Conheça os alimentos rejuvenescedores e mantenha sua vitalidade em dia!


Consumir alimentos rejuvenescedores traz muitos benefícios ao corpo: contribui para o seu bom funcionamento, melhora a vitalidade e a energia, além de ajudar no processo na renovação celular devido às propriedades antioxidantes e regeneradoras neles contidas.

Quando temos carência desses alimentos em nossa dieta alimentar, podemos apresentar falta de energia, fraqueza, depressão, indisposição, baixa imunidade, doenças degenerativas e envelhecimento precoce.

Uma boa dieta alimentar inclui carboidratos, proteínas, minerais, aminoácidos, gorduras e fibras, de forma balanceada e equilibrada para promover um corpo saudável.

O envelhecimento precoce ocorre quando as células do corpo são afetadas pelos radicais livres, que provocam a degeneração delas, desencadeando um corpo desgastado e sem vitalidade.

Para prevenir que isso aconteça é importante ingerir alimentos rejuvenescedores, ricos em antioxidantes, que contribuem para as células do corpo serem bem oxigenadas, evitando o envelhecimento provocado pela degeneração celular.

Nesse conteúdo, você irá saber quais são esses preciosos alimentos e os benefícios que nos trazem, para lembrar de incluí-los em sua alimentação diária, renovando de forma constante o nosso vigor.

{index}

Lista de Alimentos Rejuvenescedores

Conheçam nesta lista que vem a seguir os alimentos rejuvenescedores, suas propriedades e benefícios para nossa saúde e corpo:

Verduras

Verduras como alface, rúcula, agrião, escarola são muito benéficas para o corpo.

Ajudam a manter a forma, são desintoxicantes e alcalinizantes do organismo, por isso são alimentos rejuvenescedores e saudáveis.

Estes alimentos são ricos em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino.

Alho

O alho evita a degeneração celular, favorece o fluxo sanguíneo, prevenindo o entupimento das artérias e doenças cardíacas.

Gengibre

Esta raiz possui propriedade digestiva, promove uma boa saúde intestinal, acelera o metabolismo por ser termogênico, e mantém ativa e forte a imunidade.

Oleaginosas

Os diversos tipos de oleaginosas como as castanhas de caju, pistache, avelã, amendoim, amêndoas e nozes são excelentes fontes de energia para o corpo.

Esses alimentos fornecem energia e vitalidade que o corpo precisa para funcionar bem.

São alimentos ricos em gorduras saudáveis, beneficiam a saúde do coração.

Apesar de serem muito benéficas, devem ser consumidas com moderação, por serem bem calóricas.

Possuem triptofano, responsável pela serotonina, neurotransmissor do bom humor.

Arroz e macarrão integrais

Os carboidratos contidos no arroz e macarrão integrais fornecem energia para o corpo. Porém é necessário que sejam consumidos de forma equilibrada. O macarrão e o arroz integrais, têm mais fibras e saciam mais o corpo.

Melão

Este fruto é um alimento alcalinizante e hidratante para o organismo e possui muitos nutrientes que beneficiam o metabolismo do corpo.

Frutas cítricas

As acerola, laranja, toranja e limão são frutas cítricas que contêm pectina, substância que neutraliza metais pesados em nosso organismo.

Outro benefício que essas frutas nos trazem é que são ricas em vitamina C, que age na produção de glutationa, que atua na desintoxicação do fígado.

immagine

Cebola

A cebola limpa o sangue e ajuda a desintoxicar o trato respiratório, beneficiando o processo da respiração.

Algas

As algas são purificantes, pois eliminam toxidades em nosso organismo; combatem problemas na tireoide; previnem o câncer; têm propriedade anti-inflamatória; são altamente antioxidantes e ricas em ferro.

Tomates

Os tomates são ricos em licopeno, que têm o efeito de retardar o envelhecimento da pele, além disso, contêm muita água, que mantém o corpo hidratado.

Batata doce

A batata-doce é fonte de vitamina C, fornece carboidratos saudáveis e açúcar natural, proporcionando energia para o corpo.

Espinafre

Esse vegetal contribui para a fixação do cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose e é rico em ferro, combatendo a anemia.

É boa fonte de proteínas, vitaminas, minerais e fibras conferindo força e energia para o nosso corpo.

Kiwi

Esta fruta possui elevado teor de vitamina C e antioxidantes, contém fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e cromo, que previnem doenças cardíacas e diabetes.

O kiwi reduz sintomas de artrite reumatoide ou artrite e, por ter potássio, evita enfraquecimento dos ossos.

Cenoura

Fonte de betacaroteno que funciona como proteção para a pele, a visão e o sistema imunológico.

Aveia

Fonte de fibras, reduz o colesterol ruim (LDL), tem propriedade anti-inflamatória, previne cáries, melhora a concentração, evita esgotamento mental, combate enxaqueca, insônia e ansiedade.

