Tomate: 10 extraordinárias propriedades benéficas

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Tomate

Um dos alimentos mais populares, bem utilizado e versátil na culinária de vários países, é o saboroso tomate, que costuma ser confundido como legume, mas na realidade é um fruto.

O tomate é a fruta do tomateiro (Solanum lycopersicum)  planta pertence à família das Solanaceae, da qual também fazem parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões.

A palavra portuguesa tomate vem do castelhano tomate, que por sua vez vem de tomatl, proveniente do náuatle, língua dos astecas.

As espécies de tomates são oriundas das Américas Central e do Sul. A origem da utilização do tomate como alimento vem do México e foi difundida pelos europeus que colonizaram as Américas.

O tomateiro cresce entre 1-3 metros de altura, tem hastes fracas que se encurvam sobre o chão ou apoiam em outras plantas é um vegetal perene (duradouro), quando nativo de um ambiente.

Essas são algumas informações e curiosidades sobre o tomate, agora a seguir saibam mais sobre o tomate e conheçam os suas propriedades benéficas:

 

1. Origem

O uso do tomate na comida tem origem nos povos incas, astecas e maias.

Em 500 A.C. o tomate já era cultivada no sul do México e, de certo, em outras áreas.

Existem evidências arqueológicas que apontam que o tomatillo ou tomate-verde, uma espécie que possui um ácido verde e que é consumido no México, era utilizado como alimento no período pré-hispânico, ou seja, antes da chegada dos colonizadores espanhóis.

No século XVI, o tomate passou a ser cultivado no sul do México.

2. Como o tomate se tornou popular

O conquistador espanhol Hernán Cortés pode ter sido o responsável por levar o tomate para a Europa, depois que conquistou a cidade asteca de Tenochtitlan, em 1521, hoje Cidade do México.

O cultivo do tomate na Europa teve início na década de 1540. Depois, da colonização espanhola das Américas, os espanhóis distribuíram o tomate em suas colônias no Caribe, eles também levaram tomates para as Filipinas, sendo daí introduzido no sudeste da Ásia e, posteriormente, em todo o continente asiático.

Em 1544, Pietro Andrea Mattioli, um médico italiano e botânico, descreveu que o tomate era um novo tipo de berinjela trazido para a Itália e o descreveu como sendo da cor vermelho sangue e que quando maduro, poderia ser dividido em segmentos e comido como uma berinjela, isto é, preparado e temperado com sal, pimenta-preta e óleo.

Os italianos batizaram este fruto com o nome de pomodoro = pomo d'oro, que significa maçã dourada.

No início do século XVII, o tomate passou a ser utilizado como alimento na Espanha.

Em Nápoles em 1692 foi publicado um livro de receitas contendo o tomate como ingrediente, embora o autor Antonio Latine provavelmente tenha obtido as receitas de fontes espanholas. Neste livro de receitas culinárias da cozinha napolitana havia uma receita que recomendava levar ao fogo pedaços de tomate, sem pele ou sementes, temperando com salsinha, cebola e alho picados, salpicados com sal e pimenta, com adição de azeite e vinagre, para obter um molho de tomate "estilo espanhol".

Em 1745, o livro de culinária do espanhol Juan Altamiras dentre duzentas receitas que continha, treze utilizavam como ingrediente o tomate.

No século XIX , o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior em países da Europa, tornando-se popular e passando a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea.

3. Tipos de tomates

Existem muitos tipos de tomates, classificados de acordo com formato, características e finalidade de uso. Por exemplo, o tomate redondo ou o italiano que é aquele alongado, se maduros, podem ser usados para fazer molhos. Se mais verdes ou firmes, para salada. Os tomate-cerejas também podem ser usado em saladas, ao forno ou como ingrediente para fazer um molho rápido. Tomates maduros também são usados para fazer gazpacho.

São muitas as utilizações deste fruto, por isso ele se tornou um verdadeiro coringa na cozinha. Veja abaixo algumas indicações de uso em receitas práticas:

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4. Nutrientes

  • O tomate é um alimento rico em licopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas)
  • Vitaminas A e do complexo B
  • Minerais fundamentais como o fósforo e o potássio,
  • Além de ácido fólico, cálcio e frutose. 

Quanto mais maduro, for o tomate, maior a concentração de nutrientes.

O tomate contém bastante água e é pouco calórico.

Alguns estudos atestaram seus benefícios no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, se mostrou eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

De 1986 a 1998, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os hábitos alimentares de 50 000 homens e, de acordo com os resultados, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23% menos incidência de câncer do que outros.

A pesquisa teve como conclusão que os benefícios podem ainda ser maiores se o tomate for consumido cozido e acompanhando de um pouco de azeite, porque alguns de seus nutrientes são melhor absorvidos em presença de óleo (lipossolúveis).

E os benefícios do tomate não param aí, conheçam mais vantagens de se consumir tomate no próximo tópico.

