Vinagre de Arroz: uma alternativa saudável ao sal de cozinha

  • atualizado: 
vinagre de arroz

A cozinha é como um laboratório alquímico, nela ao misturarmos os ingredientes, criamos novos sabores e aromas e combinamos nutrientes poderosos para nossa saúde . O vinagre de arroz é um deles.

Neste conteúdo vamos saber várias informações importantes sobre o seu poder

1. O que é vinagre de arroz

O vinagre de arroz deriva da fermentação do arroz. Sua cor oscila entre branca ou amarelada e seu gosto é ácido suave. É um ingrediente muito utilizado na culinária japonesa, neste conteúdo, mais abaixo, tem uma receita com vídeo, de como o vinagre de arroz é utilizado no sushi vegetariano. 

O vinagre de arroz é um produto de alta durabilidade desde que mantido em lugar fresco. No Japão, o vinagre de arroz é chamado de Komezu.

2. Tipos de vinagre de arroz

A matéria-prima do vinagre de arroz, costuma ser o arroz branco, mas se pode variar, utilizando os seguintes tipos de arroz: o vermelho, o glutinoso e o marrom. 

O vinagre de arroz vermelho é muito usado para molhos. Já o de arroz glutinoso é utilizado no vinagre de arroz preto.  O de arroz marrom utiliza como matéria o arroz integral, que é muito rico em nutrientes. 

De todos os tipos de vinagre de arroz, o mais usado no Brasil, é o de arroz branco.

3. Benefícios e propriedades

Benefícios do vinagre de arroz

Desde épocas remotas, o vinagre é usado pelos orientais como tempero. Além de ser um ingrediente refinado e saboroso para a preparação de pratos, o vinagre de arroz, também tem finalidade terapêutica, sendo utilizado como remédio na prevenção e cura de muitas doenças.

Propriedades do vinagre de arroz

Desintoxicante, até age para eliminar a intoxicação provocada por gás.

Alcalinizante do organismo, trata o sangue quando se torna ácido, evitando a formação do ácido láctico em excesso, que produz cansaço e câimbras, além de desencadear muitas outras doenças no corpo.

Os aminoácidos e ácidos orgânicos contidos no vinagre de arroz purificam nosso corpo da ação de substâncias nocivas em nosso organismo. No vinagre de arroz, existem mais de 70 tipos diferentes de ácidos orgânicos e substâncias que promovem vários ações benéficas para nossa saúde, tais como:

  • Combate à arteriosclerose;
  • Revigora a força física em nosso corpo;
  • Tem ação energizante para nossa saúde;
  • Cicatriza, protege e trata a pele de queimaduras, picadas de insetos, doenças dermatológicas e eczemas;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Exemplos práticos do poder do vinagre de arroz, temos vários:

Os japoneses sobreviveram aos efeitos da radiação da bomba atômica, e um dos fatores que contribuíram para isso, foi o tipo de alimentação deles, constituída de vários sabores ácidos: limão, laranja, verdura fermentada, vinagre, etc.

Na medicina já se constatou que a maioria dos pacientes com câncer não gostam e não consomem ingredientes e alimentos ácidos. Desde a antiguidade existe uma concepção que, quando a pessoa gosta de sabor ácido é mais difícil desenvolver câncer.

Para despertar uma pessoa desmaiada por intoxicação de gás, em túneis ou escavadeiras, utiliza-se uma toalha molhada com vinagre, tampando a boca e o nariz dela. A aspiração do vapor de vinagre quente pela pessoa desmaiada faz ela voltar a si.

Em salvamento de uma pessoa que passou por afogamento pode se dar um pouco de vinagre quente a ela, provocando, assim, o vômito da água engolida por ela.

O vinagre de arroz é usado como remédio caseiro para tratar problemas da pele, fazendo compressas no local a ser tratado, com um pouco de vinagre fervido com água, durante 20 minutos

Vinagre de arroz elimina o excesso do suor da palma das mãos, dos pés e das axilas, para isso, passa-se um pano umedecido com vinagre, nestas áreas.

Na idade Antiga, médico grego Hipócrates, usava vinagre para tratamento de doenças, em seus pacientes.

Na medicina caseira, o vinagre de arroz é utilizado para prevenção de doenças e combate ao cansaço, é recomendável tomar um copo de água misturada com uma colher de vinagre, toda manhã.

O vinagre de arroz, pode ser utilizado como protetor hepático, combatendo a degeneração e doenças do fígado.

Pelas propriedades antioxidantes, o vinagre de arroz protege o cólon do intestino contra a colite (inflamação do cólon).

Ajuda no controle do açúcar no sangue e melhora a função hepática em diabéticos.

Os efeitos antibacterianos do vinagre de arroz, protegem nosso organismo contra bactérias associadas às infecções intestinais, tais como Escherichia coli e Salmonella typhimurium.

4. Uma alternativa para substituir o sal de cozinha

O vinagre de arroz é um tempero gostoso e rico em vitaminas e sais minerais que pode substituir de maneira saudável os tradicionais temperos ocidentais, cheios de gordura e sódio como são os molhos industrializados para saladas. 

