Maravilhoso Mirtilo: excelente remédio natural para baixar a pressão arterial


O Mirtilo (blueberry, em inglês) é uma frutinha azul, pequena, redonda e saborosa que tem poderosa capacidade antioxidante e rejuvenescedora. Mas um outro benefício que essa frutinha traz para a saúde, é o de manter a pressão arterial sob controle. E é sobre isso que vamos falar aqui.

A propriedade medicinal do mirtilo em controlar a pressão arterial foi comprovada por um novo estudo. Para se ter uma ideia, o estudo chegou à conclusão que uma pessoa hipertensa, ao comer 200 gramas dessa frutinha por dia, durante um mês, é capaz de ter normalizada a sua pressão arterial.

Essa propriedade que o Mirtilo tem de reduzir a pressão arterial, se deve às antocianinas, um tipo de fitoquímico antioxidante que promove o controle da hipertensão. Outro nutriente que essa frutinha tem é o resveratrol que melhora a visão e a saúde dos olhos.

O Mirtilo age principalmente na tonificação dos vasos sanguíneos periféricos, por isso, tem também efeito curativo em problemas da visão, vascularização dos pés em diabéticos, varizes e hemorroidas.

O Estudo

O novo estudo acima citado, fora realizado pelo King’s College London e publicado no Journal of Gerontology Series, destacando o Mirtilo como curativo para a saúde cardio-circulatória, como agente anti-hipertensivo natural.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores pediram a 40 pessoas saudáveis que bebessem, de forma aleatória, uma bebida contendo 200 gramas de Mirtilos ou outra bebida de controle todos os dias durante um mês.

A equipe ficou monitorando e examinando as substâncias químicas no sangue e na urina dos voluntários, bem como a pressão arterial e a dilatação mediada pelo fluxo (FMD) da artéria braquial, medida essa que revela a dilatação da artéria quando o fluxo sanguíneo aumenta, sendo um biomarcador do risco de doença cardiovascular.

Em estudo adicional, os pesquisadores compararam os efeitos da bebida de Mirtilo com a de antocianinas purificadas, a substância antioxidante responsável pela cor azul dessa frutinha e compararam esses dados com a bebida de controle contendo níveis semelhantes de fibra, minerais ou vitaminas encontradas no Mirtilo.

Ao compararem os casos e respectivos resultados, descobriu-se que:

  • Os efeitos da ingestão da bebida de Mirtilo era benéfico e visível para a função endotelial, após duas horas
  • Durante o mês desta experiência, a pressão arterial sistólica, que é medida quando o coração se contrai e empurra o sangue para as artérias, reduziu em 5 mmHg, um valor que se aproxima do garantido pelos medicamentos usados para baixar a pressão.
  • As bebidas contendo antocianinas purificadas, também melhoraram a função endotelial.
  • As células endoteliais são uma espécie de barreira entre o sangue ou a linfa e o tecido corporal, além de ter funções importantes na coagulação do sangue e na regulação da pressão arterial.
  • Os efeitos das antocianinas purificadas, com quantidades semelhantes de antocianinas encontradas no Mirtilo, tiveram resultados semelhantes à bebida de Mirtilo. enquanto as bebidas de controle contendo fibras, minerais ou vitaminas não produziram efeito significativo.
  • O consumo diário de Mirtilo em um mês aumentou a FMD e diminuiu a pressão arterial sistólica ambulatorial em 24 horas.

A pesquisadora Ana Rodriguez-Mateos, coordenadora do estudo, fez as seguintes observações sobre os resultados dessa pesquisa:

“Ainda que seja melhor comer por inteiro os mirtilos para aproveitar ao máximo os seus benefícios, nosso estudo indica que a maior parte dos seus efeitos possam ser explicados pelas antocianinas. Se as mudanças que vimos no funcionamento dos vasos sanguíneos depois de comer mirtilos todos os dias pudessem ser sustentadas por toda a vida de uma pessoa, isso poderia reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em até 20%”.

Mirtilo, pequena fruta, grande elixir para a saúde

Depois, de saber das poderosas propriedades desse super-alimento, dá para considerar o Mirtilo um verdadeiro Elixir da Vida Longa, devido à ação das antocianinas, que possuem efeito antioxidante sobre o organismo e protegem a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Incluir essa frutinha azul na alimentação diária trará preciosos benefícios e efeitos curativos para a saúde.

Talvez te interesse ler também:

QUAIS ALIMENTOS AJUDAM A BAIXAR A PRESSÃO

MIRTILO → 1001 PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS PARA SUA SAÚDE

ALHO E VITAMINA C JUNTOS PARA BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL. O ESTUDO

10 CHÁS QUE PODEM AJUDAR A BAIXAR A PRESSÃO ARTERIAL




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...