Jaca: 10 benefícios dessa fruta rica em proteínas

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A jaca é uma fruta muito popular e abundante no Brasil, mas ela não é consumida por todos devido a aspectos não muito agradáveis como o cheiro e a textura. No entanto, é bom saber que é importante consumi-la, pois os benefícios que ela promove não podem ficar de fora dos nossos hábitos de saúde. Nesse artigo vamos falar sobre os 10 benefícios que a jaca pode oferecer.

Pesquisas indicam que a jaca pode se tornar um dos alimentos do futuro, pois ela é resistente às mudanças climáticas, à seca, sobrevive a pestes e doenças, além de ser extremamente versátil.

Ela é considerada uma excelente alternativa à carne, pois é rica em proteínas. Veganos beneficiam-se das maravilhas dessa fruta, pois a carne de jaca é uma delícia, além de ser muito nutritiva.

A jaca possui vitaminas A, C e E, folatos, niacina, potássio, cálcio, manganês, ferro e minerais. Ela é originária da Índia, mas lá infelizmente a produção não é suficiente para atender a população. Já no Brasil ela é abundante e este é mais um motivo para explorarmos todos os benefícios que essa fruta tem a oferecer.

Os 10 benefícios da jaca

Sabemos que o cheiro dela não é tão bom assim e a consistência dela é meio pegajosa, mas os benefícios que a jaca promove, valem o sacrifício. Saiba quais são eles:

  1. A jaca pode substituir a carne - Por ser rica em proteínas, a jaca pode tranquilamente substituir a carne, o que é uma excelente opção para os veganos! Para isso, basta cozinhar os pedaços de jaca não muito maduros, desfiar e depois refogar com o tempero de costume. É difícil no começo, mas depois pega-se a prática!
  2. Previne gripes e resfriados - Em 200 g de jaca podemos contar com 50% da vitamina C recomendada para o dia-a-dia. Sendo assim, consumindo jaca diariamente e moderadamente, fortalecemos o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.
  3. Pode prevenir o câncer - Além das vitaminas e minerais, a jaca também possui uma quantidade razoável de flavonoides e fito nutrientes que protegem o organismo contra o desenvolvimento de células cancerígenas. Os antioxidantes presentes na fruta são capazes de neutralizar os danos que os radicais livres causam no DNA. Lembrando que a fruta por si só não faz milagre, pois sabemos que as causas para o desenvolvimento de qualquer tipo de câncer são inúmeras e não são resolvidas apenas com um simples alimento.
  4. Melhora a saúde dos ossos - A jaca é rica em cálcio e potássio. O cálcio é essencial para a saúde dos ossos e o potássio faz com que o cálcio não seja eliminado completamente pelos rins. Sendo assim, a jaca pode ajudar a manter o cálcio no lugar certo.
  5. Regula o açúcar no sangue - O manganês presente na fruta tem um papel importante na regulação dos níveis de açúcar no sangue, favorecendo inclusive pessoas que sofrem com diabetes. Desde que seja mantida uma alimentação equilibrada em paralelo.
  6. Regula atividades intestinais - As fibras da jaca atuam nos processos gastrointestinais, prevenindo a constipação, auxiliando na digestão, favorecendo a formação do bolo fecal e a eliminação das toxinas.
  7. Provê energia - Além de proteínas, vitaminas e minerais, a jaca possui também carboidratos como frutose e sacarose, que são transformados em glicose no organismo para entrar nas células e, por sua vez, são convertidos em energia pura! Claro que o ideal de consumo para este fim é indicado para pessoas saudáveis e que praticam atividade física. Do contrário, poderá haver acúmulo de energia e, consequentemente de gordura corporal.
  8. Trata e dá vida aos cabelos - A saúde da pele e dos cabelos depende de um corpo bem nutrido. Como a jaca é rica em nutrientes e vitaminas A, C e E, tanto a pele e os cabelos, além de nutridos, ficarão com um aspecto mais renovado e saudável, devido à proteção contra os radicais livres que causam envelhecimento precoce.
  9. Previne doenças cardiovasculares - Isso ocorre devido ao potássio presente na jaca, que controla os níveis de sódio no organismo, regulando assim o fluxo sanguíneo, protegendo artérias e coração de ataques cardíacos, AVC e demais doenças cardiovasculares.
  10. Solução contra ameaças climáticas - Por fim, vimos que a jaca é uma fruta bastante resistente e versátil, podendo servir de alimento em lugares onde o aumento da temperatura desfavorece o cultivo de grãos como o milho e o trigo, por exemplo. Além de todos os benefícios citados anteriormente, a jaca é uma fruta extremamente fácil de cultivar e basta pouca quantidade para garantir saciedade na alimentação.

É por essas e outras que a jaca deve ser mais explorada e valorizada onde existe em abundância. Por isso, ao invés de torcer o nariz para ela quando te oferecerem uma coxinha de jaca, por exemplo, procure experimentar o alimento e, por que não, adotar o hábito de incluir a jaca na sua rotina alimentar?

Pode ser um pouco difícil no começo, mas como tudo na vida, vira costume e cai no gosto popular! Só cuidado para ela não cair no seu pé, pois o estrago pode ser grande!

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