Grama de Trigo: o alimento mais Alcalinizante e Desintoxicante!

  • atualizado: 
grama de trigo

Você é o que você come. Grande parte das pessoas acredita nessa máxima. Pesquisas e mais pesquisas apontam que a alimentação tem um impacto fundamental na saúde. Por isso é essencial saber fazer essa seleção alimentar, e incluir mais alimentos ricos em nutrientes, e reduzir os industrializados, recheados de gordura, açúcar e aditivos. Nessa inclusão, que tal começar a consumir mais produtos ricos em clorofila, por exemplo?

Essa substância é reconhecidamente um excelente antioxidante, cicatrizante, antisséptico, purificador, e pode ajudar na prevenção de uma série de doenças.

Um dos alimentos mais interesssantes por ser, justamente, rico em clorofila é a grama de trigo. Entenda agora por que ela deve fazer parte da sua dieta.

O que é grama de trigo

A grama de trigo é um super alimento, em termos de nutriente. Ela é obtida dos cotilédones (folha embrionária, a primeira que surge quando a semente germina) da planta de trigo comum. Cultivada desde o Egito antigo, foi disseminada, principalmente, pelo trabalho de Ann Wigmore, fundadora do Instituto de Saúde Hipócrates, em 1968, conhecida como a “mãe dos alimentos vivos”, pelo seu incentivo a alimentação viva como forma de limpar o corpo, mente e espírito.

A grama de trigo possui quase todos os nutrientes que o ser humano precisa, como as vitaminas A, C, E, K e B6, ferro, zinco, cobre, potássio, fibras, proteínas, enzimas e muito mais.

Grama de trigo, um alimento alcalino

A grama de trigo é também um alimento essencialmente alcalino, tanto que é classificado no nível máximo de alcalinidade na tabela de PH de alimentos.

A alcalinidade é benéfica para o organismo, pois as doenças costumam ocorrer em ambientes ácidos, tendo em vista que a acidez prejudica a oxigenação e nutrição das células, abrindo as portas para a entrada de vírus e bactérias e danificando o bom funcionamento delas.

Já em meio alcalino, o corpo tende a se livrar mais facilmente das toxinas, fazendo uma espécie de faxina interna, essencial para que o organismo consiga trabalhar de modo eficiente.

Desse modo, a grama de trigo torna-se excelente fonte na alimentação alcalina.

Leia também: DIETA ALCALINA: COMO FUNCIONA, O QUE COMER, O QUE EVITAR + CARDÁPIO SEMANAL

7 Benefícios de grama de trigo

Além de ser alcalina, a grama de trigo possui uma série de benefícios à saúde, tendo em vista que ela é composta de muitos nutrientes essenciais. Conheça abaixo as vantagens nutricionais desse alimento:

1. É antioxidante

As propriedades da grama de trigo auxiliam na redução da ação dos radicais livres, que são nocivos à saúde celular. Com isso, previne a oxidação das células, retardando o envelhecimento precoce e outros males ao organismo;

2. Cicatrizante natural

A grama de trigo também é um potente cicatrizador natural, e costuma ser usada para o tratamento de feridas, queimaduras e infecções;

3. Ajuda no controle da glicemia e colesterol

Por ser rica em fibras e outros nutrientes essenciais, a grama de trigo auxilia no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e gordura, prevenindo doenças, como diabetes e hipertensão;

4. Fortalece e purifica o fígado

O alimento ajuda também a proteger o fígado da ação dos agentes poluentes, sendo reconhecidamente um poderoso desintoxicante do organismo;

5. Ajuda no bom funcionamento intestinal

Por ser rica em fibras, a grama de trigo facilita o trânsito intestinal, ajudando na correta eliminação de toxinas e absorção de nutrientes, diminuindo a ocorrência de problemas, como a prisão de ventre;

6. Fornece energia

Ao oxigenar as células do organismo e fornecer excelentes quantidades de ferro, a grama de trigo melhora, de modo geral, a disposição, evitando distúrbios, como a fadiga e o cansaço;

7. Ajuda no equilíbrio hormonal

A grama de trigo atua também auxiliando na restauração hormonal, regulando os hormônios femininos e masculinos e aumentando, inclusive, a libido e fertilidade.

Resumidamente os benefícios da grama de trigo são:

  1. É antioxidante
  2. Cicatrizante natural
  3. Fortalece e purifica o fígado
  4. Fortalece e purifica o fígado
  5. Ajuda no bom funcionamento intestinal
  6. Fornece energia
  7. Ajuda no equilíbrio hormonal

Onde comprar grama de trigo

As sementes de grama de trigo estão à venda em diversas lojas de produtos naturais, alguns supermercados e lojas de jardinagem, feiras de bairro e também pela internet. No entanto, caso você tenha disponibilidade, é possível cultivar a grama de trigo em casa. Veja como em nossos artigos logo aqui abaixo:

seta

 COMO CULTIVAR BROTOS COMESTÍVEIS EM CASA. EXPLICAÇÃO PASSO A PASSO

Mas, em resumo, primeiramente deve-se deixar as sementes mergulhadas em água, posteriormente, lavá-las bem e deixá-las em contato com o ar, por um período. Depois é a hora de cortar as graminhas que nascem e cuidar das plantas.

Como usar e como fazer o suco de grama de trigo

É possível consumir a grama de trigo em forma de suco, esmagando e espremendo as folhas. Ele pode ser tomado puro e com outros ingredientes, como sumo da maçã, e incluso no suco verde, por exemplo.

seta SUCO VERDE DE GRÃOS GERMINADOS E OUTRAS RECEITAS COM BROTOS

É importante ingerir o suco logo após o preparo para manter as propriedades nutricionais.

Há também grama de trigo em forma de pó e cápsulas. Se tomado em jejum ou antes de dormir, os efeitos benéficos são maiores.

Confira abaixo uma receita de suco, da nutricionista Patrícia Ambrogi, que leva, além da grama de trigo, abacaxi, água de coco, gengibre. Veja no vídeo abaixo:

 Especialmente indicado para você:

setaTUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE O TRIGO-SARRACENO

setaSUCOS DETOX: 13 RECEITAS SIMPLES PARA FAZER EM CASA

setaTRIGO PARA QUIBE: 3 RECEITAS DELICIOSAS