Cúrcuma: fantástica para memória, humor e Alzheimer. A nova confirmação


A cúrcuma melhora a memória e o humor, e ainda pode ser uma valiosa aliada para combater os efeitos da doença de Alzheimer.

Você quer melhorar sua memória e viver uma vida mais feliz? Tente adicionar um pouco de cúrcuma à tua dieta. Das suas comprovadas propriedades anti-câncer e por suas qualidades antioxidantes, ela é um remédio natural precioso contra dores nas articulações, e também é excepcional para a perda de peso.

Além disso tudo, a cúrcuma tem uma outra propriedade fantástica: é ótima também para a memória e para o humor, e ainda pode ser um grande aliada que ajuda a neutralizar os efeitos do Alzheimer.

Todas estas maravilhosas propriedades medicinais vêm sendo agora comprovadas em um novo estudo feito pela Universidade da Califórnia em Los Angeles que, em uma pesquisa publicada no American Journal of Geriatric Psychiatry, fala em particular sobre as propriedades do curry e sobre como a curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, que dá ao curry indiano a sua característica cor vibrante, atua diretamente em benefício do cérebro.

A maioria dos benefícios são devidos à curcumina, o principal componente biologicamente ativo da cúrcuma: cerca de 5% do peso da raiz seca.

O estudo

Para chegar a estas conclusões, os estudiosos dividiram em dois grupos, 40 adultos de idades entre 50 e 90 anos e com leves distúrbios de memória. Um grupo recebeu um placebo, enquanto o outro recebeu 90 miligramas de curcumina duas vezes por dia durante 18 meses.

Todos os sujeitos foram submetidos à avaliações cognitivas padronizadas no início do estudo, e posteriormente, a cada seis meses. Além disso, cerca de 30 dos sujeitos foram submetidos a tomografia aleatória de TEP (Tomografia por Emissão de Pósitrons) para medir a atividade cerebral.

Depois de analisar os resultados, os pesquisadores descobriram que aqueles que haviam ingerido curcumina tiveram “melhorias significativas de memória e atenção” em comparação com aqueles que não a tinham tomado.

Na verdade, os testes de memória para aqueles que tomaram a substância foram 28% melhores. E não só isso: aqueles que tomaram curcumina relataram se sentir em melhor estado de espírito.

Este efeito, explicaram os pesquisadores norte-americanos, “pode ​​ser devido à sua capacidade [da curcumina] de reduzir a inflamação cerebral, que tem sido associada à doença de Alzheimer e à uma depressão maior. Estes resultados sugerem que a ingestão desta forma relativamente segura de curcumina, poderia proporcionar benefícios cognitivos significativos ao longo dos anos”.

Em suma, mais uma vez fica claro que usar essas especiarias faz bem, mas sempre tenha cuidado para não exagerar nas doses: pessoas que sofrem de cálculos biliares é melhor ficar longe desta especiaria porque ela pode piorar o curso da doença.

Leia também:

O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

COMO PLANTAR CÚRCUMA, O AÇAFRÃO-DA-TERRA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...