Vagem: propriedades, benefícios para a saúde e como consumir

Vagem

Com versatilidade e fácil adaptabilidade de sabor, a vagem é ideal tanto para pratos frios quanto para pratos quentes. É capaz de dar um toque encorpado e cheio de sustância, mesmo para os preparos mais simples, e claro, garantindo diversos benefícios para a saúde graças às suas propriedades.

Propriedades da vagem

Em termos claros, a vagem é o delicioso fruto verde do feijão. Mas, muito além do delicioso sabor, a vagem também possuem riqueza em vitaminas em minerais. Repleta de vitamina A, C, K e B6 (além do ácido fólico), as vagens são igualmente carregadas com os minerais silício, cálcio, manganês, ferro, cobre e potássio. Seu consumo também garantirá expressivas quantidades de fibras.

Todas essas propriedades e elementos presentes na vagem trarão diversos benefícios para a saúde como veremos adiante, e o melhor, quase sem nenhuma caloria.

Benefícios da vagem para a saúde

O consumo de vagem traz diversos benefícios para a saúde, dada a alta quantidade de vitaminas e minerais que estão presentes nela. Veremos que é capaz de fortalecer nosso organismo e até mesmo prevenir doenças sérias, como o câncer. Seu consumo é incentivado, de preferência uma vez ao dia ou uma vez a cada dois dias.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em variados antioxidantes, como a vitamina C, o consumo de vagem é extremamente benéfico para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

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Controla a diabetes

Alguns estudos mostraram que os elementos da vagem podem ajudar a prevenir diabetes, exercendo grande influência hipoglicêmica no tratamento.

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Previne câncer de cólon

Segundo estudos recentes, o consumo de vagem é o suficiente para auxiliar na prevenção de pólipos pré-cancerosos que podem causar graves casos de câncer de cólon.

Previne doenças cardiovasculares

Graças aos altos níveis de flavonoides presentes na vagem, seu consumo é capaz de ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Assim, previnem-se as mais variadas condições com sua ingestão, como ataque cardíaco ou mesmo palpitações.

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Garante gestação saudável

Por possuir grandes quantidades de ácido fólico, a vagem traz benefícios também para as gestantes e seus bebês. O ácido fólico será responsável em auxiliar o pleno desenvolvimento da criança, protegendo-a enquanto ainda estiver no útero.

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Previne a degeneração ocular

O consumo de vagem garante ao nosso corpo carotenoides que previnem diminuição da visão e degenerações musculares em geral.

Alivia constipação

Consumir vagem é dar ao corpo uma grande carga de fibras que auxiliarão nos processos digestórios e intestinais, tratando e prevenindo quadros de constipação.

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Assim, é possível listar os benefícios da vagem da seguinte maneira:

• Fortalece o sistema imunológico
• Controla e previne a diabetes
• Previne câncer de cólon
• Previne doenças cardiovasculares
• Garante uma gestação saudável
• Fortalece a saúde dos olhos
• Previne problemas gastrointestinais

Como consumir vagem

vagem salada

Quem já consumiu vagem sabe que este é um alimento que cai bem com quase qualquer preparo. A vagem pode ser utilizada como salada em pratos frios, mas também é uma ótima pedida para pratos quentes.

Ficam ótimas temperadas apenas com azeite de oliva e uma pitada de sal. Ficam boas em omeletes, em sopas, cozidas com arroz e cenoura. Para dar um toque exótico, as vagens combinam com cravo, mas também podem ser temperadas com folhas de louro, orégano, sálvia, manjerona e ou pimenta-do-reino. 

Uma salada simples de vagem

Ingredientes

• 300 g de vagem
• 1 limão médio
• 1 alface crespo

Modo de preparo

1. Cozinhe a vagem por 10 minutos

2. Assim que cozida, retire-a da panela e corte-a em pequenos pedaços de 0,5 a 1 cm. Reserve em um recipiente

3. Corte as folhas de alface em tiras e coloque sobre as vagens cortadas

4. Corte o limão ao meio e esprema seu suco sobre os vegetais cortados

5. Misture bem com suavidade e sirva.

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