Lentilha: 10 razões para comer mais


Lentilha é um dos alimentos mais antigos consumidos e cultivados pelo homem. Lentilhas são ricas em proteínas e minerais, como cálcio e ferro e seu consumo é recomendado para todos e em todas as estações do ano.

Aqui então vão algumas razões para você se lembrar de comer lentilha mais vezes:

1. Ótima fonte de ferro

Lentilhas são uma ótima fonte de ferro para todos, não apenas para os vegetarianos e veganos. Mas tem que se lembrar de que o ferro em alimentos vegetais é absorvido mais facilmente pelo organismo se consumidos juntamente com vitamina C. Então, não custa nada espremer um limão por cima da lentilha já pronta pois o calor prejudica esta vitamina. O sabor além do mais, combina bem.

2. Ótima fonte de proteína vegetal

As lentilhas são também uma importante fonte de proteína vegetal. Aqueles que seguem uma dieta sem produtos de origem animal devem consumir mais leguminosas como lentilha, feijão, grão-de-bico combinados com cereais para conseguir todos os aminoácidos necessários para a formação das proteínas.

3. Tem lentilha o ano inteiro

Lentilha, como todas as outras leguminosas são conservadas secas, podendo ser armazenadas por longos períodos principalmente em recipientes de vidro bem fechados.

4. Custam pouco

Lentilhas são realmente baratas e o preço ainda é mais reduzido se pensar que o seu volume fica duplicado com o cozimento. Existe ainda uma variedade de lentilhas, umas mais caras e outras mais baratas, importadas, mas que garantem também a diversidade das receitas e das propriedades nutritivas.

5. São muito versáteis na cozinha

As lentilhas podem ser usadas em varias receitas: sopas, saladas, hambúrgueres, bolinhos, torta salgada, purês, etc.

6. Cozinham rápido

Lentilhas normalmente ficam prontas em 25-30 minutos sem precisar ficar de molho, então é uma opção boa para quem esqueceu de deixar o feijão de molho de um dia para o outro.

7. Ótima fonte de fibra

Lentilhas são muito boas para aqueles que querem, ou precisam, enriquecer a quantidade de fibras em suas dietas.

8. Agrada a todos, inclusive crianças

Geralmente as lentilhas, por terem sabor suave, agradam a todos, incluindo as crianças, e são de fácil digestão.

9. Eles são fáceis de “esconder”

Se as crianças, em geral, não gostam de verduras e legumes, as lentilhas são fáceis de “esconder” porque elas são adequadas para a preparação de hambúrgueres, croquetes, bolinhos, almôndegas e purê de verduras.

10. Saciam e são nutritivas

Além de terem poucas calorias, lentilhas dão sensação de saciedade e são muito nutritivas. Perfeitas se combinadas com cereais (arroz, macarrão, etc) mas também se usadas como acompanhamento em outros pratos vegetais (espinafre, chicória, etc).

Contra-indicações

* Apesar dos benefícios das lentilhas para a saúde, este alimento pode não ser tão bom assim em alguns casos, como por exemplo para aqueles que sofrem de alergia ao níquel, que sofrem de inchaço abdominal e ou que têm problemas intestinais.

* Peça informações junto ao seu médico se você sofre de algum destes males.

* À quem pratica yoga, a lentilha-vermelha é desaconselhada para se comer no jantar, porque são consideradas indigestas, portanto, seria melhor consumi-las no almoço.

Veja algumas receitas com lentilha:

5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

3 RECEITAS VEGETARIANAS PARA BOLINHOS FRITOS OU ASSADOS

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...