8 Fake News sobre Alimentação e Saúde


Fake News pra todo lado e claro, também no quesito alimentação e saúde elas não podiam faltar. E para esclarecer os fatos, o Istituto Superiore della Sanità na Itália (a terra da comida por excelência) resolveu dedicar uma sessão no seu próprio site sobre as fake news relacionadas à alimentação.

E foi de lá que nós colhemos algumas informações para desmitificar algumas falsidades que giram na web do mundo inteiro sobre um assunto que interessa a todos: a comida nossa de cada dia.

Vamos lá?

Macarrão engorda. Abacaxi emagrece

Nenhum alimento engorda ou emagrece milagrosamente e por si só. Macarrão engorda? Pizza engorda? Massa engorda? Os italianos comem isso todos os dias e são os mais magros da Europa e os 3° mais magros do mundo.

Leia também: COMENDO MACARRÃO E PIZZA, ITÁLIA CONSEGUE SER O 3° PAÍS MAIS MAGRO DO MUNDO!

Nem o abacaxi nem nenhum outro alimento emagrece por si só, se não for considerado dentro de uma dieta variada e de um estilo de vida saudável.

Por outro lado, não devemos demonizar os carboidratos muito úteis para o nosso metabolismo energético.

Não é verdade que todo o peixe é rico em mercúrio

Peixes grandes, como o peixe-espada e o atum, são mais facilmente contaminados por este metal pesado do que os peixes pequenos pelo fato de os grandes estarem no final da cadeia alimentar e de acumularem o mercúrio de outros peixes. Somente estas espécies maiores devem ser consumidas muito ocasionalmente ou serem totalmente evitadas por crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando.

O açúcar demerara é melhor que o açúcar branco

Essa afirmação é falsa porque se trata sempre do mesmo produto básico, a sacarose, trabalhada de forma diferente. Entre outras coisas, o açúcar demerara comumente presente por exemplo nos cafés, não é sequer integral. Graças à presença do melaço, o demerara poderia fornecer alguns nutrientes a mais em relação ao açúcar branco, mas em doses muito baixas, se se considerar a quantidade usada para adoçar o cafezinho.

Comer alimentos sem glúten é mais saudável

Pelo contrário, na ausência de doenças como a doença celíaca que justifica a exclusão desta proteína da dieta, é aconselhável consumir alimentos tradicionais e não “sem glúten” para não se privar de certos nutrientes. No mais, os produtos sem glúten existentes no mercado são mais calóricos e mais ricos em gordura. Uma recente pesquisa chegou exatamente à esta mesma conclusão.

Obesidade infantil passa com o desenvolvimento da criança

Isso é obviamente falso! Ser obeso quando criança aumenta muito o risco de sofrer do mesmo problema quando adulto. As crianças devem ser educadas desde pequenas a terem uma dieta saudável, a não pular refeições e a não serem sedentárias.

Alguns produtos podem substituir uma refeição

FaLso! Duvide de barras energéticas, produtos solúveis e suplementos alimentares que prometem substituir uma refeição. Dificilmente estes produtos contêm a integralidade dos nutrientes que um prato variado, equilibrado e saudável contém.

O colesterol alto depende dos genes e não da dieta

Ainda que possa haver um fator genético, manter uma dieta saudável, controlar o peso, praticar atividade física e evitar o tabagismo são boas estratégias para prevenir doenças cardiovasculares principalmente em pessoas geneticamente predispostas a terem o colesterol ruim alto.

Você precisa de ferro? Coma muito espinafre!

O ferro contido no espinafre (e em outros alimentos de origem vegetal) não é particularmente biodisponível para o nosso organismo. Para melhorar a absorção do ferro do espinafre é bom comê-lo cozido e com limão ou outros alimentos em que estejam presentes a vitamina C.

E para finalizar, o site também fala sobre o cuidado que devemos ter ao ler sobre dietas drásticas que prometem o emagrecimento rápido, entre outras recomendações. Mas talvez a fake das fakes news são as notícias que alardeiam a cura do câncer através da alimentação ou de qualquer outro produto.

Seja sempre crítico com tudo o que ler, seja na internet, seja na mídia impressa, seja na vida. Milagres não existem!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...