Como a alimentação pode influenciar nossa energia vital


De acordo com o Yoga, o ser humano é um ser que se manifesta no físico, mental e espiritual. Sendo assim, são necessários cuidados voltados para esses três aspectos de manifestação do ser humano. O alimento é um desses cuidados, e geralmente pensamos que ele só serve para manter o corpo saudável, forte e bem nutrido. Entretanto, a alimentação envolve a saúde não só do físico, mas também da mente e do espírito.

Há milhares de anos os iogues sabem disso e compreendem que para elevar os sentimentos e expressar amor, felicidade, altruísmo sem bloqueios é necessário evitar certos alimentos.

Seguindo essa compreensão do Yoga, podemos entender que a bioquímica dos alimentos repercute nos sistemas glandular, nervoso e cerebral, que são responsáveis pelos níveis físico, mental e instintivo.

Os alimentos influenciam os centros energéticos (chakras) e o que comemos irá determinar a qualidade de nossa energia. Os iogues, através da prática do yoga, obtiveram o conhecimento de que o universo manifesta três fluxos principais de energia:

  • Satwa – sutil
  • Rajasak – mutatória
  • Tamasik – estática

Quando uma dessas três energias é predominante em uma pessoa, esta passa a vibrar alinhada com essa energia.

Saiba mais sobre como os alimentos podem influir em nossa energia vital.

OS TRÊS FLUXOS DE ENERGIA

FORÇA SUTIL

É a energia da autoconsciência, do amor, da paz, da pureza, da felicidade e da autoconsciência. Quando esta força é dominante, ela se manifesta como um estado de tranquilidade, com atitudes pró-ativas e estado elevado de consciência.

Os alimentos com força sutil trazem benéficos para a mente e corpo.

FORÇA MUTATIVA

É a energia que impulsiona a paixão, a agitação e a mudança. Esta força, ao ser predominante, manifesta-se no ser como tensão e inquietação. Nesse caso, para se recuperar o equilíbrio mental é recomendável consumir com moderação alimentos com força mutativa.

Alimentos mutativos em excesso podem prejudicar o corpo, sistema nervoso ou mente.

FORÇA ESTÁTICA

É a energia da brutalidade, da inércia, da degeneração e da morte. A morte ocorre quando as outras duas forças se esvaem e a força estática passa a dominar. Esta força embrutece, torna o indivíduo agressivo, inativo e reativo. Alimentos estáticos não devem ser consumidos por aqueles que almejam equilíbrio e paz.

Estes alimentos são prejudiciais para o corpo e mente.

TIPOS DE ALIMENTOS

alimentos supermercado

Alimentos Sutis

  • grãos (arroz, trigo, cevada etc.)
  • leguminosas (lentilha, ervilha, soja, feijão etc.)
  • frutas
  • raízes
  • algas
  • nozes e castanhas
  • vegetais, exceto cenoura roxa, berinjela branca, cebola, alho e cogumelos
  • ervas medicinais
  • hortaliças verdes e folhosas, exceto mostarda e espinafre vermelho
  • especiarias, exceto combinação de cardamomo, canela e cravo

Alimentos Mutativos

  • alimentos e bebidas estimulantes
  • erva-mate
  • café
  • cacau
  • chocolate preto
  • chá preto
  • comida muito picante

Alimentos Estáticos

  • todos os tipos de carne e ovos
  • cebola, alho e cebolinha
  • cogumelos e fungos
  • substâncias tóxicas como: tabaco, álcool e drogas
  • comida estragada
  • medicamentos químicos e alopáticos

O MOTIVOS DA CEBOLA E DO ALHO SEREM ALIMENTOS ESTÁTICOS

A alimentação iogue exclui a cebola e o alho, devido ao efeito entorpecedor sobre a mente. A assa fétida, que é feita de uma raiz encontrada na Índia, tem um sabor que lembra o alho e cebola e pode ser usada como substituto desses alimentos.

O gengibre tem um sabor forte e quente e combina com receitas onde se usa tipicamente o alho ou cebola.

AS ESPECIARIAS, ALIMENTOS SUTIS COM VÁRIOS BENEFÍCIOS

Açafrão da terra

O açafrão-da-terra, conhecido como cúrcuma, turmérico, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo. É uma planta herbácea da família do gengibre. Atua como digestivo e estimulante da função hepática.

Páprica doce

Pó extraído de um tipo de pimentão vermelho e tem sabor levemente picante e adocicado. Serve para o preparo de molhos. Estimula a circulação, traz benefícios cardiovasculares, tem ação anti-inflamatória e digestiva

Gengibre

Tempero que pode ser usado fresco ou em pó. Ajuda na digestão, aquece o corpo, trata resfriados e tosse.

Cominho

Os grãos de cominho são bem usados na culinária. Tem propriedade digestiva.

Assa fétida

É extraída das raízes da planta. É uma resina que, ao ser misturada com farinha de arroz, vira um tempero com sabor forte e cheiro que lembra o do alho. É uma planta do oriente e pouco comercializada no Brasil.

Feno grego

As sementes têm um sabor amargo, mas fritas têm um agradável aroma. Ricas em cálcio e ferro.

Mostarda em grão

As sementes de mostarda têm gosto um tanto picante quando fritas e sabor mais forte quando hidratadas. A mostarda possui propriedades anti-inflamatória e digestiva.

Cardamomo

Pequenas sementes escuras com sabor forte, picante e adocicado. Na boca proporciona sensação refrescante. Pode ser utilizado em pratos doces e salgados.

