Jiló a fruta com benefícios e malefícios

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jiló

Jiló é uma fruta? Apesar do sabor amargo bastante característico e da maioria das pessoas torcerem o nariz para ele… Sim! O jiló é uma fruta, parente da berinjela, do pimentão e do tomate.

Vamos conhecer o lado "doce" desse alimento considerado amargo para que você não o recuse mais pois, como se sabe, uma dieta variada é a base da boa saúde. O jiló possui incríveis benefícios nutricionais e, sabendo cozinhá-lo, ele pode ser de verdade uma delícia. Valorize este alimento!

 

1. Características gerais

Originário da África Ocidental, o jiló (Solanum gilo ou Solanum aethiopicum) é o fruto da planta herbácea conhecida como jiloeiro, o qual é muito cultivado no Brasil. Essa planta pode atingir 1,5 m de altura, seus ramos são verdes, recobertos por pêlos, possui flores brancas e seu fruto possui formato oblongo e alongado, parecendo limões.

O jiló tem carboidrato, proteínas, sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e magnésio, além de vitaminas A, vitaminas complexo B e C. No entanto, a sua vitamina C pode ser perdida devido ao cozimento.

Embora o jiló tenha muitos benefícios e propriedades medicinais, algumas pesquisas indicam ainda os malefícios do fruto, principalmente em pessoas que possuem excesso de ferro no organismo, como veremos a seguir.

De qualquer forma, para sabermos aproveitar os benefícios do jiló e consumi-lo sem fazer cara feia, vamos aprender alguns truques e receitas em vídeo sobre diferentes maneiras de prepará-lo. Vamos conferir?

2. Benefícios e propriedades medicinais do jiló

Apesar do gosto amargo, pesquisas indicam que o jiló faz bem ao coração, ajuda a eliminar o mau hálito e também ajuda a perder peso. Isso porque, além das vitaminas A, B e C, dos minerais cálcio, ferro, fósforo e magnésio, o jiló também contém compostos bioquímicos como os flavonóides, antioxidantes que protegem as artérias, impedindo a ação do colesterol ruim no organismo.

Além disso, o jiló é um excelente aliado na perda de peso, pois possui baixíssimas calorias (cerca de 40 calorias em 100 gramas) e promove uma sensação de saciedade devido à grande quantidade de água em sua composição.

No entanto, para que esses benefícios sejam adquiridos, é necessário que o consumo do jiló seja de uma a duas vezes na semana. Portanto, se quiser obter seus benefícios, trate de incluí-lo em sua dieta!

Outra grande vantagem de consumir jiló é a de que ele ajuda a combater o mau hálito e infecções bucais. Segundo um estudo, isso ocorre porque o sabor amargo estimula a salivação e tem uma ação bactericida, favorável no processo de limpeza da boca, deixando o hálito saudável, como consequência.

Fora os benefícios citados acima, destacamos também os dados deste outro estudo:

  • Melhora nos problemas hepáticos, distúrbios do fígado e dispepsia biliar
  • Evita o acúmulo do colesterol ruim, obesidade e diabetes
  • Colabora para o tratamento de anemia por falta de ferro
  • Alivia prisão de ventre e problemas intestinais
 

3. Malefícios (contraindicações)

Apesar de todos os benefícios citados acima, algumas pesquisas indicam ainda que o consumo de jiló em excesso pode ser prejudicial para quem possui níveis elevados de ferro no organismo e tem dificuldade em absorvê-lo.

Do mesmo modo que o jiló é benéfico para tratar problemas hepáticos e diabetes, se consumido em excesso o efeito pode ser contrário. Como consequência, o consumo de jiló em demasia pode causar:

  • Diarréias
  • Vômitos
  • Problemas cardíacos
  • Piora dos casos de distúrbios hepáticos e diabates

Por isso, se tem problemas de saúde, principalmente relacionados à alimentação, consulte um médico para saber quais alimentos deve comer, bem como quais deve evitar. Muito provavelmente você deverá fazer um acompanhamento com um nutricionista que indicará a quantidade correta de cada alimento e o que fará parte da sua dieta.

4. Como consumir jiló?

Muitas pessoas não podem nem ouvir falar no nome jiló, pois já associam ao sabor amargo e vem aquela sensação de repulsa, acompanhada da careta. Eu mesma tinha essa impressão até comer o jiló preparado por minha sogra… Uma delícia!

5. Eliminando o sabor amargo

Não perguntei como ela faz, mas com certeza ela deve utilizar essa técnica muito simples e eficiente para eliminar o sabor amargo: corte o jiló em fatias ou ao meio, envolva-o com sal, deixe-o escorrendo em uma peneira ou escorredor de macarrão por cerca de meia hora e depois lave e seque com papel toalha.

Outra dica bem parecida é, cortar o jiló ao meio e deixar de molho numa tijela com água e sal por pelo menos 20 minutos. Depois é só escorrer bem e secar com papel toalha. Após este procedimento, o jiló estará pronto para ser consumido, seja cru, na salada, frito e refogado, ou até mesmo triturado e transformado em farinha para preparar outras receitas.

Para quem quer emagrecer, a dica é fazer o chá de jiló com casca de abacaxi.

Colocamos essa receita aqui no nosso site, clique no link aqui acima, escrito em verde na palavra chá de jiló, para conferir.

6. Receitas em vídeo

Para aprender como preparar o jiló, separamos 5 vídeos que ensina a fazê-lo de diversas maneiras. Escolha a receita de sua preferência e assista aos vídeos para conferir tudo:

JILÓ FÁCIL E DELICIOSO

Paula Moraes ensina a fazer este jiló que leva pouquíssimos ingredientes: alho, óleo, limão, sal e limão. Fácil, fácil. Confira!

JILÓ FRITO

Gente, dizem que tudo que é frito é uma delícia, então confira a receita da Mara Caprio Culinária e Dicas para comer esse jiló acompanhado de uma cervejinha. Parece que realmente não vai ter como não gostar. Veja o passo o passo no vídeo abaixo:

SALADA DE JILÓ

O Canal Cozinhando com Sussa Rodrigues dá a receita da salada de jiló pra você que quer evitar fritura ou que quer variar o cardápio deste ingrediente que, como vimos, é cheio de benefícios nutricionais. A receita leva jiló, pimentão, cebola, cebolinha, vinagre, azeite e sal. Confira o modo de fazer: 

CONSERVA DE JILÓ

Aí está uma maneira prática de saborear jiló, tendo-o sempre à mão em forma de conserva. A Veronica Laino ensina o passo a passo dessa receita. Confira:

CHIPS DE JILÓ

Chips de batata é muito bom, é verdade, mas há opções mais saudáveis e inclusive exóticas. Olha o que o Sr Pool na Cozinha e no Mundo ensina: 

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