Açúcar demerara é melhor que açúcar branco?

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Pouca gente se dá conta da enorme quantidade de açúcar que ingere diariamente. Além do popular açúcar, usado para adoçar sucos, bebidas quentes e compor receitas, existe muito desse ingrediente em diversos outros alimentos, como os industrializados.

Sabe aquela bolacha água e sal, que você considera inofensiva? Tem açúcar! Apesar de fazer parte, em larga escala, da dieta da maioria das pessoas, o açúcar pode fazer muito mal para a saúde. Além de engordar muito, ser pobre em nutrientes – no caso do açúcar refinado -, ele favorece o aparecimento de doenças, como a diabetes e obesidade. Pode ainda viciar. Isso mesmo! Já que seu consumo estimula produção de serotonina e dopamina, ambas associadas ao bem-estar e sistema de recompensa.

Mas existem formas de consumir açúcar, sem prejudicar tanto a saúde. Uma das opções é o açúcar demerara.

O que é açúcar demerara?

Um dos vários tipos de açúcar que existem é o demerara. Este açúcar não passa pelo mesmo processo de refinamento que o açúcar branco. Por esse motivo ele tem uma cor amarronzada e um gosto mais suave. Por não passar por tantos processos químicos, ele é mais rico nutricionalmente, o que é um ganho e tanto em termos de saúde, desde que consumido com moderação.

Propriedades do açúcar demerara

O açúcar demerara é menos prejudicial que o açúcar branco, justamente por não passar por esse processo de refinamento. E por conter menos aditivos químicos, ele diminui a quantidade de toxinas ingeridas além de manter em sua composição minerais essenciais para a saúde como cálcio e ferro.

As diferenças com o açúcar branco

O açúcar branco passa por um processo complexo para ficar com o aspecto branco. Por esse motivo, o alimento industrializado fica pobre nutricionalmente, contendo apenas calorias, além de fazer mal para o organismo. Já o demerara é mais natural e conta com nutrientes, além de ter um gosto mais suave.

O demerara é melhor que o branco?

Sim, ele é melhor que o branco. Consumindo o açúcar do tipo demerara, há ingestão de alguns nutrientes. Além disso, o demerara não mascara o sabor dos produtos como o refinado, o que é um ganho em termos de paladar.

Menos açúcar é mais

Por fim é importante destacar que o consumo de açúcar, qualquer tipo que seja, deve ser estritamente limitado. Muitos alimentos contêm naturalmente açúcar como as frutas, alguns vegetais e o leite. Adoçar coisas como chá e café são costumes que podemos mudar.

Além disso, ainda que o açúcar demerara possa, por ser menos refinado e por conter melaço, possuir alguns nutrientes a mais em relação ao açúcar branco, as doses destes nutrientes seriam muito baixas, se se considerar a quantidade usada para adoçar um cafezinho.

Se bater aquela vontade louca de doce, quel investir realmente em saúde e preferir comer uma deliciosa tâmara ou um maravilhoso damasco? Aí sim você terá feito a escolha certa...

E as opções saudáveis são muitas!

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