Mais cogumelo, mais memória e inteligência, revela pesquisa


Os cogumelos, não bastassem ser deliciosos, contêm vários benefícios para a saúde. Um deles acaba de ser descoberto por uma pesquisa realizada pela Universidade Nacional de Cingapura: reduzir o risco da perda de memória.

Cogumelos são uma fonte saudável de alimento, já que oferecem fibras, vitaminais, minerais, proteínas e são antioxidantes, vitamina D, selênio e espermidina, substâncias que também protegem os neurônios. Além de todos esse benefícios, os pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura descobriram que pessoas que consumiam porções de cogumelos em dobro, semanalmente, tinham 50% menor chance de sofrer algum comprometimento cognitivo leve.

A pesquisa foi realizada com mais de 600 chineses de mais de 60 anos, cuja alimentação e estilo de vida foram acompanhados entre 2011 e 2017. Quanto mais cogumelos essas pessoas consumiam, o desempenho delas em testes de raciocínio e processamento era melhor.

Diferentes tipos de cogumelos foram consumidos pelos participantes, como shitake, cogumelo-ostra (conhecido como shimeji-preto), champignon, enoki e portobello.

O segredo do cogumelo

Os cogumelos são alimentos muito ricos em ergotioneína, um antioxidante e anti-inflamatório que os seres humanos não sintetizam sozinhos e devem, portanto, ser obtidos a partir de fontes alimentares. E justamente os cogumelos são uma dessas principais fontes.

Esse superalimento também pode inibir a produção de toxinas que, quando acumuladas no cérebro, podem desenvolver a doença de Alzheimer e outras formas de demência.

Os pesquisadores afirmam que ainda é cedo para relacionar os cogumelos a uma melhor atividade cerebral. Logo, serão necessários mais estudos para comprovar essa tese mas, agora sabendo desse seu potencial benefício nutricional, ninguém vai se esquecer de incluir mais cogumelo na alimentação.

Talvez te interesse ler também:

SHIMEJI – RECEITAS FÁCEIS PARA PROVAR!

ÁGUA DE ALECRIM, O ELIXIR QUE REALMENTE MELHORA A MEMÓRIA. O ESTUDO

O CARBOIDRATO É O ELIXIR DA JUVENTUDE NESTA ILHA JAPONESA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...