Dicas para não engordar (demais) no Natal

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ceia de natal

As festas de fim de ano estão chegando e muita gente fica preocupada com a comilança que os eventos oferecem. As comidas típicas dessa época, além de irresistíveis, são abundantes, o que faz com que cometamos alguns excessos. É claro que ninguém deve deixar de comer as iguarias natalinas, até mesmo porque o Natal só acontece uma vez por ano.

Mas será que é possível comer as delícias do Natal sem que a balança nos dê um susto? É possível sim, e a seguir você vai conferir 10 dicas para aproveitar as festas sem peso na consciência e na balança.

1. Não chegue com muita sede ao pote

Faça as suas refeições normalmente. Assim, você não vai chegar às festas de confraternização com tanta fome, o que vai evitar que você exagere nas porções.

2. Não vá dormir imediatamente após a ceia

A ceia de Natal e as confraternizações com os amigos e do trabalho são momentos de descontração, nos quais celebramos os momentos que passamos juntos com as pessoas durante todo o ano. Logo, não coma a vá logo embora para a casa. Aproveite o encontro para conversar, tomar um vinho (se você beber, claro) e, dependendo do tipo do evento, aproveite até para dançar!

3. Não exagere no álcool

As bebidas alcoólicas engordam. Claro que uma ou duas taças de vinho não fazem mal para a saúde e nem vai fazer você engordar. A quantidade é que acumula calorias. Tenha em mente a seguinte proporção: para cada taça de vinho, um copo de água (a dica vale para qualquer outro tipo de bebida). Você vai beber menos, não vai ficar bêbado e nem de ressaca no dia seguinte.

4. Coma salada antes dos pratos mais calóricos

Essa dica, aliás, deve ser usada antes de todos as refeições durante todo o ano. Comer salada como primeiro prato faz com que a sua fome abrande e você não devore o prato principal, que, geralmente, é mais calórico. Além disso, você estará ingerindo alimentos saudáveis, como legumes, verduras e frutas, que costumam ser um ingrediente das saladas natalinas.

5. Evite carne

Nem todo mundo abre mão do pernil, do tender ou do peru de natal. Mas, se você não é muito adepto à carne, procure comer outros pratos, afinal, as ceias natalinas oferecem muitas opções.

A carne tem uma digestão lenta e para a ceia pode pesar. Dizem, também, que os hormônios usados na engorda do animal vão para o nosso organismo!

6. Não fique muito tempo sentado à mesa "beliscando", principalmente depois de já ter jantado

Os famosos belisquetes costumam ser mais calóricos do que a comida em si. Nozes, amêndoas, uvas, canapés, enfim, comer todos os petiscos mais a janta é muita comida para pouca barriga! Se você já tiver jantando, saia da mesa e vá para o sofá com os demais convidados, assim você evita a tentação de ter todos os petiscos ao seu redor.

7. Faça a festa, também, com música

Não é porque o Natal é uma festa familiar que não pode ser divertida! Festa boa tem gente animada, música e comida boa! Depois do jantar, dê um(a) de DJ e bote todo mundo para dançar. Mesmo se você tiver uma casa pequena, arraste os móveis e crie uma minipista de dança na sala.

8. Doces?

Claro que pode, mas evite as guloseimas feitas com leite condensado e muito açucaradas. Prefira as sobremesas lights como frutas frescas ou assadas. São deliciosas, baratas e saudáveis.

9. Beba chás e sucos detox antes, durante e depois das festas

O chá ajuda a digerir melhor os alimentos. Ele pode ser servido após o jantar. Antes do evento, você pode se preparar tomando sucos detox e pegando leve antes de se deliciar na ceia. Depois desta, os chás detox, podem ajudar a fazer aquela limpeza no organismo.

10. Aproveite a data para se movimentar

Este ano, tanto o Natal quanto o Ano Novo caem no fim de semana, mas, mesmo assim, você pode aproveitar as datas para fazer várias atividades bacanas, como ir a uma exposição, ao museu, andar de bicicleta, fazer uma caminhada. O importante é se movimentar.

Comer é muito bom, ainda mais quando a comida é boa. Por isso, aproveite a ceia de fim de ano sem culpa, mas fazendo alguns ajustes para não ganhar aqueles quilos extras difíceis de perder durante o resto do ano.

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