Mamão

Esta fruta é rica em betacaroteno e papaína, que eliminam radicais livres e tem ação benéfica para a pele.

Maçã

Rica em fibras, vitamina C, flavonoides e polifenóis, reduz o risco de câncer, controla as taxas de colesterol, graças à pectina.

Abacate

Este fruto contém vitamina E, o ácido fólico (B9) e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante, que combate a degeneração celular, além de ser constituído de ácidos graxos, entre os quais, os mono e poli-insaturados, com destaque para o ômega-9, ômega-7, ômega-6 e ômega-3.

Frutas vermelhas

Frutas como o morango, amora e cereja são ricas em fotoquímicos, substâncias que neutralizam os radicais livres e eliminam as toxinas do organismo, por isso rejuvenescem a pele e fortalecem o sistema imunológico.

Água

A água é Indispensável e de vital importância para o nosso corpo, age como poderoso hidratante do organismo, além de auxiliar na produção de colágeno, além de viabilizar as funções de nosso corpo.

immagine

Chá-verde

Além de ser desintoxicante e digestivo é rico em antioxidantes, carotenos, vitaminas C e E.

O chá-verde combate a ação dos radicais livres e favorece a tonicidade e elasticidade da pele!

Suco de uva integral

Essa bebida possui alto índice de reverastrol, que impede a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral (derrame).

O consumo diário do suco de uva integral ajuda no controle e equilíbrio da pressão arterial.

Café

O café é um alimento termogênico que estimula e acelera o metabolismo, tem poder antioxidante.

Sua ação previne doenças como Alzheimer e Parkinson.

Água de coco

Fonte de minerais, açúcares e aminoácidos essenciais, a água de coco contribui para o equilíbrio hídrico da pele, a alcalinização do organismo evitando a ação dos radicias livres.

Cacau

O cacau contém flavonoides e fenetilamina, combate os sinais do envelhecimento e estimula funções cerebrais.

Melancia

Rica em licopeno, betacaroteno e composta por cerca de 90% de água, a melancia previne câncer, é um poderoso hidratante, tem ação diurética e combate os radicais livres.

Jabuticaba

Esta fruta tem enorme quantidade de antocianinas e vitaminas C e E, por isso combate o glaucoma, previne o câncer, protege o coração do colesterol ruim (LDL) e tem forte efeito antioxidante.

Azeite de Oliva

Alimento bem antioxidante, devido ao alto teor de ácido oleico (ômega 9).

O azeite de oliva possibilita a boa absorção de vários nutrientes pelo organismo.

Soja

A soja estimula a produção de colágeno e ácido hialurônico, por isso mantém a firmeza e elasticidade da pele.

Goji Berry

Os tibetanos consideram o goji berry como fruta da longevidade.

O goji berry é um super alimento, tem alto poder antioxidante, prevenindo as doenças inflamatórias e cardiovascular e o envelhecimento precoce da pele.

immagine

Brócolis

Esse vegetal é rico em vitaminas do complexo B, C, E e betacaroteno.

O brócolis previne sinais de envelhecimento, manchas e ativa o brilho natural da pele.

Mirtilo

Esta frutinha azul menor que a uva é ótima fonte de vitaminas A, B, C, E e K e minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês e fósforo.

O mirtilo em propriedades antioxidantes, antibacteriana, antidiarreica, febrífuga, anti-infecciosa , anticancerígena e vasodilatadora.

Alimente bem o Corpo e a Alma

Agora, com esta lista, opção não irá faltar para ficar em dia com a saúde, não é mesmo?

Inclua esses alimentos em suas refeições do dia a dia, para ter a qualidade de vida e um corpo com vigor e energia, o que contribuirá para o seu bem-estar físico e anímico, o velho ditado “Somos o que Comemos”, faz alusão a isso.

Além disso, pratique atividades físicas, mas também cuide da mente e das emoções, pois não somos só matéria. Cuide não só do que entra pela boca, mas também do que penetra em sua mente, pois estímulos negativos fazem mal à saúde e à nossa espiritualidade!

Talvez te interesse ler também:

FARINHA DE BAMBU? UAU! É CAPAZ DE REDUZIR O COLESTEROL!

TIPOS DE ALIMENTOS: COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR NOSSA ENERGIA

O ARCO-ÍRIS DAS FRUTAS E VERDURAS: PROPRIEDADES ALIMENTÍCIAS COM BASE NAS CORES DOS ALIMENTOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Elma Brandão Carneiro
    Publicado em 26/07/2021 às 3:04 pm [+]

    Gosto muito de informações ricas sobre alimentação saudável.
    Bom demais.


  2. Daia Florios
    Publicado em 27/07/2021 às 7:48 pm [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...