Alga Kombu – Benefícios, Propriedades e Como Usar

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Alga Kombu

Os entusiastas da cozinha macrobiótica e ou frequentadores de restaurantes japoneses, certamente conhecem as algas Kombu (Laminaria japonica), um alimento muito rico e versátil na cozinha, especialmente usado para saborear os alimentos e torná-los mais leves e digeríveis durante o cozimento.

A kombu é rica em fibras, sais minerais e vitaminas, e não é à toa que esta alga pode ser considerada um suplemento alimentar e um remédio natural para todos os efeitos, devido à sua riqueza de propriedades nutritivas.

OS BENEFÍCIOS

As algas Kombu, sendo um produto do mar, é rica em iodo, mas ao mesmo tempo pobre em sódio. Os seus efeitos benéficos no corpo são muitos:

  • tem efeito desintoxicante,
  • fortalece o sistema imunológico,
  • melhora a digestão e a função intestinal,
  • tem efeito alcalinizante,
  • promove a circulação sanguínea,
  • regula os níveis de colesterol e
  • estimula o metabolismo.

No entanto, não precisa exagerar em seu consumo e, em casos de haver problemas metabólicos, durante a gravidez e a lactação, seu consumo é completamente desaconselhado.

AS PROPRIEDADES

São muitas as propriedades nutricionais das algas kombu que contêm:

  1. CÁLCIO (necessário na formação e fortificação de ossos e dentes)
  2. FERRO (para o transporte do oxigênio no corpo, contra a anemia)
  3. IODO (para o bom funcionamento da glândula tireoide)
  4. VITAMINA K (função anti-hemorrágica, para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal)
  5. VITAMINA A (importante para a visão, na diferenciação celular, para o desenvolvimento dos ossos, tem ação protetora na pele e mucosa, entre outras funções)
  6. VITAMINA C (antioxidante, boa para a defesa imunológica)
  7. VITAMINA E (antioxidante, contra o envelhecimento precoce)
  8. VITAMINA B12 (importante nas reações metabólicas celulares, para o funcionamento normal do cérebro, do sistema nervoso, para a formação do sangue e de várias proteínas)

COMO USAR

Uma vez que você conhece os benefícios da alga Kombu, você estará se perguntando: mas como se pode usá-la?

Aqui vão algumas ideias práticas para incluir esta alga em tua alimentação: 

  • Na água do molho para cozinhar leguminosas, (especialmente o feijão pois o torna mais leve, digerível e elimina o problema dos gases que o feijão pode causar)
  • Na água de cozimento das leguminosas. Seu sabor é discreto e além do mais basta um pedacinho de 1 centímetro  para ter seus benefícios
  • Para dar sabor a sopas, caldos, ensopados e molhos
  • Para preparar um caldo original para fazer risoto
  • Para deixar seus vegetais cozidos mais saborosos
  • Para preparar dashi, o famoso caldo japonês
  • Para saborear o seitan
  • Para deixar a sopa missô - missoshiro - mais saborosa
  • Para preparar pratos típicos de culinária macrobiótica, como o feijão Azuki com abóbora e alga kombu.

Como as outras algas, as kombu são vendidas secas. Coloque um pedacinho bem pequeno (tirinha de 1 ou 2 cm) desta alga ou na água do molho, ou diretamente nas sopas e preparações. Pode tentar rasgá-las ou cortá-las com uma tesoura.

Seu sabor, embora suave, pode não agradar a todos. Para estes basta deixá-las no molho e descartá-las depois. Mesmo se colocada apenas na água do molho, ela trará os benefícios acima descritos sem deixar sabor mas, o melhor mesmo seria deixá-las também durante o cozimento, por exemplo, do feijão.

ONDE ENCONTRAR

A alga kombu pode ser comprada em lojas de produtos especializados: naturais, japoneses, macrobióticos, importados, ou na internet.

Geralmente a kombu é produzida no Japão e, teoricamente, as exportações de produtos japoneses após o acidente de Fukushima devem ser controladas. Certifique-se de estar comprando um produto de qualidade garantida.

RECEITA COM ALGA KOMBU

E para finalizar, uma receita de Kombu Dashi, o caldo japonês de alga kombu.

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