A lista completa dos Carboidratos. Benefícios e a Função no nosso Corpo

  • atualizado: 
Carboidratos

Os carboidratos levam a fama de engordar e quem busca emagrecer geralmente corre deles, mas os carboidratos têm suas funções em nosso corpo e também é importante em qualquer dieta. Vejamos um pouco de tudo sobre os carboidratos, o que são, para que servem, quais alimentos são ricos e o que sua falta pode ocasionar em nosso organismo.

O QUE SÃO OS CARBOIDRATOS

Carboidratos ou, hidratos de carbono, são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio e são as biomoléculas mais abundantes na natureza.

De acordo com seu tamanho, os carboidratos se classificam em:

1. monossacarídeos (com poucos átomos de carbono em sua molécula)
2. oligossacarídeos (resultantes da união de 2 a 10 moléculas de monossacarídeos)
3. polissacarídeos (formados pela união de mais de 10 monossacarídeos).

Mas, simplificando a questão química, os carboidratos são chamados de simples e complexos:

1. carboidratos simples, ou refinados - que são os menos saudáveis, contêm alto índice glicêmico (aumenta o nível de insulina no corpo) e são os que mais costumamos comer: pães, arroz branco, farinha refinada, pizzas, bolos, massas, açúcares, alimentos industrializados, etc.

2. carboidratos complexos - possuem baixo índice glicêmico (ou seja, são absorvidos mais lentamente pelo organismo, geram menos insulina e não dá aquele pico de energia que contribui para o ganho de peso e a diabetes, além de não saciar a fome por muito tempo). São exemplos de carboidratos complexos os alimentos integrais.

PARA QUE SERVEM OS CARBOIDRATOS NO CORPO

Os carboidratos desempenham basicamente 2 funções em nosso organismo:

1. dá energia (carboidratos constituem a primeira e principal fonte de energia nas células), é por exemplo, o principal combustível usado no processo respiratório.
2. dá estrutra (estruturam as células), dão rigidez, consistência e elasticidade a estas

LISTA DE CARBOIDRATOS

Carboidratos não existem somente em massas e pães. Como dito, é bom escolher carboidratos do tipo complexo, ou seja, alimentos feitos de farinha integral, alimentos inteiros, cereais, legumes, tubérculos, frutas etc.

Inclusive na hora de emagrecer, tirar o carboidrato da dieta, querendo perder peso, pode não ser uma boa opção. Além de não alcançar o objetivo, você se sentirá cansado e cairá na primeira pizza que vir pela frente.

Esportistas podem fazer uso do carboidrato refinado que dá a energia imediata que eles precisam, mas devem sempre procurar um nutricionista em qualquer dúvida.

Aqui vai uma lista de alimentos ricos em bons carboidratos:

carboidratos 2

 

1. alimentos feitos de farinha integral que contêm fibras, saciam e têm baixo índice glicêmico (massas, bolos, pães, biscoitos)
2. arroz integral
3. cereais integrais (milho, aveia, quinoa, amaranto, triguilho, cevada)
4. batata
5. batata-doce
6. mandioca
7. mandioquinha
8. inhame
8. mel
9. tapioca
10. ervilha
11. feijão (de todos os tipos)
12. soja
13. grão-de-bico
14. sementes e nozes, frutas secas, castanhas, amendoins, amêndoas, etc
15. frutas, banana, manga, maçã, pêssego, frutas vermelhas, etc
16. vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, etc),
17. legumes como brócolis, cenoura, vagem, abobrinha, alcachofra, tomate etc
18. pipoca
19. linhaça

Como dito acima, carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, portanto, o difícil seria fugir deles, mas não precisa evitá-los, basta saber escolhê-los. 

Eles são tão importantes que a sua falta pode causar muitos mal-estares. Veja só!

O QUE ACONTECE SE PARARMOS DE COMER CARBOIDRATOS

A falta de carboidrato causa cansaço, fadiga, desânimo, perda da concentração e de cognição, vertigens, náuseas, queda de pressão e muitos outros problemas.

Quem quer emagrecer e tira o carboidrato da dieta se dá mal porque o organismo irá queimar músculos em vez de gordura, para obter a energia necessária.

Os carboidratos constituem a energia rápida que damos ao corpo para que este queime gorduras e proteínas. Sem esta energia, nos sentimos fracos e nossa pressão arterial cai.

Carboidratos também são fonte de energia para os neurônios, é por isso que a falta deles pode causar problemas de cognição, memória, concentração.

Os carboidratos desempenham papel até em nosso humor pois eles induzem a síntese da serotonina, o neurotransmissor da serenidade, da tranquilidade.

Os carboidratos refinados estão ligados à doenças como diabetes, pois aumentam o nível de açúcar no sangue de maneira abrupta mas, os integrais, ao contrario, são aliados da saúde pois melhoram os níveis de colesterol no sangue e reduzem riscos de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e avc.

Retirar os carboidratos da dieta também podem causar mudanças no intestino. Os integrais, que são boas fontes de fibras, ajudam o intestino a trabalhar melhor.

Mas qual seria a quantidade justa de carboidratos a ser consumida diariamente sem correr o risco de engordar e fazer mal à saúde? Explicou a nutricionista Mayra Madi para o GNT

“Em um prato balanceado, metade tem que ser de verduras ou legumes, crus ou cozidos; um quarto de carboidratos e um quarto de proteínas”.

A quantidade de energia necessária para cada organismo depende da quantidade de energia que cada pessoa gasta. Geralmente os carboidratos podem representar de 40% a 45% do total de calorias ingeridas diárias mas, como esta é uma questão pessoal, o melhor mesmo é procurar um nutricionista para fazer uma dieta balanceada para a necessidade de cada pessoa em particular.

Tendo todas estas considerações em vista, libere o carboidrato na tua vida e procure um nutricionista ou profissional de saúde para qualquer problema ou dúvidas que tiver.  Somente um profissional poderá te indicar a melhor dieta considerando as tuas necessidades em particular.