Vagem: propriedades, benefícios para a saúde e como consumir

  • atualizado: 
Vagem

Com versatilidade e fácil adaptabilidade de sabor, a vagem é ideal tanto para pratos frios quanto para pratos quentes. É capaz de dar um toque encorpado e cheio de sustância, mesmo para os preparos mais simples, e claro, garantindo diversos benefícios para a saúde graças às suas propriedades.

Propriedades da vagem

Em termos claros, a vagem é o delicioso fruto verde do feijão. Mas, muito além do delicioso sabor, a vagem também possuem riqueza em vitaminas em minerais. Repleta de vitamina A, C, K e B6 (além do ácido fólico), as vagens são igualmente carregadas com os minerais silício, cálcio, manganês, ferro, cobre e potássio. Seu consumo também garantirá expressivas quantidades de fibras.

Todas essas propriedades e elementos presentes na vagem trarão diversos benefícios para a saúde como veremos adiante, e o melhor, quase sem nenhuma caloria.

Benefícios da vagem para a saúde

O consumo de vagem traz diversos benefícios para a saúde, dada a alta quantidade de vitaminas e minerais que estão presentes nela. Veremos que é capaz de fortalecer nosso organismo e até mesmo prevenir doenças sérias, como o câncer. Seu consumo é incentivado, de preferência uma vez ao dia ou uma vez a cada dois dias.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em variados antioxidantes, como a vitamina C, o consumo de vagem é extremamente benéfico para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

setaLeia mais: 10 ALIMENTOS E DICAS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Controla a diabetes

Alguns estudos mostraram que os elementos da vagem podem ajudar a prevenir diabetes, exercendo grande influência hipoglicêmica no tratamento.

setaLeia mais: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

Previne câncer de cólon

Segundo estudos recentes, o consumo de vagem é o suficiente para auxiliar na prevenção de pólipos pré-cancerosos que podem causar graves casos de câncer de cólon.

Previne doenças cardiovasculares

Graças aos altos níveis de flavonoides presentes na vagem, seu consumo é capaz de ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Assim, previnem-se as mais variadas condições com sua ingestão, como ataque cardíaco ou mesmo palpitações.

setaLeia mais: INFARTO: 20 SINTOMAS QUE NÃO DEVEMOS IGNORAR

Garante gestação saudável

Por possuir grandes quantidades de ácido fólico, a vagem traz benefícios também para as gestantes e seus bebês. O ácido fólico será responsável em auxiliar o pleno desenvolvimento da criança, protegendo-a enquanto ainda estiver no útero.

setaLeia mais: PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ:SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA?

Previne a degeneração ocular

O consumo de vagem garante ao nosso corpo carotenoides que previnem diminuição da visão e degenerações musculares em geral.

Alivia constipação

Consumir vagem é dar ao corpo uma grande carga de fibras que auxiliarão nos processos digestórios e intestinais, tratando e prevenindo quadros de constipação.

setaLeia mais: PRISÃO DE VENTRE: ATÉ QUANTOS DIAS É NORMAL NÃO IR AO BANHEIRO?

Assim, é possível listar os benefícios da vagem da seguinte maneira:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Controla e previne a diabetes
  • Previne câncer de cólon
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Garante uma gestação saudável
  • Fortalece a saúde dos olhos
  • Previne problemas gastrointestinais

Como consumir vagem

vagem salada

Quem já consumiu vagem sabe que este é um alimento que cai bem com quase qualquer preparo. A vagem pode ser utilizada como salada em pratos frios, mas também é uma ótima pedida para pratos quentes.

Ficam ótimas temperadas apenas com azeite de oliva e uma pitada de sal. Ficam boas em omeletes, em sopas, cozidas com arroz e cenoura. Para dar um toque exótico, as vagens combinam com cravo, mas também podem ser temperadas com folhas de louro, orégano, sálvia, manjerona e ou pimenta-do-reino.

Uma salada simples de vagem

Ingredientes

• 300 g de vagem
• 1 limão médio
• 1 alface crespo

Modo de preparo

  1. Cozinhe a vagem por 10 minutos

  2. Assim que cozida, retire-a da panela e corte-a em pequenos pedaços de 0,5 a 1 cm. Reserve em um recipiente

  3. Corte as folhas de alface em tiras e coloque sobre as vagens cortadas

  4. Corte o limão ao meio e esprema seu suco sobre os vegetais cortados

  5. Misture bem com suavidade e sirva.

Especialmente indicado para você:

setaERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

setaTUDO SOBRE O TAMARINDO: BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E USOS

setaDELICIOSAS RECEITAS PARA FAZER COM SOBRAS DE MACARRÃO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!