Você quer perder peso? Use vinagre!


Um ingrediente que todo mundo conhece e tem em casa, o vinagre pode ser um amigo da dieta para perder peso. Vejamos como e porquê o vinagre ajuda na perda de peso, além dos vários tipos de vinagre para você escolher e variar o uso.

Embora o vinagre mais conhecido seja o de vinho – branco ou tinto – existem outras tipologias também interessantes. Além do balsâmico que muitas pessoas adoram porque é realmente doce, tem os vinagres de sabores mais delicados que podem ser apreciados até por quem não adora o saborzinho ácido deste tempero.

O vinagre tem bem poucas calorias (apenas 18 calorias por 100ml do produto), e por isso é usado sem problemas por aqueles que querem perder peso. Ele dá um toque especial às saladas, mas também a outros pratos. Uma gotinha de vinagre de vinho branco, por exemplo, nas batatas cozidas, dão um toque especial de gourmet à elas.

O vinagre deve ser explorado em quaisquer outros pratos pois ele permite dar sabor aos alimentos reduzindo o uso de outros temperos saborosos, mas ricos em sal ou gorduras, como os molhos por exemplo.

Vinagre tem zero gordura e pode ser considerado mais que um tempero: na verdade ele ajuda a emagrecer por conta do ácido acético nele contido. Esta substância é responsável pelo sabor ácido e pungente do produto final, e estimula a produção de enzimas capazes de aumentar o metabolismo. É o que sugere este estudo japonês: “A ingestão de vinagre reduz o peso corporal, a massa gorda corporal e os níveis séricos de triglicerídeos em indivíduos obesos japoneses”.

Além de melhorar o metabolismo, o vinagre promove saciedade e ajuda o intestino a funcionar melhor. Agora que você sabe de seus benefícios, veja algumas dicas abaixo para usufruir ainda melhor deste tempero tão simples, barato, saudável e gostoso!

Vinagre de Vinho Tinto: o mais comum mas muito bom

Vamos começar pelo mais comum dos vinagres, o vinagre de vinho tinto. Ele faz bem e ajuda a emagrecer porque, sendo feito de uvas vermelhas, ele conserva alguns nutrientes desta fruta muito rica em antioxidantes que ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e a combater o colesterol ruim (LDL).

Vinagre de Vinho Branco: mais suave e prático de usar

Este vinagre conserva em menor quantidade as propriedades nutricionais benéficas, antixoxidantes, da uva mas, ainda assim as possui, portanto, vale a pena usá-lo para variar o tempero. Ele tem um sabor mais leve que o vinagre de vinho tinto sem contar que, sendo transparente, pode ser mais prático e utilizável na cozinha.

Vinagre de Maçã: um super aliado da saúde

immagine

O vinagre de maçã limpa e desintoxica o organismo. É também alcalinizante e revigorante, útil para quem quer emagrecer e perder celulite pois ele ajuda a regular as atividades metabólicas do organismo e melhora a circulação sanguínea.

Ele tem um sabor mais suave porque sofre uma preparação ácida mais delicada, portanto, mesmo quem não adora vinagre, poderá usar o vinagre de maçã sem problema.

Vinagre Balsâmico: gostoso, mas contém açúcar

O vinagre balsâmico, é verdade!, é uma delícia mas ele contém açúcar portanto não é um grande aliado das dietas para perder peso. Porém, o verdadeiro Aceto Balsamico (um produto precioso e muito caro) que é feito do mosto (o sumo de uvas frescas utilizado antes do processo de fermentação), típico italiano (de Modena ou Reggio Emilia), seria a única opção saudável deste tipo de vinagre. Os vinagres balsâmicos que encontramos nos supermercados são cheios de açúcar, corante, adensantes, sabores artificias e conservantes. Estes é melhor evitá-los. Já o verdadeiro italiano é muito caro também na Itália mas, enfim, quem pode pode. O italiano de Modena pode ser encontrado em lojas de produtos importados ou na internet.

Mais Vinagre de Arroz e menos sal de cozinha

O Vinagre de arroz também tem um sabor menos ácido mas mais intenso do que o vinagre de vinho que estamos mais acostumados. Porém vale a pena diversificar os tipos de vinagre pois o vinagre de arroz tem propriedades digestivas e purificadoras do organismo. Este é tipo de vinagre usado na culinária japonesa e é ideal para aromatizar verduras, legumes e cereais substituindo o sal de cozinha nestes alimentos, pelo vinagre de arroz.

Vinagre de Coco: útil nas preparações doces

Muitos nunca ouviram falar dele, mas o vinagre de coco é um vinagre feito da fermentação do coco (processado e adicionado leveduras e bactérias). Infelizmente não é facilmente encontrado no Brasil, mas na internet sim ou em lojas especializadas em produtos importados. Este vinagre ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e é por isso usado como remédio natural por aqueles tendem a ter hiperglicemia. É ideal para ser usado em frutas e em preparações doces. Por esta sua propriedade, o vinagre de coco pode ser um aliado nas deitas de emagrecimento.

Vinagre de romã: elimina gordura visceral

Estudos indicam que o vinagre de romã ajuda a reduzir a gordura visceral, aquele tipo de gordura que se deposita na barriga e é tão prejudicial à saúde. O estudo experimentou e concluiu em pessoas com sobrepeso que o vinagre de romã ajudou a reduzir a adiposidade nestes indivíduos.

O vinagre de romã é gostoso, adocicado e tem uma linda cor. Vale a pena experimentar.

Leia mais:

Agora que você conhece os benefícios dos vários tipos de vinagre, use-o mesmo que não seja para emagrecer, pois seus benefícios vão muito além da boa forma!

Talvez te interesse ler também:

Receitas com abobrinha: ideias fáceis, econômicas e rápidas

Alimentos ricos em zinco para previnir Covid e outras doenças

Sopa de Legumes, que delícia! Receitas Simples, Fáceis e Light

Melhores panelas para cozinhar. Prós e contras de cada material

Sintomas de intolerância à lactose: tudo o que é preciso saber




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...