Aspirina natural: frutas, verduras e temperos que contêm ácido acetilsalicílico

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É claro que, em muitos casos, os remédios produzidos pela indústria farmacêutica são fundamentais para recuperarmo-nos de algum mal-estar ou doença. Há momentos em que precisamos de um alívio imediato para a dor. Mas antes de tomarmos um comprimido e delegar o nosso bem-estar a produtos químicos, devemos cuidar da nossa saúde, primeiramente, de forma natural. Até mesmo porque muitos alimentos contêm as mesmas propriedades encapsuladas pela indústria farmacêutica.

Aspirina: o que é ácido acetilsalicílico?

O medicamento aspirina, por exemplo, nada mais é do que o nome comercial do ácido acetilsalicílico, um ácido orgânico, cristalino e sem cor, naturalmente encontrado em muitos alimentos. A aspirina é um dos anti-inflamatórios mais populares do planeta, porque dá alívio para vários tipos de dor: de cabeça, nas juntas, dores musculares.

Além de anti-inflamátório, o ácido acetilsalicílico também atua como antitérmico, ajudando a prevenir acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos, como apontam alguns estudos, segundo a Care2.

Contraindicações da aspirina

Embora alivie a dor, a aspirina tem as suas contraindicações, já que pode causar problemas estomacais como: azia, gastrites e úlceras.

Quais alimentos contêm naturalmente o ácido acetilsalicílico?

Podemos aproveitar, de forma natural, os mesmos benefícios encontrados na aspirina, mas sem os seus efeitos nocivos. Muita gente não sabe, mas o próprio remédio é produzido do extrato da casca do salgueiro-branco e de uma erva chamada ulmária.

Mas não apenas nessas duas plantas é possível encontrar o ácido acetilsalicílico. Há diversos alimentos que o contêm, além da salicina, substância que é transformada no componente pelo organismo.

Confira, a seguir, uma lista de alimentos que são fontes naturais de aspirina.

Frutas:

Maçã

Abacate

Mirtilo

Cereja

Figo

Uva

Kiwi

Pêssego

Ameixa

Morango

Framboesa

Tamarindo

Toranja

Banana

Pera

Manga

Frutas com maior quantidade (>1 mg de ácido acetilsalicílico por 100 g de alimento)

Amora silvestre

Amora

Cantalupo

Tâmara

Goiaba

Legumes e verduras:

Brócolis

Couve-flor

Pepino

Berinjela

Radichio

Espinafre

Abobrinha

Alface

Aspargos

Legumes e verduras com maior quantidade (>1 mg de ácido acetilsalicílico por 100 g de alimento)

Pimentão verde

Azeitona

Cogumelos

Tomate

Rabanete

Chicória

Temperos e Especiarias

Alho

Salsinha

Cebolinha

Vinagre

Molho de soja

Funcho

Pimentas chili

Especiarias e temperos que mais contêm (>1 mg de ácido acetilsalicílico por 100 g de alimento)

Canela

Cominho

Curry em pó

Dill seco (endro)

Garam masala

Orégano

Páprica

Alecrim

Tomilho

Açafrão

Mostarda

Ervas:

Ulmária

Salgueiro-branco

Alcaçuz

Sementes e frutas secas:

Castanha de caju

Nozes

Manteiga de amendoim

Sementes de gergelim

Avelãs

Sementes de girassol

Coco

Castanha-do-pará

Pinhões

Nozes de macadâmia

Pistache

Amêndoas

Amendoim

Frutas secas e sementes com maior quantidade (>1 mg de ácido acetilsalicílico por 100 g de alimento)

Damasco

Uva-passa

Amendoim

Amêndoas

Que teu alimento seja teu remédio

Se você tiver uma alimentação que inclui esses alimentos, certamente precisará recorrer menos à aspirina e quem sabe até abandoná-la, já que há tantas opções saudáveis para aproveitar os benefícios do ácido acetilsalicílico.

De forma geral, uma dieta balanceada e saudável e a prática de atividades físicas são sempre o melhor remédio para manter a vitalidade e a saúde. Mas é preciso conversar com um médico nos casos que requerem particularmente o uso da aspirina como medicamento, e não abandonar a recomendação médica improvisando dietas sem acompanhamento profissional.

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