Por que devemos retomar o costume perdido de jantar cedo?

jantar

Parece que a vida moderna bagunçou mesmo muitos hábitos saudáveis. Trabalhamos mais e até altas horas, o que interfere em um rotina de dormir e jantar cedo. É até de se estranhar se alguém nos conta que janta às 19h!

Mas esse é o horário adequado para fazer a última refeição do dia, segundo a Sociedade Europeia de Cardiologia. O alerta da entidade sobre jantar tarde se deve a:

* Riscos maiores de sofrer ataques cardíacos;
* ter refluxo;
* dormir mal e ter sono agitado.

Dentre as recomendações da entidade estão:

* Fazer refeições leves no jantar;
* comer pelo menos 2 horas antes de dormir.

Bom, mas se eu durmo à meia-noite, posso jantar, então, às 22h. Não exatamente, pois uma coisa leva a outra. Comer tarde afeta a qualidade do nosso sono. É recomendável dormir de 7h a 9h na idade adulta, mas só que nem sempre dormimos imediatamente após nos deitarmos. Claro que tudo depende de cada organismo, pois há pessoas que dormem mais do que as 8h recomendadas.

Por que comer tarde faz mal?

Se a refeição do jantar for muito farta e realizada perto da hora de dormir, o organismo pode ter seu processo digestivo alterado. O estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas em que certos alimentos são consumidos e os seus efeitos para o organismo, segundo a BBC. A pressão arterial é alterada significativamente se alimentos são ingeridos muito tarde da noite, pois, segundo os pesquisadores, o organismo fica em "estado de alerta", produzindo os hormônios do estresse, como a adrenalina, que podem alterar o ritmo cardíaco.

Outro efeito negativo do hábito de comer tarde é o aumento do peso, já que o processo digestivo já está mais lento.

Algumas mudanças de hábito levam a uma vida mais saudável. Antes de dormir, procure não comer alimentos gordurosos e pesados e faça as refeições sempre nos mesmos horários, pois isso ajuda a regular não só o organismo como também o sono.

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