Frutos secos: se consumidos regularmente, reduzem o risco de engordar


Frutos secos para emagrecer? Parece brincadeira tendo em vista as muitas calorias que os frutos secos (frutos de casca rija, para ser mais preciso) têm. Mas uma pesquisa científica confirma sua utilidade para reduzir o aumento de peso.

Nozes, avelãs, amêndoas, amendoins ou pistaches: os frutos secos em casa nunca devem faltar, dadas as suas propriedades tão benéficas à saúde.

Do sistema cardiovascular ao sistema imunológico, do sistema digestivo à beleza da pele e dos cabelos – os frutos secos são um elixir da saúde e do bem-estar. E, além disso, se consumidos regularmente, reduz o risco de sobrepeso e obesidade.

O estudo que fundamenta esta tese vem da Loma Linda University School of Public Health e da International Agency for Research on Cancer que, em colaboração com 35 pesquisadores, chegou à seguinte conclusão: o efeito saciador das frutas secas ajuda e pode contribuir a reduzir o aumento de peso.

Publicada na revista European Journal of Nutrition, a pesquisa analisou dados alimentares e estilos de vida de 373 mil pessoas europeias de 25 a 70 anos. Os participantes vieram de dez países diferentes e foram seguidos de 1992 a 2000 no âmbito do Programa de Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição.

Coordenado pelo professor Joan Sabaté, diretor do Centro Americano de Nutrição, Bem-estar e Prevenção de Doenças, os pesquisadores descobriram que os participantes ganharam uma média de 2,1 quilos mas, aqueles que consumiam frutos secos não só ganharam menos peso em relação aos outros, mas também tiveram um risco reduzido de 5% de desenvolver sobrepeso e obesidade.

“As nozes são os ‘fast foods’ criados pela natureza, disse Sabaté. Você pode armazená-los em temperatura ambiente e levá-los consigo no bolso. Eles não farão com que se ganhe muitos quilos como as balas ou um hambúrguer, e têm as características do alimento ideal para se comer a qualquer momento, em qualquer lugar”.

Devemos então comer frutos secos com mais frequência? Certamente! Eles oferecem não só boa energia e boa gordura, mas também proteínas, vitaminas e sais minerais.

Durante as refeiçoes principais, as frutas secas podem ser consumidas para substituir os produtos de origem animal. No lanche ou na merenda, são ideais par disfarçar aquela fome entre uma refeição e outra.

Esses pequenos alimentos são ricos em nutrientes e saciam facilmente, além de serem ótimos aliados para a sua própria força física!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...