Falta de Vitamina D? Descubra Como Repor e quais Alimentos Preferir

  • atualizado: 
vitamina D

Existe muita confusão a respeito dela. No entanto, ninguém arrisca questionar a sua importância. Veja para serve a vitamina D, o que sua carência pode causar e quais alimentos consumir para repor sua falta.

A importância da Vitamina D

A vitamina D controla pelo menos 270 genes do corpo humano. É por meio dela que o corpo absorve corretamente o cálcio, por isso a vitamina D é uma protetora do sistema ósseo.

Além disso, ela é essencial na prevenção de uma série de doenças, entre elas vários tipos de câncer, no fortalecimento do sistema imunológico e proteção do coração por meio da produção do hormônio regulador da pressão arterial, a renina, ajudando ainda no relaxamento dos vasos sanguíneos e no bombeamento cardíaco.

Ela é essencial também para as gestantes, pois a ausência desta vitamina pode levar a abortos, bem como a quadros de prê-eclâmpsia, no final da gravidez.

A vitamina D atua também como uma importante aliada no tratamento de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e artrite reumatoide, entre outras.

No entanto, estima-se, que cerca de 80% da população urbana sofra de falta de vitamina D. Saiba agora por que as pessoas têm tanta dificuldade de manter os níveis ideais dessa vitamina e como fazer para obtê-la.

O que é vitamina D

Há algumas décadas, pensava-se que a vitamina D fosse uma vitamina do mesmo grupo das outras, A, B e C. No entanto, hoje sabe-se que ela é, na verdade, uma espécie de hormônio esteroide, sendo que o corpo humano produz 90% de vitamina D, e apenas 10% vem dos alimentos.

Nesse sentido, a principal forma de obtenção dessa importante substância é a exposição ao sol. A ação dos raios ultravioletas ativa uma mólecula existente na pele e a converte em ativa no fígado e nos rins.

O que a falta de vitamina D pode causar

Dada a importância da vitamina D, fica evidente o problema que pode ser não tê-la em quantidades ideias no organismo. Entre os principais malefícios da falta dela no corpo, estão:

  • Problemas ósseos, com o raquitismo em crianças e osteoporose, em idosos
  • Dificuldades de equilíbrio
  • Baixa imunidade
  • Dor e fraqueza muscular
  • Doenças cardíacas
  • Problemas de crescimento em crianças
  • Alterações de peso
  • Maior propensão a vários tipos de câncer
  • Alteração dos níveis de açúcar no sangue
  • Alterações de peso
  • Problemas de memória e raciocínio
  • Em gestantes, maior risco de aborto, desenvolvimento de prê-eclâmpsia e predisposição para que a criança nasça com autismo
  • Maior propensão ao desenvolvimento de doenças autoimunes.

Como repor a vitamina D

Como mencionado, a principal forma de obtenção da vitamina D é por meio da exposição solar, que deve ser feita, sem protetor solar, antes das 10h ou depois das 16h, por cerca de 20 minutos, pelo menos três vezes por semana.

É importante expor braços, pernas, pescoço e rosto.

Outra forma de obtenção da vitamina D é por meio da alimentação.

Quais alimentos preferir? As melhores fontes de vitamina D

Os alimentos também podem ajudar na obtenção da vitamina D. Alguns deles possuem maior quantidade desse importante hormônio. Os principais são:

  1. óleo de fígado de bacalhau – que ganhou popularidade há algumas décadas justamente por prevenir doenças, como o raquitismo
  2. atum
  3. sardinha
  4. salmão
  5. ostras
  6. ovos
  7. leite
  8. cogumelos
  9. laranja
  10. bife de fígado

Vitamina D – Não é necessário suplementar

Especialistas na área se dividem quanto a relevância ou não da suplementação de vitamina D. No entanto, vale lembrar que o excesso suplementar é igualmente nocivo. Por isso, o mais adequado é obter a vitamina D da forma convencional, ou seja, pela exposição solar e alimentação.

Especialmente indicado para você:

setaVITAMINA D: PORQUÊ É IMPORTANTE PARA CRIANÇAS E BEBÊS

setaFÍSICO FORTE, CORAÇÃO SAUDÁVEL E MENOS ESTRESSE COM A VITAMINA D

setaQUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!