Chucrute – 10 Benefícios e 5 Receitas


Pratos típicos são identidades de determinados lugares, demonstrações de como cada povo se alimenta, do que valoriza. A culinária alemã por exemplo está cheia de referências alimentares altamente nutritivas. Entre as mais famosas, talvez esteja mesmo o chucrute. Parece algo muito elaborado, mas é, na realidade, muito simples.

Muito além do sabor, esse prato traz também uma série de benefícios para a saúde, principalmente, por ser um excelente probiótico feito com vegetais. No entanto, as vantagens nutricionais não param por aí. Quer saber mais? Saiba agora tudo sobre o chucrute.

O que é chucrute

O chucrute nada mais do que uma conserva de repolho, água e sal. Esse processo que transforma o repolho em chucrute, é chamado fermentação lática, e abastece o prato de vitaminas do complexo B e enzimas, além da vitamina C que o repolho já possui. Isso torna o prato um excelente probiótico, ou seja, um alimento que atua protegendo e reabastecendo a flora intestinal, deixando o organismo mais saudável e livre de doenças.

A receita mais simples utiliza apenas o repolho, água e sal. No corte do repolho deve-se desconsiderar as primeiras folhas, cortar o vegetal em duas partes, e fazer um buraco no centro com uma faca. Depois disso, o repolho  cortado em tiras finas é posto em água e muito sal. Esse é basicamente o chucrute. E ele é cheio de benefícios.

10 BENEFÍCIOS DO CHUCRUTE

Conheça a baixo os dez principais vantagens para a saúde ao consumir chucrutes regularmente.

  1. Fortalece a imunidade
  2. Ajuda na digestão
  3. Melhora o humor
  4. Previne doenças digestivas
  5. Fortalece os ossos
  6. Previne o câncer
  7. É bom para o coração
  8. Pode ajudar no emagrecimento
  9. É bom para a saúde do cérebro
  10. Ajuda no combate e tratamento de doenças

Fortalece a imunidade

O processo de fermentação torna o chucrute um dos melhores probióticos. Isso significa que ele atua fortalecendo e equilibrando toda a flora intestinal, impedindo que bactérias nocivas se proliferem, na medida em que aumenta a produção de bactérias boas e anticorpos do organismo. Além disso, é rico em vitamina C e ferro, dois ingredientes fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico.

Ajuda na digestão

A presença e atuação das bactérias boas equilibram o intestino, melhorando todo sistema digestivo. Só para se ter uma ideia da potência do chucrute, grande parte dos alimentos ricos em probióticos e suplementos tem entre 5 e 10 bilhões de unidades formadoras de colônias -UFC (unidade usada para estimar a quantidade de bactérias e fungos viáveis – em cada porção). Já 1 xícara de chucrute pode conter até 3 bilhões de UFCs.

Melhora o humor

A relação entre o intestino e o cérebro já é estudada há algum tempo. Algumas pesquisas já apontam que o uso de probióticos, como o chucrutes, podem combater o estresse, a ansiedade e melhorar a saúde do cérebro, de modo geral.

Previne doenças digestivas

Por equilibrar toda flora intestinal, o chucrutes é útil também no combate à doenças e distúrbios, como gases, inchaço, prisão de ventre, colite e Doença de Crohn.

Fortalece os ossos

O chucrutes é rico em vitamina K2, que é essencial na ativação de proteínas que fazem a ligação de cálcio no organismo. Isso significa que ele fortalece também a saúde óssea. Já existem estudos a respeito mostrando que o consumo frequente de vitamina K2 pode retardar a perda óssea nas mulheres que já chegaram a menopausa.

Previne o câncer

Os antioxidantes, probióticos e outros minerais atuam também evitando a degradação e mutação das células, dois componentes que influenciam no aparecimento de alguns tipos de canceres, como o de mama e próstata.

É bom para o coração

Graças ao probiótico Lactobacillus Plantarum FC225, o chucrute é um aliado da saúde do coração. Isso por que evita a degradação das gorduras pelo organismo, combate o colesterol e reduz a pressão arterial. Graças aos antioxidantes, elimina radicais livres, que danificam as células do corpo.

Pode ajudar no emagrecimento

O chucrute é rico em fibras e pobre em caloria (cada xícara contém cerca de 27 calorias). Por esse motivo consumir esse importante alimento aumenta a sensação de saciedade, ajuda o organismo a trabalhar melhor, e por isso deve ser um aliado na perda de peso. Já existem estudos que apontam que os probióticos do chucrutes ajudam a diminuir a absorção de gordura pelo organismo.

É bom para a saúde do cérebro

Os probióticos do chucrutes são importantes também para melhorar a memória, diminuir o estresse e a ansiedade e também combater doenças, tais como depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), entre outras.

Ajuda no combate e no tratamento de doenças

Consumir chucrutes regularmente pode minimizar os episódios de gripes e resfriados, infecções urinárias, entre outras doenças. Isso graças aos probióticos, que ajudam também o organismo a se curar mais rápido, quando existem doenças instaladas no organismo.

5 RECEITAS COM CHUCRUTE

Chucrute super fácil

Essa é a receita tradicional do chucrute. Loulou Raw ensina no vídeo abaixo a cortar corretamente o repolho e salgar. Tudo muito fácil. A receita leva apenas o repolho, sal marinho ou sal do Hymalaia e cominho. Confira!

Chucrute de repolho com cenoura

A dica aqui é aprende a fazer conserva de chucrute. Na receita, o repolho fica de molho de um dia para o outro justamente para ter o tempo de fermentação. Além do ingrediente principal, essa leva cenoura também.

Chucrute com repolho roxo

Essa receita do Canal Gabriela Zamboni leva repolho roxo e orégano, além do sal. Uma dica é colocar a conserva pronta para fermentar para um lugar bem escuro, pois isso facilita todo o processo. Fica com uma cor linda e é muito saboroso!

Chucrute misto

Nesse vídeo, Kayoko Takeda ensina a fazer um chucrute misto delicioso e super nutritivo.

A receita leva repolho, acelga, cenoura, gengibre e endro. Ela ensina direitinho todo o processo de fermentação e de conservação. Nossa, que delícia! Confira!

Chucrute biológico

Uma dica importante é esterilizar o pote, no qual o chucrute vai ficar fermentando, para evitar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo. No vídeo há também uma dica para aproveitar algumas folhas do repolho para fazer uma espécie de rolha no pote. A receita leva repolho, sal marinho e fica 3 dias em processo de fermentação.

Fontes:

  1. wikipedia
  2. triboforte.com.br
  3. liberoalimentos

Talvez te interesse ler também:

Como e por que aumentar as bactérias boas do intestino?

Cerveja faz bem? 10 benefícios comprovados para a saúde

10 alimentos que aceleram o metabolismo




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...