Conheça os alimentos rejuvenescedores e mantenha sua vitalidade em dia!

  • atualizado: 
alimentos rejuvenescedores

Consumir alimentos rejuvenescedores traz muitos benefícios ao corpo: contribui para o seu bom funcionamento, melhora a vitalidade e a energia, além de ajudar no processo na renovação celular devido às propriedades antioxidantes e regeneradoras neles contidas. 

Quando temos carência desses alimentos em nossa dieta alimentar, podemos apresentar falta de energia, fraqueza, depressão, indisposição, baixa imunidade, doenças degenerativas e envelhecimento precoce.

Uma boa dieta alimentar inclui carboidratos, proteínas, minerais, aminoácidos, gorduras e fibras, de forma balanceada e equilibrada para promover um corpo saudável.

O envelhecimento precoce ocorre quando as células do corpo são afetadas pelos radicais livres, que provocam a degeneração delas, desencadeando um corpo desgastado e sem vitalidade.

Para prevenir que isso aconteça é importante ingerir alimentos rejuvenescedores, ricos em antioxidantes, que contribuem para as células do corpo serem bem oxigenadas, evitando o envelhecimento provocado pela degeneração celular.

Nesse conteúdo, você irá saber quais são esses preciosos alimentos e os benefícios que nos trazem, para lembrar de incluí-los em sua alimentação diária, renovando de forma constante o nosso vigor.

 

1. Lista de Alimentos Rejuvenescedores

Conheçam nesta lista que vem a seguir os alimentos rejuvenescedores, suas propriedades e benefícios para nossa saúde e corpo:

1.1. Verduras

Verduras como alface, rúcula, agrião, escarola são muito benéficas para o corpo.
Ajudam a manter a forma, são desintoxicantes e alcalinizantes do organismo, por isso são alimentos rejuvenescedores e saudáveis.
Estes alimentos são ricos em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino.

1.2. Alho

O alho evita a degeneração celular, favorece o fluxo sanguíneo, prevenindo o entupimento das artérias e doenças cardíacas.

1.3. Gengibre

Esta raiz possui propriedade digestiva, promove uma boa saúde intestinal, acelera o metabolismo por ser termogênico, e mantém ativa e forte a imunidade.

1.4. Oleaginosas

Os diversos tipos de oleaginosas como as castanhas de caju, pistache, avelã, amendoim, amêndoas e nozes são excelentes fontes de energia para o corpo.
Esses alimentos fornecem energia e vitalidade que o corpo precisa para funcionar bem.
São alimentos ricos em gorduras saudáveis, beneficiam a saúde do coração.
Apesar de serem muito benéficas, devem ser consumidas com moderação, por serem bem calóricas.
Possuem triptofano, responsável pela serotonina, neurotransmissor do bom humor.

1.5. Arroz e macarrão integrais

Os carboidratos contidos no arroz e macarrão integrais fornecem energia para o corpo. Porém é necessário que sejam consumidos de forma equilibrada. O macarrão e o arroz integrais, têm mais fibras e saciam mais o corpo.

1.6. Melão

Este fruto é um alimento alcalinizante e hidratante para o organismo e possui muitos nutrientes que beneficiam o metabolismo do corpo.

1.7. Frutas cítricas

As acerola, laranja, toranja e limão são frutas cítricas que contêm pectina, substância que neutraliza metais pesados em nosso organismo.
Outro benefício que essas frutas nos trazem é que são ricas em vitamina C, que age na produção de glutationa, que atua na desintoxicação do fígado.

1.8. Cebola

A cebola limpa o sangue e ajuda a desintoxicar o trato respiratório, beneficiando o processo da respiração.

1.9. Algas

As algas são purificantes, pois eliminam toxidades em nosso organismo; combatem problemas na tireoide; previnem o câncer; têm propriedade anti-inflamatória; são altamente antioxidantes e ricas em ferro.

1.10. Tomates

Os tomates são ricos em licopeno, que têm o efeito de retardar o envelhecimento da pele, além disso, contêm muita água, que mantém o corpo hidratado.

1.11. Batata doce

A batata-doce é fonte de vitamina C, fornece carboidratos saudáveis e açúcar natural, proporcionando energia para o corpo.

1.12. Espinafre

Esse vegetal contribui para a fixação do cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose e é rico em ferro, combatendo a anemia.
É boa fonte de proteínas, vitaminas, minerais e fibras conferindo força e energia para o nosso corpo.

1.13. Kiwi

Esta fruta possui elevado teor de vitamina C e antioxidantes, contém fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e cromo, que previnem doenças cardíacas e diabetes.
O kiwi reduz sintomas de artrite reumatoide ou artrite e, por ter potássio, evita enfraquecimento dos ossos.

1.14. Cenoura

Fonte de betacaroteno que funciona como proteção para a pele, a visão e o sistema imunológico.