POR QUE A ALIMENTAÇÃO SUTIL É IMPORTANTE PARA A SAÚDE?

Os iogues, desde muitos séculos atrás, sabem que nós não somos apenas o corpo físico e que energias sutis se manifestam em nós e a doença é uma desarmonia entre o corpo e a mente.

Eles conheciam as funções de cada chakra (pontos da energia vital) como elo de ligação entre o corpo e a mente, e que as glândulas endócrinas atuam como mediadoras entre os chakras e os órgãos físicos.

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

Uma alimentação vegetariana com grãos integrais ricos em proteínas, legumes, nozes, sementes, verduras e frutas é a base de uma alimentação sutil. A alimentação vegetariana é melhor para a mente e para o corpo.

É uma alimentação ética, fundamentada no Princípio da não-violência, beneficiando os animais e a Natureza, pois não é conivente com:

  • A violência que é imputada aos animais explorados e consumidos pelos humanos.
  • O excessivo uso de recursos naturais para a criação de animais para abate.
  • Os efeitos nocivos que o consumo de carnes e alimentos de origem animal causam a saúde.

“Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência na Terra, quanto a dieta vegetariana”. Albert Einstein

A ENERGIA VITAL DOS ALIMENTOS

energia alimentos

Os alimentos suprem com nutrientes o corpo físico e, com energia vital, a estrutura dos corpos energéticos. A energia vital dos alimentos deriva dos elementos presentes na natureza.

Os alimentos cultivados no solo ao absorverem a água, os raios solares, os nutrientes da terra e realizarem a troca gasosa com o ar, têm muito mais energia vital do que os alimentos produzidos de forma artificial.

Atualmente, com o capitalismo, a tecnologia e a industrialização, a alimentação nutritiva tem sido substituída por uma alimentação artificial, provocando um déficit de energia vital. Os alimentos vêm com como agrotóxicos, hormônios, corantes e conservantes.

Estas substâncias não nutrem o organismo e ainda provocam o desequilíbrio e esgotamento da energia vital. Processos alérgicos representam a defesa do organismo, que não reconhece e rejeita os alimentos ingeridos, por serem incompatíveis com a natureza orgânica e energética dele.

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS, DE ACORDO COM A PRESENÇA DE ENERGIA VITAL

Os alimentos são classificados em 4 gêneros de acordo com o nível de princípios vitais e ativos que contêm:

Alimentos Biogênicos e Bioativos

Geradores e ativadores da energia vital. São regeneradores, fortalecem a imunidade e a vitalidade. Atuam como desintoxicantes, regulam a produção dos hormônios, trazem bem-estar e vigor, promovem clareza mental e equilíbrio emocional.

Fazem parte destes grupos de alimentos: grãos, sementes, cereais, leguminosos, hortaliças, ervas medicinais, nozes, e frutas cruas.

Alimentos bio-estáticos e biocidas

Devido aos processos químicos de refinação, conservação e congelamento, estes tipos de alimentos perderam sua energia vital, por isso fornecem pouca ou nenhuma vitalidade para o corpo. São alimentos que causam degeneração, envelhecimento e fazem com que o organismo funcione no potencial mínimo.

Estes grupos de alimentos são conservados ou produzidos artificialmente ou com com alto grau de industrialização. São desencadeadores de doenças degenerativas, tais como: diabetes, arteriosclerose e câncer, entre outras.

SOMOS AQUILO QUE COMEMOS

Os alimentos podem ajudar o prejudicar o desenvolvimento físico, mental e espiritual.

A bioquímica dos alimentos afeta a bioquímica dos nossos corpos, interferindo no sistemas endócrino, nervoso e o cerebral, responsáveis pelas manifestações físicas, mentais ou instintivas. Instintos descontrolados, mente perturbada.

Para mantermos a calma e o equilíbrio mental é necessário ingerir alimentos sutis ou bioativos.

O ESTADO MENTAL INFLUENCIA NOSSA ALIMENTAÇÃO

Ao nos alimentarmos, é importante lembrar que os alimentos são expressão da Consciência Cósmica.

Ao comermos calmos e relaxados, o alimento é melhor assimilado pelo organismo.

O corpo físico é afetado pelas emoções, nossa digestão é prejudicada quando estamos com sentimentos negativos. A meditação antes das refeições é muito benéfica. Comer em horários apropriados é melhor para nossa boa nutrição. Não comer à toda hora durante o dia, é o mais indicado, pois o sistema digestivo precisa de descanso.

Mastigar bem e devagar os alimentos contribui para que a sejam melhores absorvidos pelo organismo. A digestão começa na boca com a saliva e a mastigação.

Evite os alimentos processados ou industrializados. Não beba água durante a refeição, pois prejudica a digestão.

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

A doença é consequência da intoxicação do corpo físico e energético. O estado preliminar da doença é a apatia, a falta de concentração, o desinteresse pela vida e pelos conhecimentos que promovem a vida.

A saúde manifesta vigor e alegria, que pode ser alcançado através da simples da alimentação natural.

Uma alimentação consciente se baseia no consumo de alimentos que promovam o bem-estar físico, mental e espiritual.

Talvez te interesse ler também:

RECEITAS de Torta Viva: bem-estar, bom humor, contra depressão 

Inhame: um alimento medicinal, cheio de propriedades e usos

Painço: beneficios de um dos alimentos mais saudáveis do mundo




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...