O vinagre de arroz tem origem no continente asiático e representa um ingrediente muito usado nas culinária oriental, principalmente nas: japonesa, chinesa, vietnamita e coreana. Para utilizá-lo como tempero nos pratos, temos a opção de 3 tipos de vinagre de arroz:

  • Vinagre de arroz tradicional: cor branca e gosto ácido suave
  • Vinagre de arroz preto: cor escura e sabor amargo
  • Vinagre de arroz vermelho: cor âmbar e sabor bem amargo
 

No Oriente, a preferência por cada vinagre, varia de acordo com a região. China, Japão, Coreia e Vietnã, produzem vinagres que diferem na fermentação e no teor de ácido acético. Como exemplo disso, o vinagre de arroz chinês tem uma taxa maior de ácido acético, do que a japonês. Na culinária chinesa, o tempero chinês é mais picante e ácido, já na japonesa é mais suave e adocicado.

O vinagre de arroz é portanto uma ótima alternativa para dar sabor às verduras e aos legumes sem precisar recorrer ao sal de cozinha.

5. Por que usar vinagre de arroz?

É um condimento ideal para temperar saladas e pratos frios. Sua utilização, é recomendada não só por razões gastronômicas, mas por motivos de saúde.

O processo de fermentação do arroz para o preparo dele confere a esse produto, vitaminas e nutrientes importantes.

Para aproveitar, ainda mais, o benefício nutricional do vinagre de arroz, é importante utilizar o que é orgânico, e se possível, o produzido de forma artesanal.

5.1. Como é feito o vinagre de arroz (forma artesanal)

  1. Cozinha-se o arroz
  2. Depois de cozido, o coloca para secar ao ar livre ou em áreas ventiladas
  3. Após seco, o arroz cozido em recipientes de terracota cheios de água até a borda
  4. Tampa-se os recipientes e deixa-se o composto (água, arroz e fermento) fermentar, por um período de pelo menos dois à três anos
 

Vamos saber mais sobre as vantagens de usar o vinagre de arroz como condimento

O vinagre de arroz contém uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e vários sais minerais, tais como potássio, cálcio, manganês, ferro e magnésio.

A composição nutricional do vinagre de arroz dá suporte energético ao nosso corpo, em períodos de cansaço excessivo. Seu uso fortalece nosso sistema imunológico.

O vinagre de arroz é um poderoso antisséptico que, se combinado com os alimentos, protege nosso organismo da ação de micróbios e bactérias. Utilizado na alimentação propicia uma boa digestão e promove a saúde do intestino, purificando e reduzindo o meteriorismo intestinal (excesso de gases). 

Por ter poucas calorias e não conter gordura, o vinagre de arroz é ótimo ingrediente para manter a forma.

O vinagre de arroz é um ingrediente fundamental na preparação do arroz, de pratos orientais e para temperar vegetais, legumes e cereais no lugar do sal.

Seu uso, como substitutivo do sal, diminui a ingestão de sódio, trazendo efeitos benéficos para a nossa saúde:

O consumo excessivo de sódio, do sal de cozinha, provoca o aumento da pressão arterial, um fator de risco, que desencadeia o aparecimento de doenças cardiovasculares e renais. O vinagre de arroz, no lugar do sal de cozinha, evita a retenção de água, no corpo, provocada pelo sódio contido nele

5.2. Onde encontrar o vinagre de arroz

Podemos achar o vinagre de arroz, com facilidade, em redes de supermercados, em lojas online e em comércio alimentício de produtos orientais importados.

O preço do vinagre de arroz é acessível, sendo um bom investimento para nossa saúde por seu valor nutricional e propriedade terapêuticas.

6. Uma receita com a utilização do vinagre de arroz - Sushi Vegetariano

O Vinagre de arroz é ingrediente indispensável para a preparação de sushi vegetariano. Já que mostramos as vantagens e os benefícios de se utilizar o vinagre de arroz, que tal utilizá-lo nessa receita vegetariana? 

Sushi vegetariano é um prato gostoso, saudável, nutritivo e o melhor, rico em nutrientes vegetais, sem a necessidade de tirar a vida de nenhum animal, para servir de alimento para nós.

Saiba mais sobre vegetarianismo e veganismo, aqui, onde têm vários conteúdos interessantes, sobre o assunto. 

Na receita do sushi vegetariano, o vinagre de arroz é misturado com sal e açúcar, essa combinação é para conferir equilíbrio da mistura de sabores dos diferentes ingredientes deste prato. 

Com esse procedimento se realça o sabor delicado do arroz, dos vegetais, das algas, do tofu (ingrediente opcional), e, até, das frutas que possam ser utilizadas para sua preparação. 

Confiram a receita no vídeo abaixo:

7. Vinagre de arroz: o ácido que alcaliniza nosso organismo

Agora, com todas essas informações, surge um paradoxo: ao conferir um gosto azedo ao nosso paladar, tornarmos mais alcalino nosso corpo, consequentemente, temos mais saúde e disposição, tornando a nossa vida mais suave!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!