1.15. Aveia

Fonte de fibras, reduz o colesterol ruim (LDL), tem propriedade anti-inflamatória, previne cáries, melhora a concentração, evita esgotamento mental, combate enxaqueca, insônia e ansiedade.

1.16. Mamão

Esta fruta é rica em betacaroteno e papaína, que eliminam radicais livres e tem ação benéfica para a pele.

1.17. Maçã

Rica em fibras, vitamina C, flavonoides e polifenóis, reduz o risco de câncer, controla as taxas de colesterol, graças à pectina.

1.18. Abacate

Este fruto contém vitamina E, o ácido fólico (B9) e glutatião, um derivado proteico com ação antioxidante, que combate a degeneração celular, além de ser constituído de ácidos graxos, entre os quais, os mono e poli-insaturados, com destaque para o ômega-9, ômega-7, ômega-6 e ômega-3.

1.19. Frutas vermelhas

Frutas como o morango, amora e cereja são ricas em fotoquímicos, substâncias que neutralizam os radicais livres e eliminam as toxinas do organismo, por isso rejuvenescem a pele e fortalecem o sistema imunológico.

1.20. Água

A água é Indispensável e de vital importância para o nosso corpo, age como poderoso hidratante do organismo, além de auxiliar na produção de colágeno, além de viabilizar as funções de nosso corpo.

1.21. Chá-verde

Além de ser desintoxicante e digestivo é rico em antioxidantes, carotenos, vitaminas C e E.
O chá-verde combate a ação dos radicais livres e favorece a tonicidade e elasticidade da pele!

1.22. Suco de uva integral

Essa bebida possui alto índice de reverastrol, que impede a produção de toxinas e radicais livres e evita a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, diminuindo os níveis do mau colesterol (LDL) no sangue, prevenindo infartos e acidente vascular cerebral (derrame).
O consumo diário do suco de uva integral ajuda no controle e equilíbrio da pressão arterial.

1.23. Café

O café é um alimento termogênico que estimula e acelera o metabolismo, tem poder antioxidante.
Sua ação previne doenças como Alzheimer e Parkinson.

1.24. Água de coco

Fonte de minerais, açúcares e aminoácidos essenciais, a água de coco contribui para o equilíbrio hídrico da pele, a alcalinização do organismo evitando a ação dos radicias livres.

1.25. Cacau

O cacau contém flavonoides e fenetilamina, combate os sinais do envelhecimento e estimula funções cerebrais.

1.26. Melancia

Rica em licopeno, betacaroteno e composta por cerca de 90% de água, a melancia previne câncer, é um poderoso hidratante, tem ação diurética e combate os radicais livres.

1.27. Jabuticaba

Esta fruta tem enorme quantidade de antocianinas e vitaminas C e E, por isso combate o glaucoma, previne o câncer, protege o coração do colesterol ruim (LDL) e tem forte efeito antioxidante.

1.28. Azeite de Oliva

Alimento bem antioxidante, devido ao alto teor de ácido oleico (ômega 9).
O azeite de oliva possibilita a boa absorção de vários nutrientes pelo organismo.

1.29. Soja

A soja estimula a produção de colágeno e ácido hialurônico, por isso mantém a firmeza e elasticidade da pele.

1.30. Goji Berry

Os tibetanos consideram o goji berry como fruta da longevidade.
O goji berry é um super alimento, tem alto poder antioxidante, prevenindo as doenças inflamatórias e cardiovascular e o envelhecimento precoce da pele.

1.31. Brócolis

Esse vegetal é rico em vitaminas do complexo B, C, E e betacaroteno.
O brócolis previne sinais de envelhecimento, manchas e ativa o brilho natural da pele.

1.32. Mirtilo

Esta frutinha azul menor que a uva é ótima fonte de vitaminas A, B, C, E e K e minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês e fósforo.
O mirtilo em propriedades antioxidantes, antibacteriana, antidiarreica, febrífuga, anti-infecciosa , anticancerígena e vasodilatadora.

2. Alimente bem o Corpo e a Alma

Agora, com esta lista, opção não irá faltar para ficar em dia com a saúde, não é mesmo?

Inclua esses alimentos em suas refeições do dia a dia, para ter a qualidade de vida e um corpo com vigor e energia, o que contribuirá para o seu bem-estar físico e anímico, o velho ditado "Somos o que Comemos", faz alusão a isso.

Além disso, pratique atividades físicas, mas também cuide da mente e das emoções, pois não somos só matéria. Cuide não só do que entra pela boca, mas também do que penetra em sua mente, pois estímulos negativos fazem mal à saúde e à nossa espiritualidade!

Talvez te interesse ler também:

FARINHA DE BAMBU? UAU! É CAPAZ DE REDUZIR O COLESTEROL!

TIPOS DE ALIMENTOS: COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR NOSSA ENERGIA

O ARCO-ÍRIS DAS FRUTAS E VERDURAS: PROPRIEDADES ALIMENTÍCIAS COM BASE NAS CORES DOS ALIMENTOS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!