Estudo Revela o Melhor (e mais fácil) Método Para Se Livrar da Raiva


Saber controlar a raiva é um desejo humano tão antigo quanto o próprio homem. Diz o ditado popular que a raiva é como tomar um veneno esperando que o outro morra. Sêneca, o filósofo estóico da Roma antiga escreveu sobre como evitá-la em sua obra “Sobre a Ira” no ano 45 dC, mas a raiva continua a envenenar os homens.

Métodos modernos para lidar com a raiva incluem exercícios físicos, como socar um saco de pancadas na academia, ou respirar fundo e contar até 10. Da meditação à porrada, talvez o que funcione melhor seja algo bem corriqueiro.

Uma técnica simples e acessível está ganhando destaque por ser cientificamente comprovada: escrever os pensamentos negativos em um pedaço de papel e depois destruí-lo. Um estudo realizado no Japão descobriu que escrever sobre uma reação negativa em um papel e, em seguida, rasgá-lo ou jogá-lo fora pode eliminar os sentimentos de raiva.

O estudo

Pesquisadores da Universidade de Nagoya ficaram surpresos ao descobrir que essa prática simples foi eficaz em quase eliminar completamente a raiva. O estudo, publicado na revista Scientific Reports da Nature, baseou-se em pesquisas anteriores sobre a relação entre a palavra escrita e a redução da raiva, além de estudos que mostram como interações com objetos físicos podem afetar o humor das pessoas.

Os resultados do estudo sugerem que o ato de se livrar de um objeto físico associado a uma emoção negativa pode fazer com que a emoção desapareça. Essa técnica, chamada de “contágio mágico reverso“, é uma inversão da crença de que a essência de uma pessoa pode ser transferida através de seus objetos físicos.

No experimento, cinquenta estudantes foram convidadas a escrever suas opiniões sobre um problema social importante e receberam além de nota baixa, um feedback negativo dos avaliadores. Aqueles que, furiosos com a nota, escreveram seus pensamentos de raiva em papéis e depois os descartaram, experimentaram uma redução significativa na raiva, enquanto aqueles que mantiveram uma cópia do papel se mantiveram irritados.

Os pesquisadores sugerem que essa técnica simples pode ser útil no dia a dia, permitindo que as pessoas escrevam sobre a fonte de sua raiva e depois a descartem. Além disso, essa descoberta pode explicar a tradição japonesa chamada hakidashisara, um festival onde as pessoas quebram pequenos discos representando suas frustrações. Essa prática pode fornecer um alívio semelhante ao observado no estudo.

Talvez te interesse ler também:

O DNA da raiva brasileira está cientificamente comprovado

Amargura e raiva fazem mal ao fígado, causam cansaço e mau humor

20 conselhos montessorianos para lidar com a raiva e a birra infantil




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...