Dieta do sorvete: como funciona, menu semanal, o que comer e contraindicações


É possível perder peso comendo sorvete? De acordo com a dieta de sorvete, proposta inclusive por nutricionistas conhecidos, sim, e esta seria uma dieta muito simples e gostosa.

{index}

Durante os dias de verão, quando faz muito calor, muitas vezes você quer e precisa comer coisas frescas e, entre as coisas mais apetitosas dessa época do ano está justamente o sorvete, geralmente considerado apenas como lanche, não como refeição.

Mas a dieta de sorvete, segundo seus seguidores, forneceria a inclusão do que é realmente um alimento, em todos os aspectos, como substitutivo de uma refeição.

Vejamos como…

Como funciona a Dieta do Sorvete

A dieta de sorvete parte do pressuposto de que o sorvete é um alimento completo, de fato contém açúcares, proteínas e gorduras, especialmente se você escolher as variedades que contenham leite (como o sorvete de creme, de nata, etc). No entanto, uma vez que o objetivo é perder peso, geralmente é recomendável escolher sorvetes ou picolés de frutas, que são mais leves e menos calóricos, em vez de comer sorvetes de creme todos os dias.

Quem quiser seguir esta dieta de verão, deve substituir uma refeição principal do dia com sorvete, geralmente na hora do almoço é mais fácil pois, muitas pessoas almoçam fora de, e talvez seja prático comer algo rápido e saboroso.

Se você estiver disposto, você também pode escolher preparar receitas caseiras do sorvete usando frutas locais, da estação, orgânicas e mais saudáveis.

Geralmente, a dieta de sorvete é feita por apenas uma semana e, dependendo do caso, ela permite perder 2-3 quilos rapidamente.

Esta dieta pode ser repetida ao longo do tempo mas com intervalo, por exemplo, de um mês antes de segui-la novamente.

Resumindo a dieta de sorvete:

  • consiste em substituir uma refeição normal com sorvete
  • dura uma semana, mas pode ser repetido após o intervalo de um mês
  • permite que você perca 2-3 quilos

O que comer?

foto

A dieta de sorvete consiste em comer de forma saudável e não muito calórica no café da manhã e no jantar, escolhendo alimentos frescos sazonais, grãos integrais e a quantidade certa de proteínas e gorduras saudáveis.

Obviamente, a principal característica é substituir o almoço ou o jantar pelo sorvete (nunca coma o sorvete depois da refeição).

Naturalmente a pessoa deve se concentrar sobre qual o tipo de sorvete seria melhor escolher.

Como já mencionado, os sorvetes de frutas são os melhores porque são menos calóricos, os picolés feitos somente de fruta, água e açúcar são ainda mais leves mas talvez não matem a fome. Portanto, pode-se escolher um sorvete feito com leite e frutas ou uma mix de creme e fruta.

Considere que o sorvete contém diferentes calorias dependendo do sabor escolhido. Aproximadamente, as calorias são:

foto

  • Sorvete de chocolate: 240 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de coco: 240 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de nata: 218 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de pistache: 200 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de avelã: 185 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de baunilha: 180 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de limão: 130 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de morango: 120 calorias por 100 gramas
  • Sorvete de leite de soja: 102 calorias por 100 gramas

Seria bom preferir o sorvete artesanal em vez do sorvete industrializado ou embalado, que contém uma longa lista de ingredientes que não são exatamente saudáveis ​​e naturais, embora algumas vezes possam até ser menos calóricos.

Se você é intolerante ao leite ou é vegano, você pode substituir o sorvete tradicional com o sorvete feito de leite de soja ou de qualquer outro “leite” vegetal.

Esquema de menu semanal

Apresentamos um possível esquema de dieta do sorvete onde o almoço é substituído pelo sorvete e, no resto do dia, segue-se uma dieta de estilo mediterrâneo.

Claro que esta é apenas uma indicação geral, peça o conselho de um nutricionista que irá lhe apresentar a melhor dieta projetada para suas necessidades específicas.

Segunda-feira

Café da manhã: iogurte ou leite (também leites vegetais), muesli caseiro e frutas

Almoço: sorvete de frutas misturadas

Jantar: sopa de legumes com croutons de pão integral

Snacks: frutas ou iogurte natural

Terça-feira

Café da manhã: suco ou centrifugado de frutas, chá ou infusão com pão de trigo integral, frios ou hummus de grão-de-bico

Almoço: sorvete de nata com frutas frescas

Jantar: peixe com batatas ao forno

Snacks: frutas, iogurte natural ou biscoitos leves

Quarta-feira

Café da manhã: torrada de pão integral com ricotta

Almoço: sorvete metade de creme e metade de fruta

Jantar: verduras grelhadas e uma fatia de pão integral

Snacks: frutas, iogurte natural ou biscoitos leves

Quinta-feira

Café da manhã: iogurte ou leite (também leites vegetais), muesli caseiro e fruta

Almoço: sorvete de creme

Jantar: ovos, legumes e uma fatia de pão integral

Snacks: frutas, iogurte natural ou biscoitos leves

Sexta-feira

Café da manhã: suco ou centrifugado de frutas, chá ou infusão com pão de trigo integral, frios ou hummus de grão-de-bico

Almoço: sorvete de iogurte com frutas frescas em cima

Jantar: risoto de legumes e salada

Snacks: frutas, iogurte natural ou biscoitos leves

Sábado

Café da manhã: torrada com pão integral, queijo ou frios

Almoço: sorvete de frutas mistas

Jantar: macarrão com feijão ou legumes com leguminosas

Snacks: frutas, iogurte natural ou biscoitos leves

Domingo

Café da manhã: iogurte ou leite (também vegetais), muesli caseiro e fruta

Almoço: sorvete metade creme metade fruta

Jantar: salada tipo tabule

Snacks: frutas, iogurte natural ou biscoitos leves

A opinião do nutricionista

foto

Pietro Migliaccio, conhecido nutricionista italiano expressou-se positivamente em relação à dieta de sorvete. Obviamente, este alimento nunca deve ser adicionado no final da refeição, mas comido individualmente, só assim pode ser um amigo da nossa forma.

De acordo com o especialista, é possível seguir a dieta de sorvete por apenas uma semana, mas também a qualquer outra semana, obviamente, não se você sofree de diabetes ou se você for obeso.

Contraindicações

A dieta do sorvete é um regime alimentar feito para alcançar a rápida perda de peso. No entanto, ela não tem efeito a longo prazo e é provável que, quem a fizer acabe retornado ao seu peso anterior, recuperando o que fora perdido porque na verdade, não é uma dieta de reeducação alimentar que levaria a resultados mais satisfatórios.

Esta dieta estaria mais para um truque simples e saboroso para perder alguns quilos rapidamente. Por conseguinte, pode ser útil em ocasiões especiais, mas não fará milagres! Portanto a recomendação para quem precisa seriamente perder peso é a de entrar em contato com um especialista que avaliará a situação do indivíduo em particular.

A dieta de sorvete não é recomendada para aqueles que sofrem de diabetes nem tampouco para pessoas obesas para as quais é necessário fazer um tipo de nutrição controlada, muito mais focada e de gênero diverso.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...