10 alimentos que dão SORTE e não podem faltar na Ceia da Virada

  • atualizado: 
2018

Que tal terminar e começar o ano se renovando, até na alimentação? Fazer uma ceia de passagem do ano com alimentos saudáveis, que não fazem mal à saúde e promovem a vida! Vamos apresentar uma lista de alimentos que trazem boas vibrações, conferindo muita cor e significado à ceia de passagem de ano! 

Dessa forma, já vamos começar 2018 com as BOAS energias emanadas destes alimentos!

Conheça quais são os Alimentos Benéficos e que darão SORTE para compor a tua Ceia da Virada do Ano. São ingredientes tradicionais, usados em várias partes do mundo, que simbolizam prosperidade, abundância e sorte.

Além disso, tais alimentos irão conferir vitalidade, cor, energia e beleza à nossa alimentação especialmente na ceia de passagem de ano.

10 Alimentos que dão SORTE

1. Lentilha
2. Romã
3. Uva
4. Arroz
5. Acelga
6. Alho-poró
7. Repolho
8. Frutas secas (Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras)
9. Cereja
10. Maçã

O Simbolismo e o Significado destes Alimentos

 

Lentilha

cor laranja

A planta da lentilha é uma trepadeira da família das leguminosas, de origem asiática e que é cultivada no mundo todo. Desde o período neolítico, na Pré-História, a lentilha é utilizada na alimentação humana.

A lentilha simboliza fartura, prosperidade, renovação e renascimento. Na Bíblia vemos várias passagem citando a lentilha, como alimento dos povos antigos:

A lentilha é citada diversas vezes no Antigo Testamento:

... "trouxeram à Davi e ao seu exército, camas, bacias e utensílios de cerâmica e, também, trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha"... (2 Samuel 17:1)

..."Então Jacó serviu à Esaú, pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi... " (Gênesis 25:34)"

..."Os filisteus reuniram-se em Lei, onde havia uma plantação de lentilha"...(2 Samuel 23:11,12)

Segundo antiga tradição, originária na Itália, e relacionada à passagem de ano, comer lentilhas na noite do Réveillon, traz sorte para o ano novo.

A forma achatada da lentilha é semelhante às moedas e, portanto, está associada à prosperidade e a riqueza.

A lentilha é deliciosa e nutritiva, é rica em ferro e fibras. Pode ser comida de várias formas: fria, como salada; quente, como sopa ou misturada com arroz integral e cebolas como o maravilhoso Mjadra, da culinária libanesa.

Romã

cor laranja

Outra tradição de passagem de ano é comer as sementinhas de romã, no Réveillon, e, para dar sorte, guardá-las na carteira.

Essa fruta tem propriedade antioxidante, rica em vitaminas A, B, C e ácido fólico. Faz bem para o intestino e para a  pele. Por todos esses benefícios, consumi-la já dá sorte e é muito benéfica para nosso corpo e nossa saúde.

Uva

cor laranja

Na ceia de Natal, frutas como a uva, sejam fresca ou desidratadas como a uva-passa, adoçam nossa ceia, e até por isso fazem parte do Réveillon, para começar o ano com mais doçura!

Existe uma simpatia ligada à uva, que diz para comer 12 uvas na virada, imaginando realizações positivas, para cada mês do vindouro ano.

Em seguida, guarda-se as sementes para atrair prosperidade.

A uva tem propriedade antioxidante e possui muitas vitaminas (C, B, K e E), é muita benéfica e saudável para nosso organismo. 

Da uva se faz o vinho, bebida associada ao simbolismo da aliança entre a matéria e o espírito, à vida e ao renascimento.

Arroz

cor laranja

O arroz é um alimento presente em todos os povos e culturas do mundo. Esse alimento simboliza abundância, felicidade e riqueza.

Acelga

foto

A acelga com suas folhas arrendondadas representam o movimento circular da vida. Os vegetais como a acelga, conferem à nós, mais vitalidade e força para entrar o Ano Novo com a energia renovada.

Alho-Poró

foto

Na comemoração do Ano Novo Judaico, o alho-poró não pode faltar, pois, para os judeus, esse vegetal é proteção contra negatividade e o que vem do mal.

Repolho

foto

Os alemães consideram o repolho símbolo de sorte, por isso, o chucrute não pode faltar na ceia desse povo. Na ceia alemã, quanto mais chucrute no prato, maior a abundância.

Frutas Secas (nozes, avelãs, castanhas, tâmaras):

foto

As frutas secas foram trazidas ao Brasil pelos imigrantes árabes. Elas representam fartura, sem contar que tem propriedades rejuvenescedoras, por isso, é bom aproveitar a ceia de Ano Novo para degustar esses nutritivos e deliciosos alimentos!

Cereja

foto

A cereja, com sua cor vermelha, é uma fruta exótica, delicada e requintada, remete à sensualidade e ao romantismo. Só de ver as cereja, compondo a ceia, já anima nosso astral.

Maçã

foto

A maçã está relacionada com a fecundidade da vida e de cada ser, não só no sentido de procriação, mas de criação. Além, de agregar esse simbolismo à passagem de Ano, poder saborear esse alimento no Réveillon, trará satisfação e será prazeroso, por se tratar de uma fruta leve, suave e saborosa.

E um feliz começo de Ano pra todos

Que todos tenham uma Ceia de passagem de Ano Novo, com muito amor, alegria e paz!

Agora que vimos a lista de alimentos para Ceia de Ano Novo, já dá para organizar nossa Ceia!

Que a passagem do Ano Novo seja cheia de boas energias, tanto dos alimentos na Ceia, como das pessoas que confraternizarão no Réveillon!

Um edificante 2018 é o que a equipe de Greenme deseja a todos vocês!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!