probióticos podem cessar a constipação.

Os alimentos probióticos mais famosos são o iogurte natural e o leite fermentado, famoso por conter os lactobacilos vivos, nome popular de uma dessas bactérias do bem. Nos últimos anos o Kefir, uma bebida láctea riquíssima em bactérias com propriedades probióticas, vem ganhando bastante fama, com diversas pessoas cultivando as bactérias em casa.

Por ser muito mais concentrado, ele é certeiro para aliviar a prisão de ventre e ainda combate diversos outros problemas intestinais, mas deve ser consumido regularmente e não apenas como uma solução pontual.

Suplementos para aliviar a prisão de ventre

Para quem tem dificuldade de adequar a alimentação e fazer uma dieta regulada, os suplementos alimentares à base de fibra são uma boa opção aliviar a constipação intestinal. Eles podem ser encontrados em pó ou em cápsulas e são feitos com base em alimentos fibrosos, como aveia e mamão.

Nosso intestino precisa de uma determinada quantidade de fibras diariamente para funcionar bem e essa quantidade varia de acordo com a idade, peso e hábitos, então é essencial procurar o suplemento certo para o seu perfil.

É importante também consultar um nutricionista antes de incorporar os suplementos à sua dieta, pois eles podem desequilibrar a alimentação se forem usados da maneira errada.

Outro tipo de suplemento que pode curar a prisão de ventre é o suplemento probiótico, mas é preciso tomar alguns cuidados, pois existem diversos tipos e cada um deles é recomendado para um perfil de organismo, além disso, a eficiência deles depende de como as bactérias foram cultivadas, então se tiver interesse em usá-los, procure saber quais são os melhores suplementos probióticos para o seu corpo.

Talvez te interesse ler também:

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES NATURAIS E SINTÉTICOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!