Chucrute – 10 Benefícios e 5 Receitas

  • atualizado: 
Chucrute

Pratos típicos são identidades de determinados lugares, demonstrações de como cada povo se alimenta, do que valoriza. A culinária alemã por exemplo está cheia de referências alimentares altamente nutritivas. Entre as mais famosas, talvez esteja mesmo o chucrute. Parece algo muito elaborado, mas é, na realidade, muito simples.

Muito além do sabor, esse prato traz também uma série de benefícios para a saúde, principalmente, por ser um excelente probiótico feito com vegetais. No entanto, as vantagens nutricionais não param por aí. Quer saber mais? Saiba agora tudo sobre o chucrute.

O que é chucrute

O chucrute nada mais do que uma conserva de repolho, água e sal. Esse processo que transforma o repolho em chucrute, é chamado fermentação lática, e abastece o prato de vitaminas do complexo B e enzimas, além da vitamina C que o repolho já possui. Isso torna o prato um excelente probiótico, ou seja, um alimento que atua protegendo e reabastecendo a flora intestinal, deixando o organismo mais saudável e livre de doenças.

A receita mais simples utiliza apenas o repolho, água e sal. No corte do repolho deve-se desconsiderar as primeiras folhas, cortar o vegetal em duas partes, e fazer um buraco no centro com uma faca. Depois disso, o repolho e cortado em tiras finas é posto em água e muito sal. Esse é basicamente o chucrute. E ele é cheio de benefícios.

10 benefícios do chucrute

Conheça a baixo dez principais vantagens para a saúde ao consumir chucrutes regularmente.

 
  1. Fortalece a imunidade
  2. Ajuda na digestão
  3. Melhora o humor
  4. Previne doenças digestivas
  5. Fortalece os ossos
  6. Previne o câncer
  7. É bom para o coração
  8. Pode ajudar no emagrecimento
  9. É bom para a saúde do cérebro
  10. Ajuda no combate e tratamento de doenças
 

1. Fortalece a imunidade

O processo de fermentação torna o chucrute um dos melhores probióticos. Isso significa que ele atua fortalecendo e equilibrando toda a flora intestinal, impedindo que bactérias nocivas se proliferem, na medida em que aumenta a produção de bactérias boas e anticorpos do organismo. Além disso, é rico em vitamina C e ferro, dois ingredientes fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico.

2. Ajuda na digestão

A presença e atuação das bactérias boas equilibram o intestino, melhorando todo sistema digestivo. Só para se ter uma ideia da potência do chucrute, grande parte dos alimentos ricos em probióticos e suplementos tem entre 5 e 10 bilhões de unidades formadoras de colônias -UFC (unidade usada para estimar a quantidade de bactérias e fungos viáveis - em cada porção). Já 1 xícara de chucrute pode conter até 3 bilhões de UFCs.

3. Melhora o humor

A relação entre o intestino e o cérebro já é estudada há algum tempo. Algumas pesquisas já apontam que o uso de probióticos, como o chucrutes, podem combater o estresse, a ansiedade e melhorar a saúde do cérebro, de modo geral.

4. Previne doenças digestivas

Por equilibrar toda flora intestinal, o chucrutes é útil também no combate à doenças e distúrbios, como gases, inchaço, prisão de ventre, colite e Doença de Crohn.

5. Fortalece os ossos

O chucrutes é rico em vitamina K2, que é essencial na ativação de proteínas que fazem a ligação de cálcio no organismo. Isso significa que ele fortalece também a saúde óssea. Já existem estudos a respeito mostrando que o consumo frequente de vitamina K2 pode retardar a perda óssea nas mulheres que já chegaram a menopausa.

6. Previne o câncer

Os antioxidantes, probióticos e outros minerais atuam também evitando a degradação e mutação das células, dois componentes que influenciam no aparecimento de alguns tipos de canceres, como o de mama e próstata.

7. É bom para o coração

Graças ao probiótico Lactobacillus Plantarum FC225, o chucrute é um aliado da saúde do coração. Isso por que evita a degradação das gorduras pelo organismo, combate o colesterol e reduz a pressão arterial. Graças aos antioxidantes, elimina radicais livres, que danificam as células do corpo.

8. Pode ajudar no emagrecimento

O chucrute é rico em fibras e pobre em caloria (cada xícara contém cerca de 27 calorias).  Por esse motivo consumir esse importante alimento aumenta a sensação de saciedade, ajuda o organismo a trabalhar melhor, e por isso deve ser um aliado na perda de peso. Já existem estudos que apontam que os probióticos do chucrutes ajudam a diminuir a absorção de gordura pelo organismo.

9. É bom para a saúde do cérebro

Os probióticos do chucrutes são importantes também para melhorar a memória, diminuir o estresse e a ansiedade e também combater doenças, tais como depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), entre outras.

10. Ajuda no combate e tratamento de doenças

Consumir chucrutes regularmente pode minimizar os episódios de gripes e resfriados, infecções urinárias, entre outras doenças. Isso graças aos probióticos, que ajudam também o organismo a se curar mais rápido, quando existem doenças instaladas no organismo.

5 RECEITAS COM CHUCRUTE

 

1. Super fácil

Essa é a receita tradicional do chucrute. Loulou Raw ensina no vídeo abaixo a cortar corretamente o repolho e salgar. Tudo muito fácil. A receita leva apenas o repolho, sal marinho ou sal do Hymalaia e cominho. Confira!

2. De repolho com cenoura

A dica aqui é aprende a fazer conserva de chucrute. Na receita, o repolho fica de molho de um dia para o outro justamente para ter o tempo de fermentação. Além do ingrediente principal, essa leva cenoura também.

3. Com repolho roxo

Essa receita do Canal Gabriela Zamboni leva repolho roxo e orégano, além do sal. Uma dica é colocar a conserva pronta para fermentar para um lugar bem escuro, pois isso facilita todo o processo. Fica com uma cor linda e é muito saboroso!

4. Chucrute de repolho com maçã verde

Nesse vídeo do Canal Porkzilla, além da receita detalhada, tem uma explicação bem bacana sobre como funciona essa transformação do repolho em alimento probiótico. Para ajudar na fermentação, utiliza-se suco de 1 maçã verde, além do sal. Confira!

5. Biológico

Uma dica importante é esterilizar o pote, no qual o chucrute vai ficar fermentando, para evitar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo. No vídeo há também uma dica para aproveitar algumas folhas do repolho para fazer uma espécie de rolha no pote. A receita leva repolho, sal marinho e fica 3 dias em processo de fermentação.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!