5. O tomate e suas 10 propriedades benéficas

1. PREVINE PROBLEMAS CARDÍACOS

O consumo de tomate diminui a propensão à doença cardíaca devido aos antioxidantes que fazem parte de sua composição nutricional e que contribuem para a saúde dos vasos sanguíneos, ajudando no bom funcionamento do coração.

Quem quer proteger a saúde do coração, pode consumir mais tomate.

2. FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Devido ao fato de o tomate conter alto teor de vitamina C, o seu consumo é muito benéfico para manter nosso sistema imunológico saudável.

3. ANTICÂNCER

Na composição do tomate se encontra um poderoso antioxidante, o licopeno. Este nutriente protege o organismo da degeneração e doenças provocadas pelos radicais livres e doenças, inclusive o câncer.

4. EMAGRECE

Quem quer perder peso tem no tomate um aliado, devido à sua pouca quantidade de calorias e por estimular a produção do aminoácido carnitina, produzido pelo corpo para transformar os lipídios em energia.

5. COMBATE A OSTEOPOROSE

Segundo os especialistas em saúde, a falta de licopeno durante a menopausa pode desencadear a osteoporose. Portanto para ter um corpo mais saudável é recomendável consumir alimentos ricos em licopeno, salvo alguma contraindicação individual.

O licopeno pode ser encontrado também em alimentos como melancias, caquis e toranjas.

6. AJUDA NO CONTROLE DO COLESTEROL

Os tomates podem ajudar o organismo no controle dos níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças que comprometam as artérias e o fígado, principais afetados pelo descontrole do colesterol.

Outros alimentos que contribuem para redução do colesterol são a aveia e o espinafre.

7. CONTRIBUI PARA OLHOS MAIS SAUDÁVEIS E BOA VISÃO

O tomate beneficia os olhos e ajuda a ter uma boa visão, isso ocorre devido à presença do betacaroteno e da luteína, em sua composição nutricional.

Graças a esses componentes nutricionais o tomate ajuda a proteger os olhos de doenças degenerativas, como por exemplo a catarata. Outros alimentos que contém estes nutrientes são: brócolis, berinjelas e abóboras.

8. FACILITA A DIGESTÃO

Devido às fibras vegetais contidas no tomate, como a hemicelulose e a celulose, o tomate ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo, combatendo prisão de ventre e intestino preguiçoso por exemplo.

9. É UM DIURÉTICO NATURAL

Devido ao alto teor de água, o tomate estimula a diurese, purificando, limpando o organismo, principalmente se consumido ao natural, sem adição de sal.

Outros alimentos diuréticos são melancias, melões e pepinos.

10. EVITA E CONTROLA A DIABETES

Por conter o mineral cromo, o tomate ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, sendo o seu consumo muito benéfico para diabéticos ou para quem quer prevenir o desenvolvimento desta doença.

6. O ideal é consumir tomates sem agrotóxicos

Todos estes benefícios estarão mais preservados e serão mais acentuados se o tomate for orgânico, pois, infelizmente, este fruto é um dos alimentos que mais recebem agrotóxicos para ser cultivado.

Na impossibilidade de obter tomate orgânico (sem agrotóxicos), uma alternativa para reduzir os efeitos residuais do agrotóxico neste fruto e aproveitar melhor os seus benefícios, sem os prejuízos causados pela ação dos inseticidas agrícolas, é utilizar alguns métodos para limpeza e eliminação do agrotóxico no tomate:

1. Água com Bicarbonato de sódio

Lave bem o tomate e deixe de molho em uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água, deixando de molho por 15 minutos ou até mais, depois é só enxaguar bem.

2. Água e vinagre

Outra opção para diminuir os resíduos do agrotóxico é utilizar água e vinagre na proporção de 2 xícaras de água para 1 de vinagre e colocar de molho os tomates por 30 minutos, depois é só enxaguar bem.

3. Descascar o tomate

Uma outra possibilidade é a de descascar o tomate, já que grande parte do resíduo de agrotóxico se concentra na casca, mas ainda assim é necessário proceder à lavagem do tomate, de preferência deixando-o de molho para tirar outras impurezas.

Agora, uma sugestão para ter tomates sem agrotóxicos é plantar um tomateiro em casa.

Já pensou comer tomates colhidos do pé, que maravilha!

Leia mais: COMO CULTIVAR TOMATE EM CASA

7. As várias formas de consumir o tomate

O tomate é um dos alimentos mais versáteis que dá para consumir de várias formas: puro, suco, desidratado (tomate seco), molho, pasta e salada.

Na culinária o tomate enriquece pratos como: pizza, macarronada, sanduíches, assados de legumes, tortas salgadas, brusquetas e recheios de pães.

É um alimento ideal para dias quentes por ser refrescante e hidratante e combina muito bem com verdura e legumes em vários tipos de salada, tornando as refeições ainda mais nutritivas e saborosas.

Depois de saber todas estas informações...terá tomate todo o dia em tua mesa!!!

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