20 gramas de nozes por dia fazem bem ao coração, combate o câncer e outras doenças

  • atualizado: 
nozes

Que tal adicionar nozes na tua dieta para ter uma saúde de ferro? Cerca de 20 gramas por dia traz uma série de benefícios para o coração além de prevenir câncer e afastar o risco de morte prematura.

Já se sabia que as nozes, por ser uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais para a saúde do coração e da circulação, são verdadeiras aliadas da boa saúde. Mas agora uma pesquisa feita pela Imperial College London e pela Norwegian University of Science and Technology, publicada na BMC Medicine, confirma ainda mais tais benefícios.

O Estudo

Os pesquisadores realizaram uma meta-análise que analisou 29 estudos internacionais envolvendo até 819 mil pessoas incluindo mais de 12 mil casos de doenças coronárias, 9 mil casos de AVC, 18 mil casos de doenças cardiovasculares e câncer, e mais de 85 mil mortes.

Levando em conta variações relacionadas às diferenças de gênero, fatores de risco e origem geográfica, o estudo demonstrou que 20 gramas por dia de nozes, avelãs ou amendoins podem reduzir o risco de doença cardíaca em quase 30%, o risco de câncer em 15% e em 22% o risco de morte prematura.

Além disso, o consumo diário destas frutas secas também seria capaz de reduzir o risco de diabetes e de doenças respiratórias.

Quais nozes escolher?

O estudo examinou diferentes variedades de frutas secas como, nozes-comuns (Juglans regia), avelãs, noz-pecã (Carya illinoensis) e amendoins. A noz-pecã e a noz-simples são ricas em magnésio, fibras, gorduras poli-insaturadas e antioxidantes que têm o poder de contrariar o chamado estresse oxidativo, uma condição causada pela produção excessiva de radicais livres que podem, por exemplo, aumentar o risco de câncer.

Que tal aproveitar o mês de dezembro para comprar frutas secas? Nós quase que só nos lembramos delas nesta época do ano onde os supermercados ficam cheios de nozes, tâmaras, amêndoas, etc. Passando o Natal então, vai tudo em promoção.

Leia mais: ALIMENTOS DA ESTAÇÃO: DEZEMBRO DE NOZES, PISTACHES, CASTANHAS E MUITO MAIS

Mas então basta comer um pouco de nozes para estar em boa saúde?

Não!

Por um lado, é verdade que o consumo de frutos de casca rija está cientificamente associado a uma baixa incidência de muitas doenças, mas isso não significa que devemos considerar nozes e amendoins como um elixir da boa saúde, que nos permita seguir uma dieta desequilibrada e uma vida desregrada de fumo, álcool e sedentarismo.

A adição de nozes, avelãs, amêndoas, amendoins faz sim, muito bem, mas não faz milagres.

O segredo para a boa saúde continua sendo sempre o mesmo: uma dieta variada e equilibrada, um estilo de vida saudável, sono restaurador, menos estresse e muita alegria! No fundo no fundo, uma coisa puxa a outra :)

Leia mais sobre alimentação e saúde:

PEIXE FAZ BEM? CONHEÇA AS ESPÉCIES MAIS SAUDÁVEIS

RÚCULA: OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA

GOJI BERRY: TUDO QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE O FRUTO DA VIDA E DA LONGEVIDADE!