Banana: verde, amarela ou marrom? Qual é melhor para a saúde?

  • atualizado: 
Bananas

A banana é um dos frutos mais nutritivo e energético que existe. É uma fruta que nos proporciona sensação de saciedade e é fonte de potássio. Mas você sabia que banana madura é 8 vezes mais eficiente para fortalecer seu sistema imunológico?

Incluí-la no cardápio alimentar ajuda a nos manter saudáveis, a perder ou manter o peso e a melhorar a função intestinal.

banana é uma fruta bem popular, acessível e saudável, que nos oferece as opções de consumi-la verde, madura ou bem madura (marrom).

Dessa forma ficam as perguntas: a maturação e a cor da banana fazem diferença? Em que ponto de maturação é melhor o consumo da banana?

Tem gente que gosta da banana amarela, pois ela não é nem muito dura e seca, como a verde, e nem mole e melada como a marrom.

Outros preferem a versão seca para consumi-la cozida e outros a marrom para fazer doce de banana.

Seja como for, cada cor tem seus benefícios

Saiba quais são os benefícios que cada tipo de banana pode nos oferecer, para poder optar por qual atende melhor às suas necessidades.

 

1. Vantagens da banana mais ou menos madura

bananas maturação

De acordo com a maturação, a banana tem um determinado valor nutricional.

Quanto mais madura for a banana, mais doce ela é, isso se deve às enzimas que essa fruta contém e que se convertem em amido quando a banana amadurece. Esse amido se transforma em açúcares simples: mono e dissacarídeos, como sacarose, glicose e frutose. 

Quando o amido se converte em açúcar simples, a banana madura fica mais fácil de digerir. Por outro lado, vários estudos revelaram que, quando a banana amadurece perde algumas de suas vitaminas e minerais.

Mesmo assim, ainda é vantajoso e benéfico o consumo da banana madura, pois ela tem várias propriedades antioxidantes e anticâncer e produz uma substância chamada de TNF (fator de necrose tumoral), que tem a capacidade de combater as células malignas.

2. Banana verde

bananas verdes 1

Quem tem diabetes ou propensão à tê-la, pode incluir banana verde em sua dieta por ter menos açúcar, evitando o rápido aumento nos níveis de glicose no sangue (de acordo com a indicação médica de cada um, claro!)

Além de ter um baixo índice glicêmico, as bananas verdes também possuem propriedades medicinais. Consumir banana verde ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Da banana verde se produz a biomassa de banana verde um alimento funcional e nutritivo.

3. Banana amarela

bananas amarela

A banana amarela, que apresenta nível médio de amadurecimento, é fonte de fibras, cobre, zinco, potássio, antioxidantes, carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas A, B, C, entre outras.

Essa banana é ideal para o consumo in natura, para compor saladas e vitaminas de frutas e para ser degustada com aveia.

Devido à sua consistência, ela cai bem em receitas de bolo.

4. Banana manchada

bananas manchadas

As bananas manchadas são ricas em antioxidantes, previnem a azia e indigestão.

Quando uma banana amadurece, seu teor de açúcar e quantidade de nutrientes aumenta o que faz da banana com manchas ser ainda melhor do que a amarela ou verde.

As manchas indicam a presença de uma substância anticancerígena, além disso fortalece o sistema imunológico e ajuda na regeneração celular do corpo, prevenindo tumores.

5. Banana marrom

bananas marrons

A banana marrom parece fruta podre e quem desconhece suas propriedades, deixará de aproveitá-la! Grave erro.

Essa banana é bem macia e apresenta benefícios para os ossos e músculos; ajuda a manter equilibrado o nível de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, e contribui para uma boa digestão.

6. Quando o consumo da banana não é recomendado?

Em determinados casos o consumo da banana não é benéfico.

Os especialistas recomendam, para aqueles que sofrem de insuficiência hepática ou insuficiência renal, consultar um médico antes de consumir bananas. Diabéticos também devem se consultar, assim como pacientes com problemas digestivos e outros (alergias, obesidade, etc).

7. Porque dar preferência às bananas orgânicas?

Se puder cultive bananeiras e coma bananas orgânicas, sem agrotóxicos e aditivos químicos.

Caso não tenha lugar para plantar e, se por ventura tenha perto quem vende ou produz bananas orgânicas, prefira essas que são cultivadas de forma natural, pois são ainda mais saudáveis e saborosas!

Talvez te interesse ler também:

COMO DEVEMOS COMER FRUTAS? COM OU SEM AS CASCAS?

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!