Edamame: o que é? Benefícios e como consumir

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Edamame

Hoje vamos falar sobre o Edamame, você conhece? Esse vegetal nada mais é do que a soja “verde”, ou seja, a soja que ainda não amadureceu. É um alimento super nutritivo e super gostoso, ideal para um aperitivo saudável acompanhado de um bom bate-papo com os amigos! 

Com aparência de ervilhas, de cor verde e textura mole e macia, o edamame geralmente é consumido em sua forma “imatura” e sem a vagem. Possui os mesmos benefícios da soja madura, mas com a vantagem de ser menos calórico.

Além disso, faz bem para a saúde e ajuda na prevenção contra o câncer e no controle dos problemas hormonais causados pela menopausa.

Mas atenção! Pessoas que têm algum tipo de alergia à soja ou disfunções na tireóide devem consumir com alguns cuidados…

Quer saber mais?! Então aproveite as informações deste artigo e boa leitura!

O que é Edamame?

O Edamame teve origem na China desde os anos 200 a.C. No Japão foi conhecido a partir do ano de 1.275, onde a palavra “edamame” significa “galho de feijão” (eda = galho + mame = feijão). Os coreanos também consomem o edamame e eles o chamam de “kong”, que é como definem a maioria dos grãos.

Nos Estados Unidos, o edamame é definido como grãos de soja que podem ser comidos frescos, e isso é possível devido à sua textura ser macia e o sabor suave, mesmo sendo colhidos ainda verdes.

Já no Brasil, que é o segundo maior produtor de soja do mundo, perdendo apenas para os EUA, o consumo do edamame ainda é relativamente baixo, pois o sabor não caiu totalmente no gosto do povo. No entanto, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), desenvolveu uma versão da soja verde com um sabor mais suave e levemente adocicado, devido ao fato de não possuir a enzima que deixa o edamame amargo.

Por conta disso, o consumo de edamame vem aumentando gradativamente e ele já pode ser encontrado em feiras e supermercados, tanto fresco dentro das vagens, quanto em grãos descascados e congelados, tornando acessíveis seus benefícios e propriedades para toda a população.

Propriedades e benefícios do Edamame

Quem conhece a soja e já faz uso dela, sabe que ela possui vários benefícios para a saúde, devendo ter seu consumo restrito apenas por quem tem alergia ou ser consumida com moderação por quem tem disfunções na tireóide.

O diferencial da soja verde é que, além de todos os benefícios da soja madura, ela também auxilia no emagrecimento, pois tem mais proteínas e menos carboidratos, ou seja, menos calorias (cerca de 120 kcal em 100 gramas).

Além disso, o edamame é super indicado para quem pratica atividades físicas e para quem busca emagrecimento, pois é rico em diversos nutrientes que aceleram o metabolismo, auxiliam na digestão e evita a retenção de líquidos.

Dentre as vitaminas e nutrientes contidos no edamame temos:

  • Isoflavonas e compostos bioativos - ajudam a diminuir os sintomas do climatério e da menopausa;
  • Proteínas - supre boa parte da necessidade diária, promove saciedade e contribui para o emagrecimento;
  • Metionina - antioxidante que em conjunto com as vitaminas A, B1 e C ajudam na restauração do fígado, principalmente se o edamame for consumido como aperitivo acompanhado de bebidas alcoólicas (veremos mais sobre essa forma de consumo em “Como consumir?”);
  • Fibras - favorece o funcionamento do intestino e dá sensação de saciedade;
  • Vitaminas A, B e C - aliado dos sistemas nervoso e imunológico e da visão;
  • Saponinas e ácido fítico - ajudam na absorção dos minerais cálcio, zinco, ferro, fósforo e potássio, que por sua vez são os responsáveis por ajudar na eliminação dos líquidos e, consequentemente no desinchaço do corpo;
  • Betacaroteno e luteína - importantes para a saúde dos olhos e da pele. Pesquisas afirmam que o betacaroteno é um antioxidante que previne doenças no cólon, problemas de visão, evita a degeneração macular e protege a retina contra as agressões causadas pelo Sol.

Além de todas essas propriedades e benefícios, pesquisas garantem que o edamame auxilia na prevenção de tumores, aterosclerose, problemas cardíacos, reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

Como consumir edamame? Receitas!!!

Agora que já vimos tudo e mais um pouco do porquê consumir o edamame, que é muito bom para a saúde, vamos aprender como consumi-lo? É muito simples!

A forma mais básica é fervê-lo em uma panela com água e sal por 5 minutos. Se preferir, pode cortar as pontas e cozinhar no vapor. O sal pode ser colocado tanto no cozimento quanto depois de cozido, salpicado por cima. Só não exagere no sal!

É possível consumi-lo como aperitivo, apenas os grãos, retirados das bagas. Para melhor entender, separamos 5 vídeos com receitas básicas, simples, para demonstrar melhor a facilidade no preparo desta leguminosa. Alguns vídeos possuem legendas, outros não, mas é possível assimilar o conteúdo.

Com o edamame cozido dá para fazer patês, molhos ou consumi-lo em saladas, junto com o arroz ou como tua imaginação permitir. Basta retirar a casca e usar somente os grãos, cozidos, como bem preferir.

Receita Japonesa

Tirando o cachorrinho sobre a bancada onde são preparadas refeições, a senhora do vídeo apresenta uma versão super simples de preparar edamame e consumir como aperitivo acompanhando uma cervejinha! (Para quem gosta…) A receita japonesa vale a pena pois o Japão é um dos países que mais consomem esta iguaria. 

 

Como preparar edamame

Este vídeo, que já está em português, também mostra um preparo bem fácil de fazer edamame! 

 

Uma outra variante do modo de fazer edamame

Este vídeo ensina a fazer um molhinho a base de molho de soja, alho e gengibre, para mergulhar o edamame cozido, mergulhando a baga mas comendo apenas os grãos!

 

Receita básica e com legenda

Este outro também ensina o modo tradicional, porém com a opção de congelar.

 

Edamame versão apimentada

Por último, uma versão apimentada e com uma edição um pouco mais “sofisticada” de como preparar um delicioso aperitivo de edamame (também com a cervejinha no final para quem é fã de cerveja com aperitivo)! Parece realmente bom!

 

Quais as contraindicações do edamame?

Segundo a nutricionista Célia Mara Garcia, o consumo de edamame não é indicado para quem tem alguma sensibilidade à soja ou aos fitoestrogênios presentes nos grãos.

Ela recomenda ainda que o consumo de edamame seja feito em acompanhamento de uma boa quantidade de verduras verde-escuras que são ricas em iodo.

Dessa forma, além de promover o melhor aproveitamento dos benefícios da soja, a tireoide (glândula que necessita de iodo) não será prejudicada.

Reforçando o que disse a nutricionista: a soja em excesso sem a ingestão concomitante de iodo, pode sobrecarregar a glândula tireoide!

Tirando essas ressalvas, o consumo de edamame e soja madura é indicado para todos! Esperamos que gostem das dicas e aproveitem os benefícios desse vegetal… Até!

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