10 Especiarias que Queimam as Calorias

  • atualizado: 
especiarias queima-calorias

Se você acredita estar fora do teu peso ideal, e gostaria de perder uns quilinhos, saiba que existem algumas especiarias que são realmente consideradas capazes de favorecer o nosso metabolismo, equilibrar os níveis de açúcar e de colesterol no sangue, e que podem nos ajudar a queimar gordura, claro, quando associadas a uma dieta saudável e equilibrada, e acompanhada de alguma atividade física regular. 

Sugerimos 10 ervas e especiarias, com as quais você poderá fazer chás e infusões, para ajudar na digestão ou para enriquecer o sabor de seus pratos, ao mesmo tempo beneficiando-se de suas propriedades benéficas à saúde.

1. Canela

canela

A canela é considerada uma especiaria da ação eficaz na  melhora do metabolismo da gordura. Ela tem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol ruim, equilibra a concentração de açúcar no sangue, ajudando a combater a hiperglicemia e a diabetes. Estudos científicos em pacientes com pré-diabetes demonstraram a capacidade da canela em reduzir o nível de glicose no sangue.

Leia também: CANELA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS

2. Cominho 

cominho contra insonia

O cominho é considerado capaz de estimular o nosso metabolismo. Tem a capacidade de melhorar a digestão de certos alimentos, em particular aos alimentos ricos em açúcar, carboidratos e leveduras. As sementes de cominho podem ser utilizadas na preparação de chás de ervas e infusões que estimulam a digestão e reduzem o inchaço abdominal causado por gases. Além do mais, seu sabor é uma delícia para dar variedade e um toque exótico aos seus pratos.

Leia mais: COMINHO: SERVE PARA TRATAR DIVERSOS PROBLEMAS. INSÔNIA, DIABETES E MUITO MAIS

3. Gengibre

gengibre po

O gengibre é considerado uma especiaria quase milagrosa pela medicina tradicional ayurvédica. É um alimento com fortes propriedades de purificação e que pode ser usado, tanto em pó como fresco, para ajudar na redução da celulite e do inchaço. Ele ajuda a digestão, combate a azia, estimula o metabolismo, combate gripes e resfriados, abaixa o colesterol ruim, além de ter potentes propriedades anti-diabetes.

Saiba mais: GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

4. Cúrcuma

curcuma todo dia

A cúrcuma é uma especiaria que tem notáveis propriedades ​​de emagrecimento. Estudos científicos demonstraram que um dos seus componentes, a curcumina, pode ajudar no combate à acumulação excessiva de gordura no tecido adiposo. Esta especiaria de cor “amarelo-saúde” deve ser mais utilizada em seus pratos, fica boa no arroz, na batata assada ao forno e nas verduras em geral.

Veja também: O QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

5. Pimenta

pimenta receita molho

É provavelmente o tempero mais famoso como queima-calorias ou queima-gordura pela sua capacidade de estimular os processos digestivo e de limpeza do organismo através da capsaicina, seu princípio ativo capaz de reduzir o apetite e acelerar o metabolismo. Supõe-se também que a pimenta consiga agir sobre a mobilização dos depósitos de gordura, promovendo o seu uso pelo corpo para a produção da energia necessária para o seu funcionamento.

Saba mais: PIMENTA: OS DIVERSOS TIPOS E TODOS OS BENEFÍCIOS

6. Pimenta-do-reino

pimenta preta

É um dos temperos mais usados na culinária para dar sabor aos pratos, mas nós muitas vezes ignoramos as suas propriedades benéficas. Muitos não sabem que por seu alto conteúdo de piperina, a pimenta-do-reino é considerada capaz de estimular o metabolismo e a termogênese, promovendo a perda e o controle do peso. Mas seu consumo não pode ser excedido em pessoas que sofrem de hipertensão, úlceras e gastrites.

7. Ginseng

ginseng

O ginseng é considerado uma planta com propriedades de emagrecimento, que pode ajudar a controlar os níveis de glicose e de colesterol no sangue. O ginseng funciona como estimulante do metabolismo e como energético. Por esta razão, é frequentemente recomendado como complemento à dietas para perda de peso.

Leia também: GINSENG: QUANTO E COMO TOMAR POR DIA PARA VER SEUS EFEITOS

8. Cardamomo

cardamomo 2

O cardamomo é considerado uma especiaria com propriedades de emagrecimento, uma vez que seria capaz de acelerar e estimular as funções metabólicas do organismo. Suas sementes podem ser mastigadas diretamente ou usadas para temperar doces ou pratos salgados com vegetais. Além disso pode ser usado em chás para auxiliar a digestão. É uma delícia!

9. Açafrão

 acafrao zafferano

O açafrão (extraído dos pistilos das flores de Crocus sativus), também é capaz de “acordar” o metabolismo lento. Auxilia nas funções digestivas, além de conter valiosos antioxidantes. Ele pode ser usado para incrementar pratos salgados, intensificando a cor e o sabor de risotos, sopas e cremes.

10. Endro (dill)

endro

Uma planta aromática selvagem original do norte da Europa. É considerada capaz de realizar ação diurética e desintoxicante no corpo. Seu sabor delicado lembra a hortelã e ao anis. É usada como digestivo, em casos de dores no estômago, para melhorar os soluços, assim como para equilibrar as funções metabólicas do organismo.

Talvez te interesse saber mais sobre temperos, ervas e especiarias: 

seta

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

seta5 ERVAS AROMÁTICAS ANTICÂNCER

seta5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

setaCOMO CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS E FAZER TEMPEROS SAUDÁVEIS