Leguminosas: ervas, especiarias e dicas para digeri-las melhor

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Leguminosas

Existe uma solução para digerir melhor as leguminosas? Em primeiro lugar, é necessário proceder a uma imersão correta em água (deixar de molho) e recorrer a alguns truques durante o cozimento e o tempero, o que envolve a utilização de ervas aromáticas, especiarias ou algas que impedirão a fermentação e a formação de gases intestinais, ou favorecerão a eliminação destes para reduzir o inchaço.

No entanto, o principal conselho é aumentar gradualmente o consumo de leguminosas, um alimento verdadeiramente benéfico para o nosso corpo, rico em cálcio, ferro e proteína vegetal. Acredita-se que consumindo leguminosas com mais frequência, nosso corpo se acostumará a digeri-las e em pouco tempo você terá resolvido o problema do inchaço.

Ervas e Especiarias

O uso de ervas e especiarias para cozinhar e temperar leguminosas facilita a digestão. As ervas e especiarias recomendadas para promover a digestão de leguminosas são, de fato, ótimas para evitar a formação excessiva de gás, ou para favorecer a sua eliminação, quando é causada pela fermentação intestinal irritante.

Gengibre

O gengibre é valioso para aliviar muitos distúrbios digestivos, incluindo náuseas e vômitos. Também é útil para reduzir o inchaço e a flatulência, pois ajuda a tornar as leguminosas mais digeríveis. Você pode adicionar um pedaço de gengibre fresco aos legumes durante o cozimento ou usar gengibre em pó como condimento.

Você também pode preparar um chá de gengibre para beber após as refeições.

Louro

As leguminosas são um alimento valioso. É uma pena não consumi-las apenas por medo de inchaço intestinal. Para resolver o problema no início, adicione algumas folhas de louro à água de cozimento do alimento (fica perfeito no feijão e na lentilha). O louro tem propriedades carminativas, que neutralizam a formação de gás no nível abdominal e ajudam a eliminá-lo. Da mesma forma, você pode usar um pedaço de alga kombu. Ambos impedem a fermentação indesejada e evitam o inchaço.

Orégano

O orégano é um condimento perfeito para qualquer tipo de leguminosa, tanto fresco e picado, quanto seco. De fato, o orégano não apenas aromatiza as leguminosas, mas impede a fermentação e a formação de gases na barriga. Use-o sem problemas como um condimento tanto para seus acompanhamentos vegetais e para os pratos principais que os contêm ou sopas. Você pode adicionar um pouco de orégano, até mesmo na água de cozimento da leguminosa.

Hortelã

A hortelã ajuda a reduzir o inchaço e distúrbios digestivos que podem aparecer depois de consumir leguminosas. Ajuda a relaxar os músculos abdominais e limita a formação de gases intestinais. Você pode usar hortelã picada, fresca ou seca, para temperar suas leguminosas, ou preparar um chá de ervas digestivo.

Manjericão

Assim como a hortelã, o manjericão também ajuda a reduzir o inchaço e reduzir problemas digestivos. Você pode usar manjericão fresco e seco ao cozinhar leguminosas ou temperá-las. Você também pode mastigar uma ou duas folhas de manjericão fresco após as refeições para facilitar a digestão.

legumninosas ervas

Outras ervas

Outras ervas úteis e especiarias para tornar as leguminosas mais digeríveis, que pode ser usado tanto para cozinhar e para dar sabor são:

Dicas úteis

Água de cozimento

Para a água do cozimento de leguminosas você pode adicionar - além de uma ou mais das ervas e especiarias de sua escolha entre os listados acima - pedaços de cenoura, aipo ou algas marinhas. Geralmente é recomendado usar um pedaço de alga kombu.

Juntar algas, ervas, vegetais e especiarias não apenas dão sabor às leguminosas, mas as tornam mais digeríveis. Sempre cozinhe as leguminosas em fogo baixo (mesmo se na pressão), em panela aberta mexa de vez em quando com uma colher de pau e cubra o pote apenas parcialmente com a tampa.

Deixar de molho

Deixar a leguminosa de molho é essencial para que elas possam liberar todas as substâncias na água que poderiam ser prejudiciais, ou de qualquer forma, difíceis para o nosso corpo digerir. Deixe a leguminosa de molho por 8-12 horas, tentando substituir a água pelo menos uma vez.

Não use a água do molho para cozinhar mas você pode usá-la para regar o jardim, por exemplo.

Nem todas as leguminosas requerem imersão em água (molho). A imersão não é geralmente usada para lentilhas (mas verifique sempre as instruções de preparação na embalagem). A imersão não é necessária para legumes frescos.

Lembre-se que água dobra ou aumenta em até três vezes o volume dos vegetais secos selecionados.

Bicarbonato

Um dos conselhos da vovó para facilitar o cozimento de leguminosas é adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio à panela. Desta forma, as leguminosas devem amolecer mais rapidamente, sem se livrar delas. O conselho é especialmente verdadeiro para as leguminosas secas que permaneceram na despensa por um longo tempo e que talvez precisem ser cozidas por mais tempo do que o esperado.

Carvão ativado

Aqueles que não consomem frequentemente leguminosas podem de repente enfrentar o problema do inchaço. Um dos remédios fitoterápicos mais difundidos para resolver o problema diz respeito à ingestão de carvão ativo, adequado para favorecer a eliminação do gás intestinal e recomendado para desinflar a barriga. Pergunte ao seu fitoterapeuta confiável para mais informações.

Leguminosas em conserva

Às vezes, pode acontecer de consumir leguminosas enlatadas. Não é possível saber com precisão quais métodos foram cozidos e quais substâncias estão realmente presentes em seu líquido de conservação. Antes de consumir os grãos enlatados, enxágue-os muito bem sob a água da torneira. Durante a cozedura e preparação, tempere-os abundantemente com especiarias como orégano, tomilho e alecrim.

Brotos

Algumas leguminosas como as lentilhas, o feijão azuki, o grão-de-bico e a soja, são particularmente adequadas para serem consumidos os seus brotos. A germinação ajuda a tornar as leguminosas mais digeríveis.

Cereais

Consumir leguminosas acompanhadas de cereais integrais ajuda a melhorar sua digestibilidade e o suprimento de proteínas necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo. Você pode acompanhar leguminosas com cereais como cevada, arroz integral, espelta ou grãos de trigo. A combinação com quinoa também é excelente.

Prebióticos

Alguns alimentos, definidos como prebióticos, são considerados uma boa ajuda para digerir melhor as leguminosas. Estes são principalmente carboidratos complexos que incluem alimentos como batatas e grãos integrais. Seu consumo favorece o desenvolvimento de uma boa flora intestinal, capaz de favorecer a digestão de leguminosas e todos os demais alimentos.

Sal

Nunca adicione sal no início ou durante o cozimento das leguminosas. O sal tornará sua cozedura mais longa, pois endurecerá a casca externa de suas leguminosas. Então você nunca deve cozinhá-las em água salgada. Você deve temperar com ervas e especiarias e você pode salgar a água, se desejar, apenas alguns minutos antes do final do cozimento.

Chás Digestivos

Se você comeu leguminosas e agora se depara com problemas de inchaço e dor no estômago ou no intestino, pode ser útil tomar um chá digestivo, que acalma seu sistema digestivo e ajuda a eliminar o inchaço e os gases.

Entre os remédios recomendados encontramos o clássico chá de camomila, o chá de erva-doce, o chá de gengibre e o chá de anis.

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